Taís Mahalem
Postado dia 19/08/2022
13:47

Dicas de maratonas pelo mundo para quem ama correr

Há muitos anos, as maratonas despertam o desejo de torcer. No entanto, a quantidade de pessoas que decidiram participar ou assistir às maratonas ao vivo tem aumentado cada vez mais. Para aqueles que desejam vivenciar essa experiência, não faltam opções de maratonas pelo mundo!

Você conhece quais são os destinos ao redor do mundo que realizam maratonas? Esses lugares atraem inúmeros turistas anualmente, tanto curiosos que gostam de assistir algo diferente quanto amantes de corrida que buscam sempre novos desafios.

Não importa qual seja o seu caso, não há nada melhor do que combinar a experiência de participar de uma maratona com uma viagem por paisagens paradisíacas ao redor do mundo. 

Você pode percorrer as ruas de grandes metrópoles, correr pela savana ou até mesmo pela Grande Muralha da China – não faltam cenários diferenciados para escolher e praticar o esporte.

Neste post, preparamos uma lista com 15 destinos perfeitos para atletas experientes ou para aqueles que desejam começar a vida de maratonista em uma viagem inesquecível. Confira!

Vantagens de correr maratonas

Além de conhecer as grandes maratonas pelo mundo, é importante compreender também os benefícios que esse esporte proporciona à saúde física e mental.

Afinal, os atletas que participam de grandes provas internacionais não só experimentam o reconhecimento pelo seu desempenho, mas também uma série de outras vantagens, como você pode conferir agora:

Redução de estresse: muitos terapeutas indicam a prática de exercícios físicos para diminuir o estresse. Isso ocorre porque a prática desse esporte promove uma intensa liberação de serotonina, proporcionando bem-estar.

Controle do peso: as pessoas que praticam maratonas queimam muita gordura, o que facilita o controle do peso corporal.

Maior autoestima: sem dúvida, é uma sensação fantástica finalizar uma maratona, mesmo para os iniciantes. Isso contribui significativamente para aumentar a autoestima.

Melhora da saúde: a prática de exercícios físicos tem um impacto positivo no controle de condições de saúde, como diabete, pressão alta e colesterol.

Dicas para se preparar para as maratonas

O turismo esportivo torna-se cada vez mais atraente para muitas pessoas, e por isso, muitas viajam para assistir ou participar de maratonas ao redor do mundo. 

No entanto, é fundamental saber como se preparar para esse tipo de viagem. Veja nossas dicas a seguir.

Providencie o equipamento apropriado

Quando se trata de correr maratonas, é fundamental escolher roupas feitas com tecidos inteligentes. Esses tecidos ajudam a regular a temperatura do corredor e permitem uma melhor transpiração.

Tênis especial

Existem tênis especiais para corredores, inclusive para aqueles que participam de maratonas pelo mundo. Esses tênis possuem alta capacidade de absorção de impacto, reduzindo lesões nas articulações e proporcionando conforto durante toda a prova

Faixa ou prendedor de cabelo

Tanto homens quanto mulheres com cabelos compridos que vão correr maratonas, precisam garantir que seus cabelos não atrapalhem seu desempenho, caindo sobre os olhos.

Óculos especial

Para aqueles que usam óculos de grau e preferem não substituí-los por lentes de contato, uma boa opção são os óculos com armação plástica e elástica. Dessa forma, o acessório não atrapalha durante a prova.

Conhecer a cultura do local

Há países com aspectos culturais bastante distintos do Brasil, e por isso é fundamental pesquisar bastante sobre eles. Dessa forma, aqueles que vão participar de maratonas pelo mundo saberão como se comportar em cada lugar.

Seguro viagem para esportes

Durante a prática de exercícios, sempre há o risco de sofrer alguma lesão. Mesmo durante as maratonas, pode haver o risco de torcer o pé, cair, perder a bagagem ou até mesmo enfrentar problemas de saúde. 

Por isso, é fundamental providenciar um seguro viagem para esportes antes de embarcar!

Com um seguro viagem adequado, é possível focar toda a energia no resultado da prova esportiva, sem se preocupar com outros tipos de imprevistos.

Correndo pelo mundo: 15 maratonas para conhecer!

As maratonas são esportes que levam os participantes além dos limites e exigem um grande treinamento. Mesmo assim, atletas do mundo todo se sentem instigados a buscar a linha de chegada dessas longas provas, não é mesmo? 

Isso acontece porque muitas pessoas são movidas pela adrenalina e a ideia de colocar sua habilidade em cheque, as inspira.

Se você é uma dessas pessoas, descubra agora as maiores maratonas pelo mundo para conhecer e se desafiar!

E não se esqueça de verificar tudo sobre seguro viagem para esporte de aventura, afinal, ninguém quer ficar sem assistência médica durante uma prova, não é mesmo?

1. Maratona de Boston

A Maratona de Boston é um evento icônico que ocorre desde 1897, tornando-a a maratona anual mais antiga do mundo, com exceção da prova dos Jogos Olímpicos de Atenas em 1896, que acontece a cada 4 anos.

A competição atrai tanto corredores profissionais quanto amadores, e percorre um total de 40 km, iniciando na vila Hopkinton e passando por oito cidades até chegar no centro de Boston. Durante o percurso, os corredores enfrentam desafios como ladeiras e descidas, enquanto apreciam paisagens rurais, urbanas e históricas.

  • Quando ocorre? Anualmente, na terceira segunda-feira do mês de abril, Dia do Patriota, feriado nacional nos Estados Unidos;
  • Onde? Boston, Estados Unidos.

2. Maratona de Nova York

A maratona de Nova York é considerada uma das maiores maratonas do mundo, com 42,195km de percurso. Durante a corrida, os participantes passam por cinco bairros da cidade até chegarem à linha de chegada no Central Park. Um momento marcante da corrida é a passagem pela Ponte Verrazano-Narrows, de onde é possível ter vistas deslumbrantes do porto de Nova York e da Estátua da Liberdade.

O evento, que é uma tradição em Nova York, atrai milhares de corredores do mundo todo e milhões de espectadores espalhados por todo o percurso. Alguns corredores participam da competição vestidos com fantasias, deixando o clima mais divertido e descontraído.

  • Quando ocorre? Anualmente, no primeiro domingo de novembro;
  • Onde? Nova York, Estados Unidos.

3. Maratona de Berlim

A Maratona de Berlim é palco de diversos recordes masculinos. O percurso plano, rápido e clima favorável são os fatores que contribuem para que os corredores superem suas próprias metas. A prova começa e termina no mesmo lugar, próximo ao portão de Brandemburgo.

Os 42 km de trajeto incluem diversos pontos turísticos de Berlim como a igreja Gedächtniskirche e a praça Potsdamer Platz. É um momento muito animado e divertido pelas ruas da capital alemã, onde as pessoas vão para as ruas torcer e vibrar com os corredores.

  • Quando ocorre? Anualmente, em setembro;
  • Onde? Berlim, Alemanha.

4. Maratona Big Five

Que tal correr e encontrar “por acaso” alguns animais africanos? A maratona ocorre na reserva Safari Entabeni e promete uma experiência incrível que mistura o desafio de correr uma maratona com um safari. “Big Five” se refere aos cinco animais selvagens que você pode encontrar no trajeto: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.

Você pode escolher entre dois tamanhos de percurso: 21km e 10km. O trajeto é variado, com trechos irregulares e regulares de subida e descida. E a vista? Ah, esse é outro espetáculo à parte dessa maratona na savana africana.

5. Corrida contra o trem

Race the Trains ocorre em um cenário rural, entre as montanhas e belos campos de ovelhas. São 22 km onde os corredores acompanham o trem. O objetivo principal da corrida é chegar antes do trem no destino. A corrida tem uma pitada divertida com paradas estratégicas do trem que dão aos atletas a chance de se recuperarem na disputa.

  • Quando ocorre? Anualmente em agosto;
  • Onde? Tywin, País de Gales.

Veja também: 13 destinos com viagem de trem no Brasil para passear com estilo!

6. Maratona na Antártica

A Antarctic Ice Marathon é a maratona mais ao sul do mundo. Acontece a 700 metros do nível do mar durante o verão da Antártica. Mas não se engane com o clima! Os participantes enfrentam uma média de temperatura de -20 °C, com um vento bem congelante.

A prova é um grande desafio e é ideal para aqueles que gostam de correr e se aventurar. Há percursos de 42 km e 100 km e é considerada uma das corridas mais caras do mundo. O valor inclui a participação na corrida, seis dias de alojamento em um hotel de luxo, estações de ajuda, apoio durante a corrida, festas pós-prova, camisetas, medalhas, fotos e vídeos.”

  • Quando ocorre? Anualmente em novembro;
  • Onde? Monte Ellsworth, Antártica.

7. Maratona da China

A maratona da China é considerada uma das provas mais desafiadoras de corrida de rua, com um alto nível de dificuldade nos 42 km percorridos em meio aos 5 mil degraus ao longo da Muralha da China, que apresenta subidas e descidas. Os atletas também têm a opção de correr uma meia maratona de 8,5km para apreciar a vista do alto.

  • Quando ocorre? Anualmente em maio;
  • Onde? Muralha da China, China.

Veja também: O destino é a Ásia: Veja as maiores atrações do continente

8. Corrida esparta

A Spartan Race é a maior corrida de obstáculos do mundo. Os trajetos de 5, 12 ou 20 km envolvem lama, água, muros e pesos. Tudo para entrar no clima Esparta. 

Essa é uma ótima opção para aqueles que gostam de correr, mas querem testar sua resistência, força, mobilidade, velocidade, cognição, destreza, equilíbrio e coordenação.

  • Quando ocorre? Anualmente em abril;
  • Onde? Munique, Alemanha.

9. Maratona de Tóquio

A maratona de Tóquio apresenta um percurso quase totalmente plano desde os primeiros quilômetros. Uma característica singular da corrida é que, em determinados trechos da prova, os corredores se cruzam, permitindo que se veja, na pista oposta, aqueles que estão à frente.

Embora a maior parte da maratona ocorra em avenidas entre prédios, há alguns pontos turísticos notáveis que evidenciam a riqueza cultural e a modernidade do país. O clima de competição é temperado pela educação, respeito, humildade e cortesia características do povo japonês. A maratona conta com a colaboração de mais de 10 mil voluntários em sua realização

  • Quando ocorre? Anualmente em março;
  • Onde? Tóquio, Japão.

10. Maratona Walt Disney

A Walt Disney World Marathon é o principal evento dos 4 que ocorrem durante o ano na Run Disney. O trajeto é incomparável, passando pelos parques da Disney – o que faz com que seja uma corrida incrível. Embora seja improvável ver o Mickey correndo a maratona, ele estará lá na torcida, juntamente com outros personagens clássicos da Disney.

O evento oferece provas de 5km, 10km, meia maratona e maratona completa. Além disso, os participantes ainda podem optar por desafios extras, como o Desafio do Dunga ou do Pateta.

O Desafio do Dunga é o mais difícil e consiste em quatro dias consecutivos de prova, iniciando com uma corrida de 5km e terminando com a maratona completa. Já o Desafio do Pateta é “mais leve” e consiste em participar da meia maratona e da maratona completa.

O evento também conta com uma corrida super divertida e leve para as crianças, incentivando a prática esportiva desde cedo.

  • Quando ocorre? Anualmente em janeiro;
  • Onde? Orlando, Flórida.

11. Madeira Island Ultra Trail

Essa é uma maratona que acontece na Ilha da Madeira, situada em Portugal. A altitude de cada prova varia, começando em 5m e podendo chegar a 1.500m. Os trajetos são bastante variados e os competidores encontram diferentes tipos de trilhas, fazendo dessa maratona algo ainda mais especial.

  • Quando ocorre? As datas variam a cada edição;
  • Onde? Ilha da Madeira, Portugal.

12. Maratona Islandsbanki Reykjavik

A Maratona Islandsbanki Reykjavik começa na capital da Islândia, tornando-se um local fácil de localizar. Além disso, oferece seis tipos diferentes de distâncias para os participantes escolherem, incluindo a maratona completa, meia maratona, 10km, 3km, uma caminhada nórdica e a corrida infantil.

O percurso da maratona é surpreendentemente variado e bonito, levando os corredores por ruas pitorescas, pela costa do mar e pelos marcos históricos da cidade. A paisagem é de tirar o fôlego, com vistas panorâmicas das montanhas, geleiras, vulcões e rios glaciais da Islândia.

  • Quando ocorre? No verão islandês;
  • Onde? Reykjavik, Islândia.

13. Jungfrau Marathon

Jungfrau Marathon é uma das maratonas mais desafiadoras e emocionantes do mundo, ocorrendo a uma altitude elevada de 1.829 m acima do nível do mar. O cenário é absolutamente deslumbrante, com os majestosos Alpes Suíços ao redor.

Os corredores precisam estar preparados para encarar um desafio e tanto, com subidas íngremes e terrenos acidentados durante toda a prova. A vista é espetacular, com vistas panorâmicas dos picos nevados dos Alpes, bem como de vilas alpinas pitorescas que pontilham o cenário.

  • Quando ocorre? Em setembro;
  • Onde? Interlaken, Suíça.

14. Air New Zealand Queenstown International Marathon

É uma das maratonas mais bonitas do mundo. O percurso de 42,195 km leva os corredores por paisagens impressionantes, incluindo vales alpinos, lagos cristalinos e montanhas imponentes.

Embora o cenário seja espetacular, a maratona é conhecida por ser um dos percursos mais fáceis, perfeito para aqueles que estão correndo uma maratona pela primeira vez. A maior parte da rota é relativamente plana, com algumas subidas moderadas e descidas suaves. É uma corrida desafiadora, mas não excessivamente difícil.

  • Quando ocorre? Em 2023, será em 18 de novembro;
  • Onde? Queenstown, Nova Zelândia

Veja também: Lugares com neve: 17 destinos para conhecer

15. Maratona de Barcelona

Também conhecida como Zurich Marató de Barcelona, a Maratona de Barcelona é uma das mais importantes da Europa. Com um percurso totalmente urbano, a corrida passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Camp Nou, o estádio do Barcelona, a Casa Batlló, a Sagrada Família e o Arco do Triunfo.

  • Quando ocorre? Em março;
  • Onde? Barcelona, Espanha.

Qual é a maratona mais difícil do mundo?

Sem dúvida, quando se fala de maratonas pelo mundo, uma curiosidade bem comum é: qual a mais difícil? Qual é aquela que exige mais dos participantes? Qual a que tem um percurso mais complicado?

A maratona que tem esse título é a Badwater, que acontece em uma região dos Estados Unidos chamada Vale da Morte.

Há duas razões para ela ser considerada a mais difícil do mundo: em primeiro lugar, as altas temperaturas que podem chegar a mais de 50 graus Celsius no asfalto escaldante do deserto. Em segundo lugar, a enorme distância: são 217 km em um terreno árido e desafiador. 

Como vimos, viajar para assistir ou participar de uma maratona é uma experiência incrível, mas é importante planejar e se informar sobre a maratona para evitar problemas. 

Além disso, ter um seguro viagem para esportes é essencial para garantir assistência em situações imprevistas durante a viagem. Não deixe de conferir nossas dicas de viagem aqui no blog da Coris e lembre-se de contratar seu seguro viagem para viajar tranquilo. Que tal já começar a preparar as malas para a melhor maratona da sua vida?

Artigos relacionados