Taís Mahalem
Postado dia 04/01/2023
14:47

Lugares com neve: 17 destinos para conhecer

Região montanhosa com neve.

Há diversos lugares com neve em todo o mundo para você aproveitar e se divertir com esse fenômeno da natureza. Mas, para isso, é preciso que você se planeje e conheça os melhores destinos para apreciar os flocos de neve e se encantar. Confira nossas dicas!

A neve é um fenômeno da natureza que encanta a todos, e se você está buscando lugares com neve para conhecer, separamos 17 destinos incríveis onde a neve cai em boa parte do ano. 

Há diversas opções para você curtir e se planejar para as próximas férias.

Acompanhe a leitura a seguir e se encante!

17 lugares que nevam

Separamos 17 lugares que nevam nos principais continentes do mundo, começando pela Europa, América do Norte e América do Sul. 

No final, selecionamos lugares do Brasil onde a neve também aparece, que você pode conhecer e se encantar.

Europa

1. Innsbruck, Áustria

Innsbruck é conhecida como a capital do inverno, ela está entre as cidades com neve na Europa que sediou três vezes os Jogos Olímpicos de Inverno. 

Além disso, há nove estações de esqui para você aproveitar as férias na neve! 

E o inverno é a época em que a neve mais se faz presente, durante 65 dias do ano a neve cai em Innsbruck, principalmente de novembro a abril. 

Aproveite para visitar a cidade durante o mês de janeiro, pois é o período com maior número de dias com neve, porém, o destino pode ser visitado em qualquer época do ano.

Não deixe de visitar os Mercados de Natal e esquiar. Você vai se encantar!

Montes com neve vistos da cidade de Innsbruck.
2. Hintertux, Áustria

A Geleira Hintertux, localizada nos Alpes de Zillertal, na Áustria, é um dos lugares que possui neve o ano todo. 

O lugar possui uma estação de esqui com 3.250 metros, neve profunda e terreno de esqui com 60 km, ideal para quem já pratica essa atividade. 

Porém, há outras atrações para aproveitar em Hintertux Town. As admiráveis paisagens podem ser contempladas por meio dos mirantes e elevadores. 

Entre elas há o Panorama Terrace, o ponto mais alto da Geleira Hintertux, é um deque de observação a mais de 3.250 metros acima do nível do mar, onde é possível observar, por meio de telescópios especiais, os outros picos do lugar. 

E os melhores meses para visitar Hintertux são julho e agosto, pois as temperaturas são mais amenas e você poderá curtir o melhor da neve sem passar muito frio. 

3. Berlim, Alemanha

Berlim é um dos lugares mais lindos da Europa para você visitar em qualquer época do ano. E durante a neve, a cidade se torna ainda mais linda!

Durante os meses de novembro a fevereiro é a época de inverno na cidade, com precipitação de no máximo 39 milímetros. 

Além desse fenômeno incrível, há diversas atrações para você aproveitar durante a neve, E você não precisa gastar muito para curtir esses momentos inesquecíveis.

Basta ir para algum parque e desfrutar da neve caindo, e se preferir, conheça os principais pontos turísticos de Berlim, como o Memorial do Holocausto, Muro de Berlim e Portão de Brandemburgo. 

Não esqueça de visitar os Mercados de Natal e provar as comidas deliciosas típicas desse período

Ponto turístico em Berlim.
4. Edimburgo, Escócia

A capital da Escócia é outro lugar para você aproveitar a neve. 

Os lindos castelos e edifícios medievais ficam ainda mais encantadores durante o cair da neve. 

Você pode patinar no gelo nos Jardins da Princess Street e ainda visitar a roda gigante da cidade. 

Há atrações específicas nesse período, como os Mercados de Natal, cheio de luzes natalinas, árvores de Natal, além das comidas e bebidas típicas do inverno. 

O Elfin Grove também é outra opção, onde está localizado o Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove, com a maior pista de gelo da Escócia para você aproveitar. 

A melhor época para você visitar Edimburgo é durante os meses de dezembro a março, nesse período a neve se faz mais presente e o frio é intenso. 

Porém, ela surge com mais frequência na costa oeste ou na região norte do território. 

Cidade de Edimburgo, na Escócia, vista em um dia ensolarado.
5. Praga, República Tcheca

Praga é um destino imperdível em qualquer época do ano, mas durante o inverno a cidade se torna ainda mais encantadora com as camadas de neve caindo em casas e ruas. 

O período de neve dura entre 3 a 4 meses, entre os meses de novembro a março. Aproveite para visitar os famosos Mercados de Natal e aprecie a vista do Rio Moldavo completamente congelado. 

Há diversos lugares para você praticar esqui na neve em Praga, como Herlíkovice e Bukávoc, uma estação de esqui localizada a 120 km da capital. 

Cidade de Praga vista em um fim de tarde.
6. Chamonix, França

As montanhas de Chamonix é um dos lugares com neve o ano todo, porém, a cidade só recebe esse fenômeno da natureza no inverno. 

Localizada em Mont Blanc, nos alpes franceses, Chamonix é uma cidade incrível, com um ar cosmopolita e arquitetura sofisticada. A melhor época para aproveitar a neve nessa região é durante os meses de dezembro a março. 

Há diversos pontos turísticos e atrações para você conhecer e aproveitar. Uma delas é o Teleférico de Aiguille du Midi, um dos espetáculos mais desejados pelos turistas que visitam o lugar. 

O Montenvers Mer de Glace é outra opção para você ver do alto a beleza de Chamonix, mas você precisará subir o monte a pé, uma grande aventura, não é mesmo?

Independentemente da sua escolha, Chamonix é um lugar ideal para ver a neve cair e ainda levar recordações incríveis para casa! 

Montanhas de neve vistas na cidade de Chamonix.
7. Zurique, Suíça

Uma das melhores cidades do momento para se viver, Zurique também é um dos lugares com neve que você deve conhecer. 

E a melhor época para se encantar com esse fenômeno da natureza é durante o inverno, nos meses de novembro a março, prepare-se para enfrentar o frio usando roupas belas e aquecidas. 

Você pode apreciar as belas paisagens da cidade, visitar os mais de 50 museus, ir a lojas de antiguidades e aos famosos Mercados de Natal. 

Construções na cidade de Zurique.
8. Tromso, Noruega

Tromso é um dos lugares mais incríveis da Europa, é lá que acontece o fenômeno da aurora boreal. 

Além disso, a cidade lembra os contos de fadas, com suas construções históricas e sofisticadas. 

Localizada a 350 km do Círculo Polar Ártico, no norte da Noruega, Tromso possui quase 8 meses de neve ininterrupta, começando no mês de setembro e indo até maio. 

Mesmo no verão, você consegue aproveitar a neve e o famoso sol da meia-noite. Enquanto no inverno, ver a luz do sol se torna uma tarefa mais difícil. 

Se você quer aproveitar a neve e ainda se deslumbrar com a aurora boreal, a melhor época para visitar Tromso é no inverno, nos meses de outubro, novembro, fevereiro ou março. 

Aurora Boreal, na cidade de Tromso.
9. São Petersburgo, Rússia

A neve está presente durante todo o inverno em São Petersburgo, com uma temperatura média de -5 °C.

O Rio Neva e outros canais ficam completamente congelados durante esse período. Aproveite para apreciar essas cenas incríveis e realize os passeios pela cidade, você vai se encantar!

Além de ajudar você a se aquecer, também será uma ótima oportunidade para conhecer fatos históricos desta cidade e da Rússia. 

E se você quiser aproveitar o Natal na cidade, esse é o período perfeito para ir e se encantar três vezes mais. 

Cidade de São Petersburgo, na Rússia.

América do Norte

10. Aspen, EUA

Aspen é um dos lugares com neve em janeiro ideal para você aproveitar e praticar diversas atividades, como esporte de aventura, Aspen é uma opção cheia de montanhas e pistas de esqui, tanto para crianças como para adultos. 

Além da neve, você pode aproveitar outros atrativos como restaurantes, lojas de grife, bares e outros estabelecimentos. 

E a melhor época do ano para visitar Aspen é nos meses de novembro a abril. 

11. Alaska, EUA

O Alaska é um dos lugares que nevam o ano todo. Lá está localizada a montanha mais alta da América do Norte – o Monte Denali. 

É o maior e menos populoso estado norte-americano e possui um inverno bastante rigoroso, onde a luz do sol praticamente não existe durante esse período. 

Rica em belezas naturais de tirar o fôlego, como montanhas, parques, lagos e uma flora espetacular. 

A melhor época para conhecer o Alaska é na primavera ou verão, pois o inverno é bastante rigoroso. 

Dessa forma, você consegue curtir a neve sem passar muito frio, pois ela dura de 6 a 7 meses, de outubro a abril. E o período com menos neve é durante os meses de abril a outubro. 

Pessoa andando de trenó no Alaska.
12. Nova York, EUA

Nova York é um dos lugares para curtir a neve, principalmente se você busca aproveitar diversas atrações, como museus, galerias e conhecer a incrível Broadway. 

Você pode praticar patinação no gelo e se encantar com as lindas paisagens de tirar o fôlego, todas encobertas pela neve. 

A melhor época para você visitar a cidade é nos meses de dezembro a fevereiro. Com certeza é um lugar imperdível para apreciar o Natal ou apenas curtir os primeiros dias do ano. 

Parque em Nova York em um dia de muita neve,
13. Toronto, Canadá

Toronto é um dos melhores lugares do Canadá para quem quer ver neve, aproveite os meses de janeiro e fevereiro para visitar a cidade e curtir!

Você pode patinar no gelo nas diversas pistas de patinação existentes por toda a cidade ou aproveitar os bares e restaurantes para se aquecer e ainda conhecer os nativos.

Outra atração interessante é o Winter Craft Beer Festival, um festival que reúne as principais cervejarias de Toronto e você pode provar as bebidas de mais de 18 cervejarias locais. 

Além dessas atrações, há outras que acontecem em fevereiro, como o IceFest, em que você pode aprender a fazer esculturas de gelo ou só observar a competição. 

Toronto, com certeza, é um dos lugares mais incríveis para você curtir a neve!

Cidade de Toronto vista em uma dia nublado.

América do Sul

14. Valle Nevado, Chile

Valle Nevado é uma das cidades com neve na America do Sul mais visitada pelos brasileiros. 

Possui ótima infraestrutura para esportes e hospedagem, pois é um resort de esqui exclusivo para essa prática esportiva, lá você encontra diversas pistas de esqui e snowboard, além de aluguel de equipamentos. 

A melhor época para conhecer Valle Nevada é na temporada de neve, que começa no mês de junho e termina em outubro. 

Leia também: 5 melhores destinos para esquiar no Chile!

Valle Nevado, no Chile, em um dia de sol.
15. Bariloche, Argentina

Bariloche é um destino perfeito para aproveitar a neve com a família, há muitas estações de esqui que atrai turistas de diversas partes do mundo, inclusive brasileiros. 

Além da neve, a cidade conta com diversas atrações e infraestrutura de qualidade para os turistas aproveitarem o que há de melhor no lugar, com ótimos resorts e hotéis. 

O período mais indicado para viajar para Bariloche é durante os meses de junho a setembro. No entanto, durante essa época os preços são mais elevados, pois é a temporada de inverno.

Montanhas em Bariloche.

Brasil

16. Urupema, SC

Urupema é uma cidade da serra catarinense, considerada a mais fria do Brasil. Conhecida por apresentar o fenômeno da neve em alguns momentos do ano, atraindo turistas de diversas partes do país que buscam curtir os flocos de neve. 

Na maioria dos dias do ano a temperatura chega a no máximo 9 °C, podendo chegar até 0 °C durante a madrugada. Isso significa que a possibilidade de neve é muito real. 

Localizada a 200 km de Florianópolis, a capital de Santa Catarina, Urupema conta com o Morro das Torres, onde é possível ver a neve e um lindo pôr do sol.

Além disso, é possível apreciar a Cascata que congela durante a queda d’água dessa cachoeira. 

Há possibilidade de ver durante o inverno, nos meses de junho a setembro, portanto fique atento à janela da neve e se programe para conhecer Urupema e desfrutar desse fenômeno incrível. 

17. São Joaquim, SC

São Joaquim é um ótimo lugar para ver neve e ainda degustar vinhos incríveis! 

A cidade catarinense conta com 12 vinícolas e casas de vinho para você aproveitar enquanto aprecia a neve cair. 

Aproveite a estação mais fria do ano, o inverno, e visite São Joaquim! 

Dicas para organizar a viagem

Agora que você já sabe quais são os melhores lugares com neve para você conhecer, é hora de se organizar para viajar. 

Não esqueça de garantir o seu seguro viagem internacional para ter um passeio tranquilo e seguro, caso aconteça algum imprevisto de saúde ou acidente. 

Atente-se a documentação obrigatória, pois em alguns países, além da Carteira de Identidade, o passaporte também é essencial e obrigatório. 

Confira as principais regras de embarque com a sua companhia aérea e separe os documentos principais. 

Compre as suas passagens aéreas com antecedência e evite gastos exorbitantes. O ideal é que você faça uma pesquisa e compare os preços, encontrando, assim, o melhor custo benefício. 

Ao montar a sua bagagem, verifique quais são as roupas ideais para o lugar que você irá visitar e evite levar coisas desnecessárias. 

Dessa forma você economiza na hora do embarque e ainda contará com peças essenciais para se proteger do frio e aproveitar a neve do jeito certo. 

Quanto à sua hospedagem, escolha lugares estratégicos e com ótima infraestrutura. Por isso, faça uma pesquisa com antecedência e analise os comentários de outros turistas. 

Busque locais que ofereçam aquecedores e outros equipamentos que protejam você e a sua família do frio intenso. 

Contrate o seguro viagem da Coris e aproveite a neve sem preocupações!

Agora que você já sabe quais são os 17 lugares com neve para conhecer e se encantar, não se esqueça que para ter uma viagem tranquila e sem preocupações, contrate o seguro viagem da Coris

Temos opções de seguros personalizados para viagens com diferentes necessidades, desde lazer, negócios, intercâmbio e até cruzeiro, tanto para destinos nacionais como internacionais. 

Além disso, o seguro cobre tanto atendimento médico de emergência como outras despesas que possam acontecer na sua viagem. 

Acesse o nosso site e faça agora mesmo uma cotação com a Coris

Artigos relacionados