Taís Mahalem
Postado dia 17/05/2022
14:10

13 destinos com viagem de trem no Brasil para passear com estilo!

Mulher ao lado de um trem em uma estação

A viagem de trem no Brasil é uma realidade em várias regiões do país. As durações, distâncias, preços e destinos vão agradar os mais diferentes gostos. Esse meio de transporte é muito comum em países europeus e, por aqui, ele ainda é pouco explorado. Por isso, parte dos passeios de trem em terras brasileiras é voltado para o turismo.

Atualmente, se comparados ao tamanho do Brasil e à dimensão da malha ferroviária, os destinos para andar de trem não são muitos. Contudo, o Marco Legal das Ferrovias, pretende aquecer esse setor do turismo e viabilizar mais viagens ferroviárias em todo o território brasileiro.

Por ser um país de dimensões continentais, nossa terra tem muito potencial para abrigar várias formas de turismo. Há um tempo você viu as melhores viagens de trem na Europa. Mas já parou para pensar quais são as melhores viagens de trem para fazer por aqui? Confira os 15 melhores destinos nacionais!

Tem viagem de trem no Brasil? Veja onde andar!

Existem várias opções de viagens de trem no Brasil. É possível andar nas mais variadas regiões do nosso país. Isso significa que cada viagem terá a sua particularidade e a vista da janela nunca será monótona! Os trajetos são usados tanto para o turismo quanto para locomoção entre duas cidades. Além disso, a infraestrutura é parecida com os trens europeus.

Viajar de trem é uma experiência inesquecível. Por isso, vale a pena conhecer as melhores opções para esse passeio aqui no Brasil. Por isso, confira uma lista dos 13 melhores passeios ferroviários nacionais.

13 passeios de trem no Brasil para curtir a todo vapor

Na lista a seguir você vai ver as melhores opções para andar de trem no Brasil. Um deles é a viagem de trem mais longa do país, que liga Vitória a Belo Horizonte, com 664 quilômetros de trilhos e 13 horas de viagem.

Antes de embarcar na lista da Coris, lembre-se de planejar a sua viagem para não haver surpresas desagradáveis ao longo do caminho. Veja os 15 passeios de trem mais bonitos do país!

1. Trem do vinho (RS)

As cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, são conhecidas pela produção vitivinícola. Por isso, eles são alguns dos melhores lugares para provar vinhos no Brasil. É possível aproveitar a visita à região e passear de Maria Fumaça.

O visual das janelas retrata a cultura local e a degustação de vinhos, espumantes e sucos locais acontece durante as paradas. Além disso, ao longo dos 23 quilômetros sobre os trilhos, é possível acompanhar atrações artísticas típicas da região.

Os embarques e desembarques são feitos nas estações ferroviárias de Bento Gonçalves e de Carlos Barbosa. Para comprar as passagens, basta entrar em contato com a Giordani Turismo, que opera a Maria Fumaça.

2. Serra do Mar (PR)

A viagem de trem em Morretes, no Paraná, é considerada a mais bonita do Brasil. A viagem de quatro horas e 110 quilômetros é uma das mais longas do país. Mas não é nem um pouco cansativa, porque o trem tem conforto de sobra.

Um dos pontos altos do trajeto é a Ponte São João, com 55 metros de altura e um dos maiores feitos da engenharia nacional. Os embarques e desembarques são feitos na Estação Ferroviária do Centro de Curitiba e na Estação Ferroviária de Morretes. Já as passagens podem ser compradas diretamente com a operadora Serra Verde Express.

Passeio de trem em Morretes

3. Trem entre Belo Horizonte e Vitória (MG e ES)

Essa é a viagem de trem mais longa do Brasil, com 664 quilômetros de linhas férreas entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). Esse é um dos poucos trajetos cujo foco ainda é o transporte de passageiros e não apenas o turismo. Devido a isso, as viagens são diárias e boa parte dos viajantes desembarcam em algumas das dezenas de paradas entre os dois estados.

Os vagões são muito espaçosos e confortáveis. Além disso, alguns deles são dedicados a restaurantes e lanchonetes. Da janela é possível ver a Serra do Caraçá e o cenário do Vale do Rio Doce, que foi afetado pelo desastre de 2015. Os embarques e desembarques são feitos nas estações ferroviárias da Praça da Estação, em BH, e na Estação de Cariacica em Vitória.

O trem é operado pela Vale e as passagens podem ser compradas diretamente pelo site da empresa.

4. Trem do Forró (PE)

O nome deixa claro o propósito da viagem: andar de trem ouvindo e dançando o ritmo tipicamente brasileiro. O trajeto tem 84 quilômetros ao todo e liga as cidades de Recife e Cabo do Santo Agostinho. Esse é o passeio de trem mais animado do Brasil e faz jus ao título.

Todo o passeio dura, em média, cinco horas. Ao chegar na cidade de Santo Agostinho, há uma festa para receber os passageiros e celebrar a cultura pernambucana. As viagens acontecem aos sábados e domingos conforme o calendário pré-estabelecido.

Para comprar as passagens basta acessar o site oficial do Trem do Forró. Lá é possível ver as datas disponíveis e já ir entrando no clima da festança.

5. Passeio de Maria Fumaça (MG)

As cidades de São João Del-Rei e Tiradentes, em Minas Gerais, são um espetáculo à parte. Ir de uma até a outra de trem pode ser uma verdadeira viagem no tempo. Seus trilhos passam pela Serra de São José e é possível apreciar várias belezas naturais mineiras.

Passeio de maria fumaça em Minas Gerais

A linha férrea tem 12 quilômetros de extensão a viagem é bate-volta e acontece aos fins de semana. Esse passeio vai completar a experiência de conhecer duas das principais cidades históricas de Minas Gerais. As passagens são adquiridas com a VLI Logística, que é a operadora do trem.

Aproveite a sua viagem por Minas Gerais para explorar a gastronomia do estado. Uma boa opção é conhecer a Rota do Queijo.

6. Trem da Vale de Ouro Preto (MG)

As cidades de Mariana e Ouro Preto têm muita história para contar. A primeira delas já foi capital do estado e a outra tem forte influência na mineração do Brasil. O percurso de 18 quilômetros foi construído em 1883. Nele é possível ver tuneis, cachoeiras, paredões e muitas outras belezas naturais. Para embarcar na viagem, basta comprar as passagens pelo site da Vale, que opera as viagens de trem na região.

Essa viagem de trem percorre parte da história do Brasil. Afinal, ela passa pela famosa Rota do Ouro, que foi importante para o desenvolvimento nacional no século XIX. Além disso, a mesma região de Minas Gerais é um dos melhores destinos para mulheres independentes.

7. Trem do Corcovado (RJ)

Que o Rio de Janeiro continua lindo ninguém tem dúvidas. Porém, é possível apreciar toda essa beleza por meio de um passeio de trem cujo destino é o Cristo Redentor. Esse é o Trem do Corcovado, que passa pela estrada de ferro que leva o mesmo nome de um dos morros mais famosos do mundo.

O percurso sobe 710 metros e leva cerca de 20 minutos. Nele é possível curtir a Mata Atlântica preservada no Parque Nacional da Tijuca. Além disso, os passageiros vão curtir um pedaço da história do Brasil ao andar em uma ferrovia inaugurada por Dom Pedro II em 1884 e que levou as peças para a montagem do Cristo Redentor.

Para comprar os ingressos, basta acessar o site oficial do Trem do Corcovado ou ir a um dos pontos de vendas credenciados na Praça Largo do Machado..

8. Trem das Montanhas Capixabas (ES)

A viagem de trem entre as cidades capixabas de Viana e Araguaia percorre o caminho que os imigrantes europeus fizeram. Durante o percurso é possível passar por uma imponente ponte de ferro e dois túneis dignos de um cenário de filmes. Ao todo o deslocamento tem 46 quilômetros de extensão.

O Trem das Montanhas Capixabas funciona aos sábados e domingos e tem capacidade para até 56 passageiros. As passagens podem ser compradas na Estação Ferroviária de Viana.

9. Bondinho urbano de Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão é uma das principais cidades turísticas do interior de São Paulo. Além de todas as atrações disponíveis, é possível dar uma volta em um bondinho por várias áreas da cidade. Com isso, é possível conhecer alguns pontos menos movimentados da região.

O bondinho sai da Estação Emílio Ribas, na Vila Capri, e vai até o portal de entrada da cidade. Os ingressos são vendidos no local e as viagens são feitas ao longo do dia.

10. Expresso Turístico da CPTM (SP)

Quem está na maior cidade do Brasil não precisa sair para passear de trem. Em São Paulo há o Expresso Turístico da CPTM. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos oferece os passeios para Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. Geralmente, as viagens acontecem aos domingos.

A estação de partida é um espetáculo à parte. Afinal, a viagem começa na Estação da Luz, no Centro de São Paulo. As viagens são feitas em vagões históricos dos anos 1960 e os funcionários se vestem à caráter. Ao longo dos 90 minutos e 48 quilômetros de viagem, é possível ver a vegetação nativa da Serra do Mar.

As passagens podem ser compradas diretamente nos guichês da CPTM, na Estação da Luz.

11. Trem das Termas (SC e RS)

O Trem das Termas liga os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isso tudo em uma Maria Fumaça construída em 1920. A viagem não tem muito luxo, mas as apresentações de músicas típicas e a vista fazem valer a pena. O itinerário se inicia em Piratuba (SC) e vai até as Termas de Marcelino, em Marcelino Ramos (RS).

Várias partes da rota passam pelo Rio do Peixe. Mas o grande destaque é uma grande ponte que passa sobre o Rio Uruguai, que garante uma vista de tirar o fôlego. O trajeto dura cerca de uma hora e meia, com viagens aos fins de semana.

12. Passeio pelo Vale Europeu (SC)

Como o próprio nome sugere, o Vale Europeu, é uma região de Santa Catarina colonizada por imigrantes do Velho Continente. Nessa viagem você vai encontrar: casinhas no estilo alemão e, claro, trajes e festas típicos. A partida do trem acontece na cidade de Apiúna, que é uma das 12 que compõem da região.

Trem do vale europeu em Santa Catarina

Nesse trajeto há duas classes de vagão: a normal e o VIP. Os preços variam um pouco entre cada um deles. As saídas são mensais conforme o calendário fornecido pela operadora.

13. Great Brazil Express

Quem ama literatura vai amar esse passeio de trem de luxo. Ele é inspirado no Orient Express, o qual é cenário para o livro de Agatha Christie, o Assassinato no Expresso Oriente, que é um clássico mundial. Essa rota tem uma proposta de ser uma experiência exclusiva e repleta de luxo.

Para isso, as poltronas são revestidas com tecidos requintados. No itinerário estão inclusas paradas no litoral paranaense e na cidade histórica de Antonina. A linha férrea vai de Curitiba até Morretes. A viagem nesse trem só é adquirida junto com um pacote completo.

As datas vão variar conforme a excursão. Porém, estão inclusos: estadia na capital paranaense, city tour e translados. Já a compra é feita com a Lufthansa, que é responsável pelo roteiro.

Como você viu, opções de viagens de trem no Brasil não vão faltar. Elas agradam desde os mais animados, os interessados em história e até aqueles viajantes que querem se sentir na Europa do século XIX. Agora, basta escolher qual será a sua rota, porque o meio de transporte já está decidido!

Independente de qual vai ser o seu roteiro, é preciso se precaver e ter um seguro viagem. Assim, você evita surpresas desagradáveis e pode curtir sua viagem tranquilamente. Veja nosso post sobre os tipos de seguro viagem e curta suas férias com tranquilidade. E lembre-se seguimos #AoSeuLado!

Até a próxima!

Artigos relacionados