Taís Mahalem
Postado dia 23/08/2022
15:51

Esporte de aventura urbana: saiba quais são eles e onde praticá-los

Você já ouviu falar sobre esporte de aventura urbana? Apesar de normalmente ligarmos o turismo de aventura à dias no meio do mato ou momentos na natureza, não é só nesses locais que é possível procurar adrenalina. Sabendo disso, alguns viajantes que amam esse sentimento e não abrem mão de explorar novos lugares para a prática durante a viagem, começaram a encontrar points para ter essa emoção mesmo na cidade.

É importante ressaltar que a ideia de se arriscar e experimentar emoções intensas podem ser bem interessantes e viciantes, mas devem sempre ser executadas com cautela.

Então, se for a um dos locais que indicaremos nesse conteúdo ou quando for praticar qualquer outro esporte de aventura, use os equipamentos de proteção necessários para cada prática e tenha sempre um seguro de viagem para você acionar em caso de urgência ou emergência.

Para saber mais sobre os esportes de aventura urbana, é só continuar a leitura com as indicações que nós da Coris preparamos!

Quais são os esportes de aventura urbana?

Os esportes de aventura urbana exploram ambientes como ruas, muros, parques e prédios de uma maneira nada convencional. O objetivo dos praticantes é se divertir, claro, mas ir até o limite de suas habilidades sem precisar se deslocar até a natureza. Confira algumas das modalidades mais conhecidas e praticados no mundo:

  • Skate;
  • Ciclismo;
  • BMX;
  • Parkour;
  • Downhill urbano;
  • Rapel;
  • Base jumping;
  • Slackline;
  • Paintball;
  • Buildering;
  • entre outros.

Muitas dessas modalidades podem ser praticadas sozinhas ou em grupos, o que aumenta a diversão e garante que você divida boas memórias com seus amigos. Por isso na hora de organizar uma viagem acompanhada, não deixe de conferir os planos de seguro viagem para grupo da Coris.

5 lugares pelo mundo para praticar esporte de aventura urbana

Descubra agora um top 5 de lugares para praticar diferentes modalidades de esporte de aventura urbana no Brasil ou em outros países. Dessa forma, mesmo que esteja em um destino novo, você não precisará abrir mão de sentir aquela adrenalina!

Para aprender mais sobre o turismo de aventura, basta explorar os conteúdos que já trouxemos aqui no blog!

1. Skate em Los Angeles – Estados Unidos

Se você ama andar de skate o destino certo é Los Angeles, pois a cidade é considerada o local onde o esporte começou. Além de praticar a modalidade pelas pelas ruas e pistas espalhadas por todos os cantos, não deixe de visitar o museu do skate e o Hall da Fama do Skate. Lá tem uma pista indoor com quatro áreas divertidas e diferentes para skatistas.

2. Slackline no Rio de Janeiro – Brasil

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro e marca presença para a prática do Slackline. Você ainda pode praticar o Waterline, que é a prática do Slack sobre a água. Se você é uma pessoa que gosta de adrenalina e adora turistar, não deixe de conhecer o Rio de Janeiro e de se aventurar em um dos cartões postais mais incríveis da Cidade Maravilhosa.

E para aproveitar ainda mais esse destino você pode aproveitar o Trem do Corcovado listado entre as 13 opções de viagem de trem no Brasil e proporcionará mais uma memória incrível para você, viajante.

3. Pedalar em Amsterdã – Holanda

A Holanda é conhecida por ter diversos quilômetros de ciclovia e incentivar o uso de bikes. Para você que ama andar de bicicleta e quer uma aventura um pouco mais tranquila a noite, esse com certeza é o destino ideal para conhecer.

E além de aproveitar as pistas comuns, que tal dar uma volta na ciclovia brilhante? No sul de Amsterdã, foi inaugurada uma ciclovia especial, inspirada no famoso quadro “A Noite Estrelada”, do pintor holandês Vincent Van Gogh. Ela é feita de uma material que brilha no escuro, criando um efeito que é de cair o queixo.

4. Bungee jumping e escalada em Macau – China

Agora se você é um viciado em adrenalina não pode deixar de experimentar o maior salto comercial de bungee jumping do mundo. Na Torre de Macau você salta de uma altura de 764 pés, enquanto aprecia uma vista incrível da cidade. Este salto é uma das atrações turísticas mais populares da cidade e também pode ser feito no período noturno para quem quer curtir as luzes da cidade.

Existem dois pacotes para você que quer praticar esse esporte na Torre de Macau: o pacote completo inclui o salto, uma camiseta, fotos e vídeos e a entrada na torre; enquanto o pacote padrão não inclui fotos e vídeos.

No entanto, a aventura não para por aí, você pode também aproveitar e fazer o Tower Climb, que é uma escalada de 1:30h até o topo da Torre com profissionais te acompanhando e podendo desfrutar de uma paisagem única. Incrível, não?

5. Rapel em São Paulo – Brasil

Superar limites e se desafiar: isso é o que procuram os turistas que desejam praticar rapel. Se você é um deles, aventure-se em 28 metros de adrenalina no rapel na Ponte Sumaré, em São Paulo. Ele é feito com uma equipe especializada e você pode escolher entre duas opções:

  • no rapel acompanhado o instrutor orienta todos os participantes do início ao fim da atividade, por isso não é necessário ter experiência alguma para se inscrever;
  • no rapel monitorado, o praticante desce sozinho, com monitoramento na saída do rapel e um instrutor na ponta da corda. Essa opção é para quem já é praticante da modalidade.

Não são realizados agendamentos para essa atração, então a participação no rapel é realizado por ordem de chegada. Ainda é possível escolher entre o rapel diurno ou noturno. Para aproveitar tudo em segurança, não deixe de conferir as dicas para turistar em São Paulo que já trouxemos aqui no blog.

E aí, gostou das nossas dicas? Então agora é só escolher o destino, arrumar as malas e se aventurar sempre pensando na diversão e na segurança! Por isso, não se esqueça que um seguro de viagem é essencial. Confira aqui no blog da Coris como solicitar um seguro de viagem e tire todas suas dúvidas!

Artigos relacionados