Taís Mahalem
Postado dia 14/08/2023
12:45

Rota da cerveja: descubra os melhores destinos cervejeiros ao redor do mundo

Caneca de cerveja sendo preenchida por uma pessoa

Descubra a fascinante rota da cerveja, explorando destinos cervejeiros icônicos ao redor do mundo. De Blumenau e Curitiba, no Brasil, até Amsterdã, Dublin e Munique no exterior, essa jornada promete degustações únicas e experiências inesquecíveis.

Para os apreciadores da boa cerveja, o mundo é um imenso playground repleto de sabores, aromas e tradições cervejeiras únicas. Se você é um amante dessa bebida milenar e deseja embarcar em uma verdadeira jornada de descobertas, a rota da cerveja é o itinerário perfeito para você.

Nessa viagem, conheceremos os principais destinos ao redor do globo, visitando cervejarias locais e realizando degustações incríveis.

Veja também: Viagem gastronômica: 10 destinos para aprender sobre gastronomia e comer bem!

História da cerveja e como chegou no Brasil

A história remonta há milhares de anos, quando os antigos sumérios e egípcios já produziam essa bebida fermentada. A cerveja, com suas diversas variações e estilos, atravessou séculos e continentes, chegando ao Brasil durante a colonização, trazida pelos colonizadores europeus. 

Desde então, a cultura cervejeira se enraizou no país, e hoje, o Brasil é palco de uma cena cervejeira vibrante e diversificada.

Principais tipos de cerveja

A cerveja é uma das bebidas mais apreciadas e consumidas em todo o mundo, e uma das razões para sua popularidade está na diversidade de tipos e estilos disponíveis. Desde as mais leves e refrescantes até as mais encorpadas e complexas, cada tipo oferece uma experiência única para o paladar. 

Entre os principais tipos, podemos encontrar as Pale Ales, conhecidas por seu sabor equilibrado e aromas cítricos; as IPAs, com seu amargor característico e notas de lúpulo; as Stouts e Porters, com seus sabores de malte torrado e notas de café e chocolate; as Lagers, famosas por sua leveza e suavidade; e as Belgian Ales, que apresentam uma grande variedade de estilos, desde as mais frutadas até as mais especiadas.

Destinos famosos e imperdíveis na rota da cerveja ao redor do mundo

Conheceremos, a seguir, alguns dos destinos mais interessantes e suas principais atrações, tanto no Brasil quanto em algumas partes do mundo.

Destinos cervejeiros no Brasil

Cada cidade brasileira abaixo oferece experiências ricas, degustações únicas e eventos que celebram a cultura cervejeira. Confira!

Copo de cerveja na areia de uma praia
Foto de George Cox na Unsplash
Blumenau

Em Blumenau, destacam-se cervejarias como a Bierland, uma das pioneiras no movimento cervejeiro artesanal brasileiro; a Eisenbahn, que oferece uma grande variedade de estilos; e a Wunder Bier, conhecida por suas criações inovadoras e ousadas.

Na cidade, é possível vivenciar a cultura cervejeira em festivais renomados, como a Oktoberfest, que atrai milhares de visitantes com suas celebrações. Além disso, algumas cervejarias oferecem tours e degustações guiadas, proporcionando uma imersão completa no mundo da cerveja artesanal.

Além da famosa Oktoberfest, Blumenau também abriga outros eventos, como o Festival Brasileiro da Cerveja, que reúne apreciadores de todo o país para compartilhar suas criações e celebrar.

Curitiba

Curitiba oferece experiências como harmonizações com diferentes pratos da culinária local, permitindo aos visitantes explorar novos sabores e combinações. Além disso, diversos bares especializados proporcionam degustações de cervejas artesanais de diferentes partes do Brasil.

Na cidade é possível visitar cervejarias como a Bodebrown, conhecida por suas bebidas criativas e premiadas; a Way Beer, que oferece uma grande variedade de estilos e sabores; e a Bier Hoff, com seu amplo espaço para degustação e eventos.

Lá também acontecem festivais, como o Festival de Cervejas Artesanais de Curitiba (Festival CWB) e o Beer Train, um evento onde os participantes degustam cervejas enquanto viajam de trem pela cidade.

São Paulo

Em meio ao caos da cidade grande, São Paulo abriga um verdadeiro tesouro. Começando pela renomada Colorado, que nos brinda com uma variedade de estilos inspirados na rica cultura brasileira. 

E que tal uma visita à Cervejaria Nacional, que combina fabricação de cerveja com um pub aconchegante? Ah, e não podemos esquecer da Tarantino Art Brewery, conhecida por suas bebidas de alta qualidade e sabor incomparável.

Além das cervejarias, a cidade é famosa por seus bares e pubs especializados, que oferecem uma vasta seleção de cervejas artesanais de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Belo Horizonte

Belo Horizonte é outro destino com cervejarias renomadas para visitar, entre as principais você encontra: a Backer, a Wäls e Krug Bier. Na cidade, é possível participar de degustações e harmonizações com a rica culinária mineira, proporcionando uma experiência única de sabores. 

E os eventos cervejeiros em BH são de encher o copo! Não perca o Festival de Cervejas Artesanais de Belo Horizonte, um encontro mágico que reúne cervejeiros locais e de outras regiões do Brasil. É o momento perfeito para brindar com os melhores rótulos!

Porto Alegre

Nem só de churrasco vivem os gaúchos, mas de boas cervejas também! Prepare-se para explorar cervejarias imperdíveis que deixarão seu paladar em êxtase! Entre as principais opções, você encontrará a famosa Dado Bier, a Tupiniquim e a Irmãos Ferraro.

E se você busca uma experiência mais completa, eventos de degustação e harmonização são realizados ao longo do ano, proporcionando momentos únicos de prazer gastronômico. Não deixe de participar do POA Beer Festival, um festival que reúne rótulos locais e de outras regiões do país.

Veja também: Conheça lugares para viajar no Brasil pagando barato!

Destinos cervejeiros internacionais

Se você é um apreciador de cervejas e está em busca de experiências únicas pelo mundo, confira a seguir algumas opções de destinos.

Diversos copos de cerveja em uma mesa de bar
Foto de Meritt Thomas na Unsplash
Munique, Alemanha

Em Munique as cervejas são produzidas seguindo a famosa Lei da Pureza alemã, ou seja,  são fabricadas apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo.

Na terra do “prost!” e do “ein Bier, bitte!”, não deixe de visitar a Hofbräuhaus, a Augustiner-Bräu e a Paulaner Bräuhaus. Esses lugares têm tanta história que é capaz de fazer a nossa cabeça girar.

Lá, setembro é o mês sagrado da cerveja, inclusive, é quando ocorre o Oktoberfest. Milhões de pessoas do mundo todo se reúnem para celebrar com muita música, comida e, claro, cerveja!

Quioto, Japão

Em Quioto, a cidade das tradições e da inovação, uma cervejaria artesanal brilha com bebidas que são verdadeiras obras-primas: a Kyoto Brewing Company. Lá, você terá o prazer de saborear cervejas inovadoras, onde ingredientes locais como o chá verde e o yuzu são habilmente combinados para criar experiências sensoriais únicas.

E para os entusiastas de festivais, Quioto reserva deliciosas surpresas. O Kyoto Craft Beer Festival é uma celebração imperdível, onde cervejarias locais e internacionais se reúnem para compartilhar suas criações. É o momento perfeito para provar uma variedade de estilos e descobrir o sabor único das cervejas que essa região tem a oferecer.

Dublin, Irlanda

Em Dublin, a terra do stout, você encontrará cervejarias que são verdadeiros ícones da cultura irlandesa. A famosa cervejaria Guinness é uma parada obrigatória para qualquer apreciador, onde você poderá saborear a autêntica stout, que é conhecida em todo o mundo.

Durante a experiência interativa, você será levado em uma viagem que revela os segredos do processo de fabricação da célebre stout. E o melhor ainda está por vir: a degustação no Gravity Bar, com uma vista panorâmica da cidade de Dublin, é simplesmente de tirar o fôlego!

Amsterdã, Holanda

Prepare-se para explorar uma verdadeira joia cervejeira: a cervejaria Brouwerij ‘t IJ! Lá você encontrará bebidas premiadas e produzidas com maestria, tudo isso em um cenário que conta com um autêntico moinho que dá um charme especial à experiência.

Você também terá a oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação da cerveja, desde a escolha dos ingredientes até a magia da fermentação. E é claro que não poderia faltar as degustações! Delicie-se com sabores únicos e aromas surpreendentes, tudo isso em um ambiente acolhedor, repleto de história e tradição.

Já se tratando de eventos, Amsterdã não decepciona! O Amsterdam Beer Festival é uma celebração emocionante que apresenta rótulos únicos e os mais diferentes estilos de cervejas.

Cidades Belgas (Bruges, Antuérpia e Bruxelas)

Em Bruges, a De Halve Maan é um ponto de parada obrigatório, onde você poderá mergulhar na história da cervejaria durante um tour emocionante e degustar autênticas cervejas belgas. 

Já em Antuérpia, a De Koninck é outra opção imperdível, que oferece uma experiência incrível com suas bebidas de alta qualidade. E se você estiver em Bruxelas, a lendária Cantillon é conhecida por suas cervejas de fermentação espontânea que vão te surpreender com cada gole.

Veja também: Seguro viagem para Europa: o que você precisa saber antes de embarcar

Quatro mulheres segurando copos de cerveja rindo
Foto de Elevate na Unsplash

Dicas para o turismo cervejeiro

Ao planejar seu roteiro, considere reservar tempo suficiente para explorar cada destino, participando de tours e degustações.

Mantenha-se informado sobre os eventos cervejeiros que ocorrem ao longo do ano e garanta que sua experiência seja rica e diversificada. E lembre-se sempre de beber com moderação, priorizando a segurança e o bem-estar de todos.

Durante a viagem, aproveite para adquirir algumas lembranças dos lugares visitados, como copos, camisetas, rótulos especiais e kits de cervejas artesanais. Essas recordações serão uma forma especial de eternizar suas experiências e compartilhá-las com amigos e familiares.

Para desfrutar da sua viagem com tranquilidade e segurança, é essencial contar com um seguro viagem internacional ou nacional, caso seja pelo território brasileiro.

O seguro viagem proporciona cobertura para eventuais problemas de saúde, imprevistos durante a viagem e até mesmo extravio de bagagem. Com uma apólice adequada, você terá a tranquilidade necessária para explorar cada destino com alegria e despreocupação.

A Coris, com seus serviços especializados e equipe preparada, está pronta para tornar sua viagem ainda mais segura e prazerosa.

Acesse o site www.coris.com.br, fale com os especialistas da empresa e faça sua cotação. Brinde à saúde, à vida e à paixão pela cerveja, e aproveite cada momento dessas inesquecíveis rotas das cervejas. Saúde, cheers e prost!

Artigos relacionados