Taís Mahalem
Postado dia 20/12/2022
12:00

Esquiar na neve: onde praticar o esporte e 10 dicas de destinos

Duas pessoas esquiando na neve.

Se você nunca teve a oportunidade de esquiar na neve, ou se já fez isso, mas está em busca de novos destinos para explorar, confira aqui algumas opções para incluir nos seus roteiros de viagem!

Esquiar na neve é um grande sonho para muitas pessoas. Porém, não é porque não neva no Brasil que você precisa atravessar oceanos para praticar esse esporte. 

Na América do Sul, existem centros de esqui de ótima qualidade e com muita neve durante o inverno. Além disso, oferecem toda a estrutura que você precisa: hotel, equipamentos, instrutores, etc.  

Entretanto, existem muitos outros destinos a explorar em outros continentes. Logo, você pode escolher de acordo com a sua necessidade, seja ela financeira e estilo de viagem – em família, com amigos, romântica, etc., e até de acordo com a época em que pretende viajar. 

Continue a leitura e descubra o que precisa saber sobre esquiar na neve e quais destinos pode considerar para praticar esse esporte! 

Leia também: Melhores lugares para os esportes de aventura na natureza

Qual o nome do esporte de esquiar na neve?

Há muitos anos, esquiar tratava-se de uma forma de se locomover em locais com muita neve. Hoje em dia, porém, com o passar do tempo, esquiar na neve se tornou um esporte que possui muitos adeptos. 

Assim como aconteceu com outros esportes, a prática de ski também foi se aprimorando. Por exemplo, no século XX, os centros de ski passaram a oferecer as cadeirinhas em teleféricos. Além disso, começaram a utilizar tratores de neve para que as pistas ficassem perfeitas. 

Enquanto isso, os equipamentos de ski ficaram mais modernos, compostos por peças de alta tecnologia e com muita segurança. 

As roupas e os calçados também se destacaram. Hoje, são desenvolvidos com tecnologia especial, oferecendo conforto, proteção térmica, isolamento de umidade e muito mais! 

Esqui ou ski: qual o correto?

A forma original de se escrever é “ski”. No entanto, “esqui” não está incorreto, já que a palavra pode ser considerada como uma versão brasileira. 

Vale destacar que esse esporte pode ser praticado tanto por crianças – a partir dos 3 anos – quanto por adultos. Inclusive, pessoas idosas também podem praticá-lo. 

Portanto, não importa se você tem interesse em esquiar na neve pelo esporte em si ou porque gosta de curtir os resorts nos centros de esqui, essa pode ser a experiência ideal para você ao viajar para locais com neve. 

Qual a melhor época para esquiar? 

A neve está presente em diversos destinos, em todo o mundo, durante diferentes épocas do ano. O importante é que você escolha para onde deseja ir para conseguir programar a sua viagem. 

Por exemplo, no Canadá, Estados Unidos e Suíça, o melhor período é de novembro até junho. No Chile e na Argentina, de junho até setembro. 

Portanto, no momento de planejar a sua viagem e o seu roteiro, é muito importante fazer algumas pesquisas sobre o clima em cada mês no local que deseja visitar. 

Onde tem neve para esquiar? 7 destinos

Como já citamos no começo do artigo, existem muitas opções de destinos para visitar quando se trata de esquiar na neve. Da América Latina ao continente Europeu, são muitos os locais que são ideais para a prática do esporte. 

Por exemplo, a presença de brasileiros em resorts de esqui europeus está em crescimento. Por outro lado, quem não deseja gastar muito, prefere optar pela Argentina, Chile e assim por diante. 

Dito isso, aqui estão algumas sugestões de destinos onde tem neve para esquiar.

Leia também: Turismo de aventura: o que é e como se preparar?

1. Ushuaia – Argentina

Conhecida como o “fim do mundo”, Ushuaia tem, entre suas atrações, o Cerro Castor, uma estação de esqui que fica a apenas 26 quilômetros da cidade e tem crescido muito nos últimos anos. 

Com uma das temporadas mais longas da América do Sul, tem 31 pistas de esqui para todos os níveis, inclusive para os mais iniciantes. Os mais habilidosos no esporte podem se aventurar fora de pista também, pois há 650 hectares esquiáveis.

Não deixe também de fazer um passeio para conhecer as montanhas. A bordo do trem turístico do “fim do mundo” é possível curtir as paisagens repletas de neve do Parque Nacional Terra do Fogo.

Homem olhando um lago em Ushuaia.

2. Las Leñas – Argentina

Nome famoso entre esquiadores e snowboarders, Las Leñas fica próxima a Mendoza. Não faltam opções de hospedagem, já que há hotéis luxuosos, chalés de montanha e aluguéis de temporada. 

A estação tem 29 pistas e em algumas delas se pode esquiar até de noite! No destino, também é possível curtir baladas, compras e um cassino.

É fácil encontrar locais para aluguel de equipamentos pela região. Mesmo quem não tem muita experiência pode aprender em uma das escolas da cidade.

Cidade de Las Leñas em dias de neve.

3. Chapelco – Argentina

Decidimos não colocar Bariloche nesta lista para destacar sua vizinha Chapelco. É um pouco menor e menos badalada, mas não perde em nada quando o quesito é qualidade. 

Situada em San Martín de los Andes, tem 22 pistas e vistas de tirar o fôlego. A própria vila é muito charmosa, com casinhas de pedra e madeira e um lago bem azul.

4. Aspen – Estados Unidos

Aspen é um dos lugares mais procurados no mundo para a prática do esqui. A cidade fica no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, tem quase 7 mil habitantes e está concentrada junto a algumas montanhas, que são:

  • Snowmass;
  • Highlands Buttermilk;
  • Aspen Mountain. 

Porém, não pense que você só terá as pistas de esqui para aproveitar em Aspen. Durante a noite, é possível aproveitar bares, casas noturnas e restaurantes na cidade. 

Montanhas de Alpen, nos Estados Unidos.

5. Park City – Estados Unidos 

Com localização em Utah, Park City oferece diversão não somente para os profissionais praticantes de esqui, mas também para os iniciantes. 

No local, você pode aproveitar diferentes parques com obstáculos e halfpipes, que vão do básico até o mais avançado. Além disso, você pode aproveitar para fazer muitas compras, já que a cidade tem lojas de grandes marcas, como Calvin Klein, Nike, Ralph Lauren e muito mais! 

Se você gosta de cinema independente, vale a pena visitar a cidade no mês de janeiro, quando ocorre o Sundance Film Festival. 

6. Whistler – Canadá

Localizada a duas horas de Vancouver, Whistler, no Canadá, é uma cidade perfeita para quem ama esportes radicais na neve. Inclusive, ela é conhecida por ter uma das melhores estações de esqui do mundo. 

Ao visitar esse destino, você pode aproveitar para fazer muitas compras, comer em restaurantes de alta qualidade e aproveitar a vida noturna, que é intensa no local. 

7. Zermatt – Suíça

A Suíça por si só é um destino com muitas belezas, que atraem turistas de todo o mundo. Quando se trata de esqui, Zermatt se destaca com três zonas interconectadas para a prática do esporte. 

Ao visitar o local, aproveite o que os restaurantes e os chalés têm a oferecer. Vale destacar que o trânsito de carros é proibido na vila. Portanto, deixe seu carro em um estacionamento antes de chegar em Zermatt e pegue um trem para chegar ao destino. 

Montanhas em Zermatt.

Onde esquiar na neve no Chile? 3 destinos

Você pode estar se perguntando “E o Chile? Ele também não é um ótimo país para esquiar na neve?”. Sim, ele é e não esquecemos dele! 

Esquiar no Chile é uma das melhores opções para quem mora no Brasil e não deseja ir para tão longe para praticar o esporte. Justamente por esse motivo, separamos um tópico exclusivo para o país. 

Confira a seguir alguns dos principais destinos para esquiar no Chile. 

1. Valle Nevado

Este é um resort de alta montanha, acima dos 3.000 metros de altitude, e está entre os mais populares do Chile, principalmente por ser ao lado da capital, Santiago. 

Tem três hotéis diferentes e possui a maior área esquiável da América do Sul: são 39 pistas que somam 120 quilômetros, e ainda há skilifts conjugados para ir às estações vizinhas (Farellones, El Colorado e La Parva).

2. Chillán

Esta cidade está 450 quilômetros ao sul de Santiago e tem um clima bucólico e charmoso, além de deliciosas piscinas termais. 

No total, são 35 pistas, inclusive a mais longa do continente sul-americano, conhecida como Três Marias. É uma estação bastante equilibrada, atendendo bem iniciantes, mas sem decepcionar os mais experientes.

3. Corralco

Mais ao sul que Chillán, Corralco é o mais requintado complexo de esqui do Chile, contando com um sistema ski-in/ski-out (ou seja, você sai do hotel direto para as pistas). 

A temporada de neve é bastante extensa e a estrutura da montanha é para lá de conservada. É um ótimo lugar para começar no esporte, já que 60% das pistas são de nível iniciante ou intermediário.

A estação fica aos pés do vulcão Lonquimay, na Reserva Nacional de Malalcahuello-Nalcas. Depois de esquiar, vale fazer um passeio para o vulcão ou trilhas em Salto Colorado. O snowmobile (tipo de jet ski para neve) é outra alternativa para curtir ao máximo a experiência.

Leia também: Trouxemos aqui 5 melhores destinos para esquiar no Chile!

O que é usado para esquiar na neve? 

Para esquiar na neve de maneira segura e ter uma boa experiência, é necessário utilizar todos os equipamentos necessários. Alguns dos essenciais para a prática do esporte são:

Esqui

No momento de escolher os equipamentos, o mais importante de tudo, é optar por um esqui que seja ideal para você. 

No primeiro momento, os esquis podem parecer que são todos iguais. No entanto, existem diferenças em cada modelo que influenciam diretamente no conforto e na segurança, dependendo do grau de dificuldade da pista. 

Para fazer uma boa escolha, é necessário considerar algumas questões relacionadas a você, como: altura, peso e idade, por exemplo. Por esse motivo, é sempre importante falar com um especialista.

Vale destacar que você pode tanto comprar quanto alugar os equipamentos de esqui. Portanto, sempre busque falar com quem entende do assunto para fazer boas escolhas. 

Botas e fixações

As botas de esqui são extremamente importantes, já que elas se encaixam nas fixações do esqui, que, por sua vez, são fixadas à prancha. 

Embora a escolha do calçado possa parecer algo que não faz diferença, se esse equipamento não se ajustar às necessidades do esquiador, a prática da atividade pode se tornar menos segura no caso de alguma queda. 

A configuração das fixações deve ser feita considerando o peso, altura e habilidade do esquiador, bem como o comprimento da sola da bota. 

No caso de um esquiador que está começando agora, caso sofra uma queda, é importante que o esqui se solte facilmente do calçado. Dessa maneira, é possível evitar que ocorram lesões nos joelhos. 

Bastões de esqui (ski poles)

Os bastões de esqui são importantes para oferecer maior equilíbrio, suporte e precisão nas passadas para quem está esquiando. 

Os itens costumam ser leves e, geralmente, são fabricados com alumínio. Eles podem variar de tamanho, então, é importante ter atenção ao comprimento dos bastões. 

No momento de fazer a escolha, coloque as botas, já que elas te deixarão com uma altura maior. Somente depois disso escolha o bastão de esqui ideal para você. 

Óculos de esqui 

Também conhecidos como “Goggles”, os óculos de esqui são importantes para oferecer uma boa visibilidade aos esquiadores. 

Afinal, lembre-se que você estará em um local com muita neve, o que pode prejudicar a sua visão. Esse item deve ser utilizado tanto em dias nublados quanto ensolarados. 

Capacete de esqui

Para esquiar na neve de maneira segura, é essencial utilizar um capacete de esqui. Existem diferentes modelos disponíveis, e cada um deles possuem suas próprias características, como: leveza, ventilação, estabilidade e assim por diante.  

Leia também: Dicas de como garantir a segurança na sua viagem

5 dicas para aprender a esquiar

Agora que você já sabe onde pode esquiar na neve e quais equipamentos deve utilizar, está na hora de saber como aprender o esporte. 

Para te ajudar, aqui estão algumas dicas importantes que todo iniciante no esqui deve ter muita atenção. 

Leia também: 10 esportes de neve para você conhecer e praticar na viagem

1. Tenha aulas com profissionais 

Geralmente, os destinos com pistas de esqui oferecem pacotes que incluem aulas para esportes na neve – seja esqui ou snowboard. Inclusive, as aulas costumam atender pessoas com diferentes idades e níveis de experiência. 

Portanto, se você realmente quer aprender a esquiar, verifique com o seu resort ou estação/pista de esqui se eles oferecem aulas com profissionais. 

Tenha em mente que os instrutores já estão acostumados a lidar com alunos com diferentes níveis de prática do esporte, incluindo os que nunca colocaram um esqui no pé. 

2. Escolha uma estação de esqui ideal para você

Dependendo do destino que você escolher, pode ser que encontre diversas opções de estações e pistas de esqui. Portanto, escolha uma que seja ideal para suas necessidades. 

Por exemplo, é importante escolher uma que seja para esquiadores iniciantes. Isso torna a experiência mais segura, além de fazer com que as pessoas sintam-se mais confiantes. 

3. Mantenha o equilíbrio

Essa dica pode parecer óbvia, mas é extremamente importante dizer que você precisa ficar de olho em como o seu corpo se move para conseguir manter o equilíbrio.

Se você é iniciante, é essencial que tente manter a calma o máximo que puder. Além disso, mantenha os joelhos flexionados, a cabeça reta – sem olhar para baixo – e os pés levemente virados para a parte de dentro. 

Todas essas ações ajudarão a manter o equilíbrio enquanto você esquia e também são necessárias para fazer o controle da velocidade. 

4. Respeite os seus limites

Assim como em outras situações da vida, é sempre importante respeitar os seus limites na hora de aprender a esquiar. Para se divertir, você não precisa fazer manobras incríveis e radicais. 

Inicialmente, aprenda as técnicas necessárias para manter o equilíbrio e a velocidade e vá se aperfeiçoando com o tempo. 

Outra questão importante é não se comparar com outros esquiadores. Você pode ver outras pessoas que também são iniciantes, mas também pode se deparar com quem já tem experiência em esquiar. Além disso, cada pessoa tem o seu tempo de aprendizado. 

5. Sempre utilize os itens necessários para esquiar

Sempre que esquiar, é muito importante que utilize todos os equipamentos necessários. Isto é, use um modelo de esqui adequado, capacete, botas, etc. 

Porém, além dos equipamentos, também é essencial que tenha atenção às roupas que utilizará. Como, neste artigo, estamos falando de destinos com neve e baixas temperaturas, é necessário que utilize roupas térmicas, bem como luvas e outros acessórios. 

Dica bônus: tenha um seguro viagem

Para que a sua experiência em esquiar na neve seja a melhor possível, temos uma dica bônus: considere contratar um seguro viagem internacional

Com esse tipo de serviço, você poderá viajar com uma maior tranquilidade. Afinal, caso aconteça alguma situação de acidente ou saúde, contará com a assistência médica adequada durante a viagem internacional. 

Além disso, em alguns países, é obrigatório ter seguro viagem para ocorrer o acesso do turista ao destino. 

A Coris é uma empresa especialista em seguros de viagem e tem mais de 30 anos de atuação no mercado. 

Quer saber mais sobre nossos serviços e qual deles é o ideal para sua necessidade? Acesse agora mesmo o nosso site e solicite uma cotação! 

Artigos relacionados