Taís Mahalem
Postado dia 27/04/2023
14:45

Eurotrip: como planejar uma viagem inesquecível

Pessoa de costas, com roupar de frio, luva, gorro e mochila nas costas, fazendo sinal de hang loose com a mão, com montanhas cobertas de neve ao fundo e bandeiras coloridas acima da cabeça

Viajar pelo continente europeu é uma experiência inesquecível, com diversas atrações e cidades para explorar. No entanto, é importante se organizar e se preparar adequadamente para garantir uma Eurotrip segura e tranquila.

A Eurotrip é uma viagem de aventura pela Europa, onde é possível visitar diversas cidades, conhecer diferentes culturas e experimentar uma variedade de culinárias.

Porém, para que a sua viagem seja um sucesso, é importante se preparar. Isso inclui planejar o seu roteiro, escolher as cidades que deseja visitar, reservar os seus hotéis e transportes. Mas, acima de tudo, é essencial que você esteja preparado para imprevistos.

Neste artigo, vamos te dar as melhores dicas de viagem e informações para você planejar a sua Eurotrip perfeita, sugestões de roteiros e muito mais. Então, continue lendo para saber tudo o que precisa para ter uma viagem tranquila e segura pela Europa.

O que significa Eurotrip?

Mas afinal, o que significa Eurotrip? Eurotrip é o nome carinhoso dado à viagem pelo continente europeu. O nome vem da junção das palavras, Europa com Trip. Trip, vem do inglês e significa viagem.

Por isso dar uma volta pelo continente europeu é comumente chamado de Eurotrip. E por ser um continente grande, é preciso se preparar antes da viagem. Veja abaixo algumas de nossas dicas.

Quantos dias dura uma Eurotrip?

Por ser um continente, há muitas opções de lugares, países, monumentos a serem visitados. Com isso, a viagem depende de sua disponibilidade e principalmente do foco da viagem.

Escolher as cidades que deseja visitar durante a Eurotrip é uma tarefa emocionante e pode parecer desafiadora. Afinal, são tantos lugares incríveis para conhecer.

Para começar, é importante definir quais são os seus interesses e prioridades. Você prefere cidades históricas, praias, montanhas ou uma mistura de tudo? Quais são as atrações e atividades que você gostaria de fazer durante a viagem?

Após ter uma ideia do que deseja, pesquise as cidades que melhor atendem a esses interesses. Considere a localização geográfica das cidades e a distância entre elas, para que o seu roteiro seja equilibrado.

Também é importante considerar a época do ano em que você está planejando a viagem. Algumas cidades podem ser mais agradáveis no verão, enquanto outras são melhores no inverno. Para te ajudar nessa tarefa, sugerimos algumas opções de roteiro para sua viagem:

Roteiro Eurotrip para 15 dias pelas praias europeias

  • Dia 1-3: Barcelona, Espanha – aproveite as praias urbanas de Barcelona, como a Praia Barceloneta, e explore a cidade cheia de vida;
  • Dia 4-5: Nice, França – visite a famosa Promenade des Anglais e aproveite as praias de águas cristalinas de Nice;
  • Dia 6-7: Cinque Terre, Itália – faça trilhas cênicas e relaxe nas praias de pedras da charmosa Cinque Terre;
  • Dia 8-9: Positano, Itália – conheça a deslumbrante costa Amalfitana, com suas praias espetaculares e um mar de tirar o fôlego;
  • Dia 10-11: Mykonos, Grécia – divirta-se nas praias de águas cristalinas e na vibrante vida noturna de Mykonos;
  • Dia 12-13: Santorini, Grécia – visite as belas praias de areia preta e vermelha de Santorini e desfrute das vistas impressionantes da ilha;
  • Dia 14-15: Ibiza, Espanha – curta as praias incríveis e a atmosfera animada de Ibiza, famosa por suas festas e vida noturna.

Roteiro Eurotrip para 20 dias por cidades históricas europeias

  • Dia 1-3: Atenas, Grécia – visite a Acrópole, o Parthenon e outros marcos históricos da Grécia Antiga;
  • Dia 4-5: Roma, Itália – conheça o Coliseu, o Fórum Romano e o Vaticano, e aprecie a arte em museus como o Galleria Borghese;
  • Dia 6-7: Florença, Itália – admire obras-primas da Renascença em museus como a Galleria degli Uffizi e a Academia de Belas Artes;
  • Dia 8-9: Veneza, Itália – aprecie a arte veneziana em museus como o Palácio Ducal e a Galleria dell’Accademia;
  • Dia 10-11: Paris, França – visite o Louvre e o Musée d’Orsay, além de outras atrações históricas como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame;
  • Dia 12-13: Amsterdã, Holanda – explore museus como o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh, além de conhecer a história da cidade em atrações como o Anne Frank House;
  • Dia 14-15: Berlim, Alemanha – conheça a história da Segunda Guerra Mundial em museus como o Checkpoint Charlie e o Memorial do Holocausto;
  • Dia 16-17: Viena, Áustria – visite o Palácio de Schönbrunn e a Biblioteca Nacional Austríaca, e conheça a história musical da cidade em atrações como a Casa de Mozart;
  • Dia 18-19: Praga, República Tcheca – explore o Castelo de Praga e o Museu Nacional, além de apreciar a arquitetura gótica e barroca da cidade;
  • Dia 20: Budapeste, Hungria – visite o Castelo de Buda e a Basílica de Santo Estêvão, além de relaxar nas famosas águas termais de Budapeste.

Veja também: Os 10 principais museus na Europa que você não pode deixar de visitar!

Roteiro Eurotrip para 30 dias para quem quer aproveitar tudo o que a Europa pode oferecer

  • Dia 1-3: Atenas, Grécia – visite a Acrópole, o Parthenon e outros marcos históricos da Grécia Antiga.
  • Dia 4-5: Mykonos, Grécia – relaxe nas belas praias e aprecie a gastronomia local.
  • Dia 6-7: Roma, Itália – conheça o Coliseu, o Fórum Romano e o Vaticano, e aprecie a arte em museus como o Galleria Borghese.
  • Dia 8-9: Florença, Itália – admire obras-primas da Renascença em museus como a Galleria degli Uffizi e a Academia de Belas Artes.
  • Dia 10-11: Cinque Terre, Itália – explore as belas cidades litorâneas e saboreie a deliciosa culinária italiana.
  • Dia 12-13: Barcelona, Espanha – visite a arquitetura única de Gaudí e experimente a culinária catalã.
  • Dia 14-15: Nice, França – relaxe nas praias e aproveite a culinária mediterrânea.
  • Dia 16-17: Paris, França – visite o Louvre e o Musée d’Orsay, além de outras atrações históricas como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame.
  • Dia 18-19: Amsterdã, Holanda – explore museus como o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh, além de conhecer a história da cidade em atrações como o Anne Frank House.
  • Dia 20-21: Berlim, Alemanha – conheça a história da Segunda Guerra Mundial em museus como o Checkpoint Charlie e o Memorial do Holocausto.
  • Dia 22-23: Praga, República Tcheca – explore o Castelo de Praga e o Museu Nacional, além de apreciar a arquitetura gótica e barroca da cidade.
  • Dia 24-25: Viena, Áustria – visite o Palácio de Schönbrunn e a Biblioteca Nacional Austríaca, e conheça a história musical da cidade em atrações como a Casa de Mozart.
  • Dia 26-27: Dubrovnik, Croácia – relaxe nas belas praias e explore a cidade antiga, Patrimônio Mundial da UNESCO.
  • Dia 28-29: Santorini, Grécia – desfrute das praias e aprecie a vista incrível da ilha, além de saborear a culinária local.
  • Dia 30: Atenas, Grécia – aproveite o último dia na cidade para experimentar a deliciosa comida grega e fazer compras antes de voltar para casa.

Como planejar sua viagem

Como a ideia de fazer uma Eurotrip é conhecer muitos países e aproveitar ao máximo cada lugar, é sempre importante se organizar com gastos. Então, veja algumas dicas que vão te ajudar a manter o orçamento sob controle durante a sua viagem. 

Antes de viajar

É muito importante se preparar antes de viajar para outro continente. Assim, como é sempre preciso comprar a passagem antes, e quanto mais antecedência, mais barato, há outros pontos que também devem ser considerados.

A maioria dos países de entrada da Europa não exigem visto se o turista ficar por menos de 3 meses. Porém, é preciso averiguar se algum exige comprovação de vacinação, como Covid-19. Além de a maioria pedir passagem de volta já comprada.

Alguns países também solicitam que haja alguma comprovação financeira, para o tempo de estadia no continente, podendo ser um limite de cartão de crédito internacional. E também comprovante de estadia, como a reserva de um hotel.

Entretanto, o seguro viagem internacional é algo obrigatório para entrada na Europa, nos países do tratado de Schengen, com cobertura mínima de 30 mil euros, sendo essencial buscar por uma empresa de confiança como a Coris, para aproveitar ao máximo sua estadia.

Leia também: Entenda o que é Tratado de Schengen e a obrigatoriedade para seguros

Transporte

A maioria das cidades tem transporte público e são ótimas opções de transporte, que além de serem mais baratos, muitas vezes oferecem uma ótima maneira de conhecer as cidades. 

Há também a possibilidade de adquirir bilhetes de transporte em pacotes que incluem vários dias ou várias viagens, pois geralmente são mais econômicos do que comprar bilhetes individuais.

De forma geral, o ideal é se preparar ao máximo, comprando as passagens dos transportes que forem possíveis comprar diretamente aqui do Brasil, como trens e/ou avião entre cidades, ou se informar onde e como adquirir transporte local em cada cidade.

Veja mais: Como viajar de trem pela Europa? Aproveite gastando pouco!

Hospedagem

Hospedagem na Europa varia muito de país para país, de qual o budget separado para a viagem e o nível de conforto desejado. Somente após a decisão financeira é indicado pensar na localização.

Se a ideia é economizar com hospedagem, os hostels são uma ótima opção, sendo uma ótima alternativa para quem viaja sozinho, já que geralmente os quartos são compartilhados, e as pessoas que estão compartilhando o mesmo quarto, acabam fazendo amizade.

Se a ideia é mais conforto, viagem em família, existem hotéis de vários tamanhos, níveis e estrelas, normalmente ficando mais centrais e próximos a pontos turísticos. A opção de alugar uma casa, como em aplicativos do AirBnb, é ótima, já que oferece mais privacidade e conforto.

O importante é se organizar, pensar nas opções financeiras e após, na localização, e então reservar cada hospedagem no respectivo país de sua Eurotrip.

Passeios

Como falamos anteriormente, há passeios para todos os gostos. Existem opções para quem quer mais contato com a natureza, ou para quem busca algo mais histórico, como ruínas e museus. 

Alguns passeios são ao ar livre, e não há necessidade de adquirir ingresso ou entrada, como uma praia ou um parque público. Enquanto outros, é preciso entrada a uma área específica, ou a atração como um todo.

Compre ingressos antecipados para as atrações turísticas que for possível, principalmente as maiores e mais famosas, como museus e monumentos, para evitar filas e economizar tempo. Algumas atrações oferecem ingressos combinados que podem ajudar a economizar.

Leia também: Turismo na Europa: 4 dicas de destinos para conhecer pelo continente

Alimentação

Há lugares em que a gastronomia local é uma das principais atrações, isto por seus sabores que se diferenciam do resto do mundo. Nestes lugares vale a pena guardar um pedaço do orçamento específico para comer bem.

Assim como há locais que são como as grandes cidades do mundo, onde conseguirá encontrar as mais variadas opções culinárias e orçamentárias. Podendo comer em lugares mais sofisticados e gastar mais, ou em lugares mais regionais, gastando menos.

Uma boa dica, principalmente para quem gosta de conhecer a culinária local, e experimentar sabores diferentes, é perguntar aos nativos locais onde eles normalmente comem, ou onde indicam para comer.

Levar lanches saudáveis, como barras de cereais, frutas secas ou nozes, ou até mesmo um lanche natural, podendo ser feito em casa, para se alimentar entre as refeições, é uma forma de aguentar bem o dia de turismo. E claro, beber muita água.

Seguro viagem internacional: sua segurança no exterior

Contratar um seguro viagem internacional para a sua Eurotrip é extremamente importante, para garantir uma viagem tranquila. O seguro viagem pode ajudar a cobrir despesas médicas em caso de emergência ou acidente, como consultas médicas, tratamentos e até mesmo hospitalização.

A cobertura também inclui despesas com atrasos ou cancelamentos de voos, bagagem perdida ou roubada, entre outros imprevistos. Além de ser obrigatório para entrar na Europa.

O seguro viagem para Europa te garante uma entrada no continente sem maiores problemas, te ajudando também a ter uma viagem mais tranquila, estando preparado para as situações inesperadas com assistência 24 horas, em qualquer lugar do mundo, durante toda sua viagem.

Viajar pelo continente europeu é uma experiência inesquecível, com diversas atrações e cidades para explorar. No entanto, é importante se organizar e se preparar adequadamente para escolher o melhor seguro viagem.  

Com a Coris, você pode ter a tranquilidade de saber que terá apoio e suporte em caso de necessidade, garantindo uma viagem mais tranquila e segura. 

Clique aqui para fazer sua cotação de seguro viagem e solicite falar com um de nossos especialistas, caso tenha dúvidas!

Artigos relacionados