Taís Mahalem
Postado dia 02/05/2022
15:03

Parques nacionais que amantes de aventura precisam visitar!

Parque nacional do Brasil

Os parques nacionais são atrações tanto para admirar quanto para relaxar ou se jogar e aproveitar com o máximo de adrenalina. Aqui no Brasil existem muitas áreas naturais protegidas para preservação da fauna e a flora. Mesmo assim, a visitação em grande parte desses complexos é liberada, existindo inclusive diversos tipos de atividade dentro de cada território.

Como resultado disso, temos acessos a regiões com paisagens encantadoras e também muita aventura para quem gosta de esportes nada básicos. Para te ajudar a conhecer mais sobre os parques brasileiros, a Coris preparou uma lista com 10 dos mais indicados para quem deseja unir descanso e emoção!

Caso não esteja familiarizado com esse tipo de viagem, confira nosso post sobre o que é turismo de aventura. Nele, te explicamos melhor os detalhes desse estilo de passeio!

10 parques nacionais para praticar esportes de aventura

Trilhas, animais exóticos, altura e muito mais você pode encontrar ao visitar as indicações de viagem que traremos aqui. É importante ressaltar que quando mencionamos os parque nacionais, estamos incluindo todos aqueles que estão dentro do território brasileiro, incluindo os parques estaduais, ok?

Então vamos à lista!

1. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, PE

Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso na terra – ou seria na água?. O Parque Nacional Marinho é composto pelo arquipélago que possui algumas das praias mais lindas do mundo. A formação geológica vulcânica abriga uma enorme biodiversidade de plantas e animais, inclusive sendo abrigo de espécies marinhas ameaçadas de extinção.

Existe um certo controle para quem quer visitar essa região mas, uma vez lá, você poderá apreciar paisagens inesquecíveis. Para os aventureiros de plantão, é possível praticar mergulho com cilindro e nadar próximo a tartarugas marinhas, moreias, golfinhos e muitas espécies de peixes. O snorkeling também é uma opção para poder observar os corais.

2. Parque Nacional de Aparados da Serra, SC

Aparados da Serra é um grupo de canyons que ficam bem na divisa entre os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul – já dá até para imaginar o frio que faz por lá, não é mesmo? A geografia da região impressiona e os paredões com mais de 700m de altura parecem fruto de um corte preciso de faca, de tão retos que são.

Além das belas paisagens, o trekking é uma das maiores atrações que levam os turistas a esse destino. Você pode caminhar pela borda dos desfiladeiros na parte superior, ou se aventurar nas trilhas no pé dessas montanhas e passar por rios e cachoeiras.

Não muito longe dali, em Torres, é possível encontrar outra opção de aventura nos ares. Saiba mais sobre isso em nosso post sobre destinos para fazer passeios de balão!

3. Parque Nacional da Tijuca, RJ

O Parque onde fica o Cristo Redentor abriga a maior floresta urbana do mundo e oferece uma variedade de opções para os exploradores. Com muito contato com a natureza, você poderá fazer trilhas, escalada, rapel e até visitar cachoeiras que ficam no meio da Floresta da Tijuca.

Saindo da parte baixa do morro, é possível passar por monumentos e mirantes durante a subida, finalizando a trilha aos pés do Cristo Redentor. Uma memória e tanto, não acha?

4. Parque Nacional do Pico da Neblina, AM

O Parque Nacional do Pico da Neblina fica quase na fronteira com a Venezuela e possui mais de 2 milhões de hectares de extensão. Fica a um dia de barco saindo de Manaus e abriga o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina. Existe uma infinidade de trilhas dentro do parque e diversas atividades de montanhismo.

É possível contratar guias para aproveitar melhor sua estadia no Parque e realizar todas as atividades em segurança.

5. Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA

O Parque Nacional da Chapada Diamantina conta com mais de 300km de trilhas para quem gosta de praticar trekking. Existem opções de caminho para trilheiros de todos os níveis e, ao caminhar, poderão aproveitar as dezenas de cachoeiras e também as piscinas naturais que se formam na região.

Parque nacional da chapada Diamantina - Bahia

A segunda maior cachoeira do Brasil está dentro do território da Chapada e é claro que estamos falando da Cachoeira da Fumaça. Por lá você também poderá se banhar em Poço Azul ou na tranquila Cachoeira do Sossego. Calor não vai passar!

6. Parque Nacional Marinho do Abrolhos, BA

Também chamado de PARNA MAR Abrolhos, o Parque de Abrolhos é um conjunto de 5 ilhas. Essa região na Bahia abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e ainda possui uma enorme barreira de corais. Por lá, atrações é o que não faltam: paisagens lindas, gastronomia de primeira e ainda muitas atividades marinhas.

Nesse destino você conseguirá observar as grandes Baleias Jubartes, que vêm para essa área em determinadas épocas do ano. Para deixar essa aventura com um pouco mais de adrenalina, você pode alugar cilindros de oxigênio e equipamentos para mergulhos na área dos corais em meio a diversos animais marinhos.

Se você gosta de viagens beira-mar, conheça também nosso post com 7 praias paradisíacas fora do Brasil e veja ótimas opções para incluir em seu roteiro.

7. Parque Estadual do Alto da Ribeira, SP

Bem ao sul do estado de São Paulo se encontra o Parque do Alto da Ribeira. Essa região é, assim como as outras nessa lista, um verdadeiro paraíso natural. No entanto, o que destaca esse destino é quantidade de cavernas já descobertas por lá: no total são mais de 300.

Além disso, os visitantes podem ir à belas cachoeiras e praticar rapel – existem opções para diversos níveis de experiência. Para finalizar a experiência, praticando um pouco mais de trekking, também encontrará sítios arqueológicos dentro da mata.

8. Parque Nacional da Chapada das Mesas, MA

A Chapada das Mesas é mais um dos grandes aglomerados de cânions do Brasil. Essa área com paredões e piscinas naturais de água cristalina possui cerca de 1600km², e abriga uma variedade de fauna e flora. Uma das grandes atrações desse destino no Cerrado brasileiro é o Santuário da Pedra Caída, um complexo turístico com cachoeiras e desfiladeiros dentro do parque.

Por lá é possível praticar esportes de aventura como tirolesa, rapel e trekking. Vale a pena a visita!

9. Parque Nacional do Itatiaia, RJ

Com montanhas de tira o fôlego e inúmeras trilhas desafiadoras, o Parque Nacional do Itatiaia é mais uma das opções carioca em nossa lista. A região possui espaços de camping e também centros turísticos com construções para se visitar. No entanto, a beleza maior da área está na natureza que o parque abriga, servindo de refúgio para muitos moradores da capital do estado que fica há pouco mais de 2h de distância dali.

Além da trilhas, muitos visitantes vão à Itatiaia por conta do rapel que é uma atração muito forte na região.

10. Parque Estadual do Jalapão, TO

O Jalapão é um dos parques brasileiros mais conhecidos. Com seus mais de 34 mil km², essa região abriga diversos morros, cachoeiras e cânions. No entanto, a atração mais famosa desse paraíso são os grandes fervedouros, que são piscinas naturais em que a água sai com tanta pressão dos lençóis freáticos que mantém as pessoas apenas boiando, mesmo se tentarem afundar.

Lago no Jalapão

Os aventureiros podem contratar guias para praticar atividades como raffiting, tirolesa, canoagem, rapel e muitas outras. É necessário de guias profissionais para realizar esses esportes no parque, mas algumas trilhas de nível fácil são liberadas ao público desacompanhado.

E aí, você já conhecia esses parques nacionais com opções para os fãs de aventura? Não se esqueça que é importante estar protegido com um seguro viagem para viver essas experiências, então confira todos os conteúdos da blog da Coris sobre o assunto!

Artigos relacionados