Taís Mahalem
Postado dia 08/07/2019
12:00

Nove lugares para provar pizza ao redor do mundo

fatia sendo retirada da pizza de pepperoni

A Itália foi a grande responsável pela criação da pizza como conhecemos hoje – massa redonda, coberta com molho de tomate e queijo –, mas não foi no país que ela surgiu. Sua origem foi cerca de 6 mil anos atrás, no Oriente Médio. No início, era somente um pão em forma de disco, mas sua receita foi sendo alterada com o passar dos séculos. No Brasil, é possível encontrá-la em praticamente todas as cidades, e os sabores abusam da criatividade.

Só que nosso país não é o único quando o assunto é inovar na criação de pizzas. Por ser um prato altamente versátil, cada lugar adaptou a pizza aos seus costumes e ingredientes tradicionais. Confira alguns desses sabores inusitados a seguir e aproveite para prová-los em sua próxima viagem.

Rússia

Em Moscou, é comum encontrar a pizza mockba, que contém diferentes peixes como atum, sardinhas, cavala e salmão. Seus maiores diferenciais são a grande quantidade de cebola e o fato de ela ser servida fria.

Coreia do Sul

Assim como os brasileiros, os coreanos também são versáteis na criação das pizzas. Obviamente, eles inserem um toque tradicional no recheio, como o galbi, frango frito picante típico do país. É comum encontrar também pizzas com jalapeños, uma pimenta mexicana.

Líbano

Duas pizzas assadas servidas em pratos à mesa

O Líbano tem sua própria versão da pizza: o manakish. Coberto com tomilho, queijo ou carne moída, é servido tradicionalmente no café da manhã ou no almoço. Sua massa também pode ser dobrada, lembrando um calzone, e há variações com recheio de carne de cordeiro.

Índia

Mesmo que na Índia não se coma carne bovina, os recheios para pizzas indianas não deixam de dar água na boca. Paneer, um queijo tradicional que lembra o cotage, é um desses saborosos ingredientes. Tofu, carne de galinha ou de cordeiro são outras opções muito populares.

Japão

Conhecida como okonomiyaki, a pizza japonesa pode variar muito dependendo do freguês. Isso porque quem escolhe o recheio é a pessoa que está comprando. Sua massa lembra um crepe japonês ou uma panqueca salgada e é possível colocar carne de porco, camarão, bolo de arroz, lula, legumes e outras centenas de ingredientes.

Estados Unidos

Mulher com blusa vermelha mordendo pedaço de pizza grande

Os norte-americanos amam pizza, e costumam prepará-las com a massa grossa. Por ser tão amada em todo o país, é possível encontrá-la em qualquer lugar e pagar muito barato. Em Nova York, por exemplo, há pedaços gigantes de pizza por apenas um dólar. E eles também têm sabores diferentes, como famosa pizza de alcachofra do Artichoke Basille’s Pizza.

Itália

O país que é o berço das pizzas tradicionais é o lugar perfeito para experimentar clássicos. Lá, as pizzas são muito mais simples que no Brasil: têm muito molho de tomate, a massa bem fininha e sabores mais básicos, o que faz com que elas sejam menos pesadas do que somos acostumados. Por isso, a pizza italiana é um prato individual, por mais que pareça grande à primeira vista.

Argentina

Nossos hermanos argentinos são os inventores da fugazza, que não tem molho de tomate. Costuma levar queijo, cebolas e azeitonas e orégano. Há variações com queijo muçarela ou parmesão, e ambas são deliciosas.

Austrália

O canguru é um ingrediente conhecido nas pizzas australianas, que também podem ter pimentões, pimentas e frutas nativas, que tornam o sabor agridoce. Também há opções curiosas como a pizza de ema ou a de camarão com abacaxi e molho barbecue.

Se você gosta de explorar a gastronomia em suas viagens, confira nosso post com cinco países para provar novos sabores.

Para conhecer esses destinos com segurança e curtir com tranquilidade cada aventura e sabor sem se preocupar com imprevistos, faça seu seguro viagem com a Coris!

Artigos relacionados