Taís Mahalem
Postado dia 17/05/2023
16:08

Gastronomia na Itália: 10 lugares para aprender o melhor da cozinha italiana

Mesa branca com cadeira de madeira ao lado e massa sendo preparada acima da mesa, com rolo de madeira

Visitar a Itália é sinônimo de curtir uma boa gastronomia, aproveitando ao máximo os pratos típicos. Por isso, preparamos uma lista com cidades nas quais você encontrará tudo de melhor da gastronomia na Itália! Assim, será possível experimentar novos sabores na sua viagem! 

Dentre as grandes tradições culinárias que se tem no mundo, não dá para negar que a italiana é uma das que mais arrastam admiradores.

Afinal, qualquer um que tem a oportunidade de degustar um prato típico de lá nunca se esquece, desejando sempre consumir mais e mais delícias desse país da Europa.

A gastronomia da Itália é cheia de temperos marcantes, como o manjericão, além de haver uma área de confeitaria muito apreciada, com o cannoli, o tiramisu e o famoso Gelato como grandes exemplos.

Se você quer fazer cursos de gastronomia na Itália ou apenas curtir receitas italianas maravilhosas, continue lendo este artigo, pois ele está repleto de informações interessantes! 

Leia também: Turismo na Europa: 4 dicas de destinos para conhecer pelo continente

Qual é a gastronomia da Itália? 

A gastronomia italiana é o que chamamos de mediterrânea, ou seja, ela contempla muitos frutos-do-mar e peixes. Além disso, é uma culinária rica de legumes e de temperos, proporcionando um paladar que as pessoas não esquecem.

Ao se falar da cozinha italiana, é claro que a maioria das pessoas pensa nos salgados, como a sua famosa macarronada. Entretanto, há muitos doces que também enchem a boca de qualquer turista e, claro, dos moradores das várias regiões desse país fascinante. 

Quais são os pratos típicos da Itália? 

É claro que a gastronomia da Itália tem os seus pratos típicos, aqueles que toda família sabe fazer e cujo consumo é até mesmo uma tradição.

A seguir, você fica sabendo de alguns desses pratos: 

Pizza

Balcão em l com pizza quadradas sobre

Dentre os ingredientes italianos usados para fazer a pizza, o que mais se destaca é a folha inteira de manjericão e o molho de tomate. Bem diferente do que se vê no Brasil, não há tanto recheio: na verdade, muitos italianos apreciam mais a massa.

Um dos fatos interessantes sobre a Itália é que a massa da pizza costuma ser até bem mais grossa do que o observado no Brasil.

Risoto

Bowl com risoto e com tomates cereja e folhas de manjericão

O risoto é um prato bem característico da Itália, tratando-se de arroz cozido em caldo de carne, de legumes e até em vinho tinto.

Sem dúvida, é um dos pratos típicos mais chiques do país e consumido nos momentos em que se quer comemorar algo ou impressionar alguém. 

Macarronada

Prato de macarronada italiana

Mesmo que o macarrão seja uma invenção dos chineses, não se pode negar que a macarronada conheceu seus dias de glória devido à cozinha italiana.

Tanto que há diversas variações, como o pesto, o macarrão à bolonhesa, carbonara e muito mais, sempre com uma quantidade bem grande de molho. 

Antepasto

Tábua de madeira em cima de mesa de madeira contendo 4 torradas com antepasto

O antepasto costuma ser uma mistura de berinjela, pimentão e azeitona, sendo usada antes das refeições como um aperitivo.

Uma das principais maneiras de consumir o antepasto é com pão, sendo uma entrada bem comum nos restaurantes. 

Cannoli

3 Cannolis recheados e polvilhados

O cannoli faz parte do grupo das sobremesas da gastronomia da Itália e é um canudo de massa recheado de forma generosa com deliciosos cremes, podendo também ser polvilhado. 

Gelato

Gelatos em travessas de alumínio e espátulas dentro de cada

O famoso Gelato, é um produto artesanal típico da Itália. Muito parecido com nosso sorvete, porém feito de forma totalmente artesanal. Apesar de serem feitos com gordura do leite de vaca, contém de 5% a 9% menos gordura que nossos sorvetes industrializados.

Qual é a comida mais famosa da Itália? 

É impossível mencionar outro prato que não seja a pizza, como a comida mais famosa da Itália, já que esse é o prato que faz com que as pessoas pensem imediatamente na Itália.

Uma curiosidade interessante é que, na Itália, é possível encontrar sabores diferentes do que consumimos aqui, como a pizza parmigiana.

Há também a pizza marinara, que é bem curiosa: tem somente molho de tomate em cima da massa, sendo possível observar também alho em pedaços. 

A importância da Gastronomia na cultura italiana 

Para os italianos, o hábito de fazer comida para a sua família e para as pessoas amadas é muito importante, sendo essa a razão de a gastronomia da Itália ser tão forte.

Ao observar famílias brasileiras compostas por descendentes de italianos, é perceptível o quanto os almoços de domingo, com comida farta, fazem parte da cultura.

Mais do que estar à mesa ou mesmo na cozinha preparando os pratos, trata-se de uma ocasião para que as pessoas amadas fiquem próximas, coisa muito valorizada na cultura italiana. 

Cidades para aprender o melhor da cozinha italiana 

Para quem tem o desejo de estudar mais sobre a gastronomia da Itália, há algumas opções de lugares com cursos muito interessantes: 

  1. Florença
  2. Montalcino
  3. Sardenha
  4. Veneza
  5. Chianti
  6. Parma
  7. Sicília
  8. Roma
  9. Toscana
  10. Calábria

Cada lugar tem seu benefício, sendo ideal procurar escolas que combinem mais com cada objetivo e planejamento, inclusive financeiro, de cada pessoa. Alguns por escolas famosas, outros por comidas típicas, vinícolas, restaurantes ou até pela própria tradição.

Na região da Calábria, há escolas famosas, como Italian Culinary Institute, Maccaroni Chef Academy e Scuola di Arte Culinaria Cordon Bleu. Assim como a região de Parma, famosa pelos presuntos Parma e queijo Parmigiano e a Academia Barilla. 

Ou a cidade de Bologna, também na região de Parma, conhecida pela Universidade do Gelato, onde é possível aprender os segredos de um gelato original e até mesmo a fazer uma análise sensorial.

Veja também: Viajar para Itália: guia para planejar sua viagem para o país

Quanto custa um curso de gastronomia na Itália 

É claro que muita gente tem o sonho de aprender a gastronomia típica da Itália diretamente de lá e, para isso, é interessante se preparar com relação aos custos. Esses custos vão variar conforme o curso e cidade desejado. Porém, os gastos a serem considerados são:

Documentação de viagem, como seguro viagem internacional, que além de ser obrigatório para entrada no país, é muito importante para se proteger de imprevistos, passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte e claro, curso escolhido.

Vale a pena contatar as escolas de gastronomia locais para perguntar sobre a possibilidade de bolsas e até mesmo de hospedagem para quem vai até lá fazer os seus cursos. 

Viajar para a Itália significa o sonho de vida de muita gente, especialmente de quem é apaixonado por gastronomia. Por isso a importância de se preparar, como ter um seguro viagem, obrigatório para os países do tratado de Schengen.

Saiba mais em: Entenda o que é Tratado de Schengen e a obrigatoriedade para seguros

Indiscutivelmente, a Itália é um dos principais pontos culturais do mundo e os seus pratos típicos encantam pessoas há muitos séculos, todos temperados de uma forma única.

Justamente por tudo o que a cozinha italiana representa, vale muito a pena considerar a ideia de fazer um curso por lá e aprender na fonte todos os segredos dessa culinária fantástica!

Quer saber como ir para a Itália sem preocupações? Venha fazer uma cotação com a Coris!

Artigos relacionados