Taís Mahalem
Postado dia 02/07/2019
12:00

Viagem de inverno pela América do Sul: opções de destinos

Pessoa na neve com roupa de esquiar colorida com os braços para cima

Em função do inverno ameno, característico do clima do Brasil, para vivermos experiências como temperaturas negativas, neve e esqui é necessário ir para o exterior. Isso explica o verdadeiro frisson que atinge os brasileiros nesta época do ano: o inverno está chegando e, com ele, a possibilidade de viagens incríveis pela América do Sul, principalmente no Chile e na Argentina, onde é possível conhecer uma estação fria de verdade.

Onde e quando ver neve

Embora o tão esperado inverno comece em 21 de junho, é possível ver neve nas regiões montanhosas da Argentina e do Chile antes disso. Para praticar esqui ou snowboard, vale a pena deixar a viagem para julho ou agosto, quando a neve é garantida. O início e o final da estação (junho e setembro) podem ter tempestades de neve menos intensas, o que pode significar menos neve e até centros de esqui fechados.

Estações de esqui na Argentina e Chile

Juntos, esses dois países sul-americanos somam mais de 15 estações de esqui em seu território. Enquanto a Argentina tem Las Leñas, com a estação com maior área esquiável da América do Sul, o Chile conta com Chillán, onde está a pista mais longa do continente, chamada Três Marias.

E, se os hermanos contam com as vizinhas San Carlos de Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de Los Andes, com três estações próximas e vilarejos muito charmosos, o Chile oferece o grandioso Valle Nevado, El Colorado, Farellones e La Parva, uma pertinho da outra e a cerca de uma hora e meia da animada capital Santiago. Confira mais informações sobre as estações de esqui.

Estações de água termal

Há mais, é claro. O Chile conta com dois destinos onde, além das estações de esqui, há estações de água termal: Chillán e Pucón. Por lá, você poderá usar roupas de banho, imerso em uma piscina de água quente rodeada por neve. Ao todo são mais de 270 fontes distribuídas pelo país, e nem todas foram exploradas pelo homem.

Em Chillán, tanto a estação de esqui quanto as termas são administradas pelo grupo hoteleiro Nevados de Chillán, mas não é necessário se preocupar: a utilização de ambas é aberta também para não hóspedes.

No caso de Pucón, as opções são variadas. A região tem cerca de 10 termas, sendo a Geométrica a mais recomendada. A área é de natureza exuberante, com cachoeira e águas entre 35º e 45º. Sem dúvida, é uma opção válida para quem busca, além dos esportes, tirar um dia para relaxar.

Patagônia, parada obrigatória

Já a Argentina tem uma estação em plena Patagônia, na exótica e fascinante cidade de Ushuaia. Lá é possível ver também pinguins, que são praticamente o cartão postal da cidade, e os pontos turísticos são muito variados. O Farol do Fim do Mundo, por exemplo, é um monumento histórico que não pode ficar de fora do roteiro.

Não podemos deixar de lado também a gastronomia local, repleta de saborosos pratos típicos que vão do cordeiro patagônico à centolla. As famosas empanadas são outra opção deliciosa com uma variedade de recheios, como queijo roquefort, cordeiro, cebola, carne, frango, presunto, entre outros. O importante é experimentar!

Esquiar é um esporte de aventura e, como tal, oferece alguns riscos. É sempre bom saber que, na ocorrência de qualquer eventualidade, você pode contar com um seguro. O Seguro Viagem Coris oferece cobertura para esportes de inverno e aventura. Faça uma cotação agora mesmo.

Artigos relacionados