Taís Mahalem
Postado dia 22/02/2022
13:09

Como viajar de trem pela Europa? Aproveite gastando pouco!

Trem andando sobre uma ponte com montanhas nevadas

Quem tem vontade de conhecer o Velho Continente já deve ter pensado sobre viajar de trem pela Europa. A ideia de cruzar territórios em uma locomotiva pode parecer loucura, mas não é! Essa modalidade de viagem realmente existe e é muito procurada, principalmente por quem quer pagar barato para conhecer mais que um país.

Está curioso sobre como viajar de trem pela Europa? A Coris preparou um conteúdo repleto de informações importantes e ainda uma dica de roteiro para um passeio de 3 dias utilizando as locomotivas como seu principal transporte! Continue a leitura e confira tudo o que um viajante precisa saber sobre esse estilo de viagem!

Mas realmente dá para viajar pela Europa de trem?

Sim, é possível conhecer diversos países do continente europeu a bordo de trens. São mais de 20 nações conectadas pelas ferrovias e que têm essa, como uma das opções mais acessíveis de viagem. Os turistas podem ter acesso à plataformas ferroviárias desde os destinos mais procurados como o Reino Unido, França e Itália, como à localidades que não estão no radar da maioria dos aventureiros – mas que não são menos impressionantes.

No entanto, é importante entender que não compensa optar por esse tipo de transporte em todas as rotas. Algumas cidades são longe demais umas das outras e, mesmo que exista a opção da visita de trem, essa escolha custaria muitas horas a mais que um voo. E, cá entre nós, ninguém quer perder nenhum minuto de diversão numa viagem, certo?

O melhor é optar pelas locomotivas em viagens com duração de até 4:30h. Essa é uma média boa para descansar um pouco, conferir as redes sociais e aproveitar o passeio sem enjoar. Muito mais que isso, o valor e a espera já não resultam em um bom custo benefício.

Quais são as vantagens desse estilo de viagem?

Você pode estar se perguntando o motivo dos trens serem tão procurados tanto por europeus quanto pelos turistas que vão conhecer a região. A realidade é que existem muitas vantagens para quem escolhe as linhas ferroviárias para levá-lo até seu próximo destino. Algumas delas são:

  • praticidade: esse tipo de viagem não tem toda a burocracia de check-in, check-out ou espera por malas como quando vamos voar;
  • preço: mesmo existindo as companhias aéreas low cost, em geral, os bilhetes de trem são mais baratos;
  • localização: as estações de trem normalmente são nas áreas centrais das cidades, o que facilita sair dali direto para pontos turísticos, os principais hotéis e para o comércio;
  • conforto: bancos macios e confortáveis para descansar com tranquilidade, o que não seria possível caso optasse por alugar um carro, por exemplo;
  • paisagens de tirar o fôlego: a Europa tem uma beleza natural incomparável, mas que não se destaca nas grandes cidades turísticas. Uma viagem de trem pode ser o momento perfeito para observar com calma paisagens que nunca viu antes.

Não podemos deixar de falar, é claro, da experiência única que as viagens de trem pela Europa proporcionam. Esse meio de transporte não é tão comum no Brasil, por isso, o melhor é fazer ao menos um trajeto com as locomotivas para saber como é. Para não ter problemas na hora de se planejar, entenda melhor como funcionam essas rotas!

Veja também: 10 passos para planejar a viagem ideal!

Como funcionam as viagens de trem pela Europa?

Se gostou da ideia de conhecer novos destinos no Velho Continente por meio de trens, é bom entender como funcionam essas viagens. Para começo de conversa, você precisa ter em mente que existem dois tipos de bilhetes. São eles:

Mulher na janela de um trem
  1. bilhete por trecho único: é válido apenas por uma viagem, ou seja, só cobre a saída de um destino até outra estação;
  2. bilhete por múltiplos trechos: funcionam como uma espécie de sistema de integração, o mesmo bilhete é válido para diferentes embarques e desembarques em uma rota – inclusive passando de um país para outro.

O primeiro tipo é melhor para quem fará viagens regionais e só tem mais um destino. O valor da passagem depende do tamanho do trecho que irá percorrer e as poltronas nesses casos não são marcadas. Há como comprar esse bilhetes pela internet, conseguindo bons descontos de mais de 50%, se adquiridos até 2 meses antes do embarque.

Já os bilhetes de múltiplos trechos são o ideal para quem quer visitar mais que uma cidade ou país, mas não tem um roteiro fechado com antecedência. Essas passagens possuem tarifas menores para menores de 26 anos e oferecem flexibilidade de datas e horário. Isso porque não é preciso agendar com antecedência o próximo ponto do mapa que irá conhecer.

É necessário conferir em cada companhia ferroviária se os tickets online são aceitos, se é preciso imprimi-los ou se existe como retirar-los na estação. Cada localidade e empresa possui suas regras próprias sobre a política de tickets para viagem de trem, assim como diferentes trens. Entenda quais são as categorias de locomotivas que existem para viajar pela Europa.

Tipos de trem para viajar

Quem já assistiu aos filmes de Harry Potter pode acabar imaginando que todos os trens europeus são aquelas antigas locomotivas. O Hogwarts Express de fato é igual alguns trens que circulam pelas ferrovias de alguns países ainda, mas existem outros modelos muito mais comuns de serem vistos.

Conheça quais os tipos que existem para esse tipo de viagem:

  1. alta velocidade: os melhores para trajetos entre países diferentes, os mais modernos e também mais caros. Contam com vagão-restaurante, wi-fi a bordo e mais comodidades;
  2. regionais: mais comuns saindo dos centros turísticos para pequenas cidades da região ou vilarejos. Eles possuem as tarifas mais baixas, no entanto, fazem muitas paradas;
  3. intercidades: o meio-termo entre os dois anteriores, esses trens ligam grandes cidades geralmente no mesmo país. Não são tão caros quanto os de alta velocidade, mas possuem menos paradas que os regionais.

Agora que conhece as principais informações sobre as viagens de trem pela Europa, que tal descobrir destinos cheios de cultura, pontos turísticos badalados e que cabe em um roteiro de 3 dias de viagem? A Coris tem as melhores dicas de roteiros!

Como viajar de trem pela Europa? Veja nossa dica de roteiro!

Quer uma dica incrível de viagem de trem passando por três países diferentes em três dias? A rota Londres-Paris-Amsterdã pode ser uma excelente escolha para conhecer o que a Europa tem de mais bonito. Essas três cidades turísticas possuem culturas diferentes e atrações também muito distintas umas das outras. Confira roteiro mais detalhadamente!

Trem em cima de ponte

1º dia – Londres, Inglaterra

Nossa aventura começa na capital da Inglaterra, Londres. A cidade possui diversos pontos turísticos que podem demandar muitos dias para visitar todos. No entanto, tem como aproveitar os principais deles em apenas um dia na terra da Rainha! Opções de boa comida é o que não falta, por lá é fácil encontrar cafeterias e lanchonetes para começar o dia energizado.

O Palácio de Buckingham é parada obrigatória, tanto para ver a troca de guarda quanto para visitar as deslumbrantes salas da morada Real. Após isso, já está na hora decontinuar o passeio por outro cartão postal da cidade, o Big Ben. Dê uma passada pelo Hyde Park e então siga para a London Eye.

Fechar sua visita a Inglaterra em uma roda gigante de 135m que oferece uma vista única da capital é uma experiência inesquecível!

Antes de embarcar confira também o post “O que você precisa saber antes de ir a França“!

Como ir para a França: vá até a estação St. Pancras e embarque no Eurostar, o trem rápido que faz o trajeto até Paris. São 2:15h de viagem no famoso Eurotúnel.

2º dia – Paris, França

A Cidade-Luz possui atrações de tirar o fôlego. Se vai ficar apenas um dia por lá, garanta uma visita aos principais pontos da cidade. Conheça o Museu do Louvre pela manhã e siga direto para o Arco do Triunfo, o famoso símbolo das batalhas francesas. Almoçar às margens do Rio Sena certamente precisa estar incluso em seus planos.

O Palácio de Versalhes talvez seja um pouco fora de mão para visitar em tão pouco tempo, portanto, inclua-o no roteiro apenas se tiver algumas horas a mais. No entanto, a Champs Élysées não pode ser uma parada pulada. A avenida mais famosa de Paris fica próxima aos principais pontos turísticos e abriga lojas de luxo e transborda o verdadeiro espírito francês.

Deixe a Torre Eiffel como última parada, mais próxima do anoitecer. Dessa forma, terá o prazer de ver o monumento se acender e poderá descansar aproveitando a vista. Guarde essa como sua última lembrança na terra do amor e está na hora de embarcar para a próxima aventura.

Como ir para a Holanda: São 3:20h a bordo do trem Thalys, com uma baldiação na cidade de Bruxelas. O embarque é feito na estação Paris Nord até a Amsterdam Centraal, é preciso reservar o lugar com antecedência.

3º dia – Amsterdam, Holanda

Conheça o Palácio Real de Amsterdam e reserve o resto da manhã para passear pelos canais medievais que cortam toda a cidade. Alimentação não será um problema, a capital conta com bons restaurantes e lanchonetes, e oferece cervejas deliciosas. Afinal, estamos falando da terra da Heineken.

Para quem gosta de museu e arte, a recomendação é conhecer a Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh, que reúne obras e a história do pintor. Essas atrações em si já tomarão toda a tarde, são muitos detalhes para ver e registrar. Mas apenas as idas e vindas de um ponto da cidade a outro já oferecem uma experiência cultural sem igual.

A Holanda é um país liberal e muitos turistas são atraídos para lá justamente por essa característica. Portanto, feche seu dia – e seu roteiro de viagens de trem – visitando o Red Light District, o bairro mais famoso da cidade que habita a imaginação dos visitantes por suas vitrines inusitadas e as Coffee Shop.

Temos certeza que, com todas essas informações, ficará muito mais simples viajar de trem pela Europa. Aproveite ao máximo esse passeio, sem ter que se preocupar com nada, com o auxílio do nosso seguro viagem.

Artigos relacionados