Taís Mahalem
Postado dia 07/12/2021
12:59

10 esportes de neve para você conhecer e praticar na viagem

Homem praticando esqui na neve

Existem diversos esportes de neve que você pode aproveitar em momentos de lazer sozinho, acompanhado ou com toda a família. Também existem opções para quem deseja se profissionalizar e praticar esportes de neve mais radicais. Seja qual for seu objetivo, não podemos negar que esses esportes são incrivelmente desafiadores e surpreendentes.

Além de se exercitar, você consegue aproveitar as belezas naturais e congelantes da sua viagem. Foi pensando em tudo isso que nós decidimos elaborar um conteúdo inteiro dedicado aos esportes de neve que você pode – e deve! – praticar. Continue lendo e conheça os 10 principais.

Esta publicação foi dividida entre esportes de lazer e profissionais. Mas, antes de listarmos, é importante falarmos sobre os cuidados necessários para tomar antes de praticar qualquer um dos esportes citados.

Ah! Aproveite e confira também nossa publicação sobre os tipos de seguro viagem.

Cuidados necessários para praticar esportes na neve

Todos os esportes de inverno merecem alguns cuidados necessários para que nenhum acidente aconteça. São eles:

  • treinos antes dos esportes são sempre bem-vindos;
  • preparação física é indispensável;
  • pesquise sobre o esporte antes de praticá-lo;
  • conheça a fundo a maneira correta de realizar o esporte;
  • esteja bem alimentado e hidratado durante os treinos e esporte;
  • use as roupas e equipamentos necessários.

Falamos mais sobre os cuidados nesta publicação: “Quais os cuidados os esportistas devem ter durante sua viagem”. Não deixe de conferir!

Esportes de neve para lazer – Curta com a família!

Os esportes listados a seguir são aqueles para curtir como lazer, seja sozinho, com os amigos, com a pessoa querida ou com toda a família:

1. Bobsleigh

Bobsleigh, também conhecido como bobsled e bobsledge, é um esporte de neve para fazer com um grupo de amigos ou família de duas a quatro pessoas, utilizando um trenó. Na prática, o bobsleigh funciona por meio de descidas cronometradas em um espaço feito especialmente para isso. Esse é um esporte de lazer também presente no campo profissional, inclusive nas olimpíadas.

2. Snowboard

Snowboard – ou Snowboarding – funciona como um surf na neve ou uma espécie de skate. Este é outro esporte radical que pode ser feito tanto como lazer como profissional. Com uma prancha, a pessoa desliza em uma montanha de neve fazendo manobras e curvas. Este é um dos esportes na neve mais conhecidos e praticados no mundo inteiro.

3. Descida com Airboards

Os Airboards são equipamentos para utilizar na neve, uma alternativa emocionante para descer as montanhas de neve e aproveitar a vista. O participante vai deitado no Airboard, um equipamento inflável, amortecido, controlado pela mudança de peso e direção do participante. A velocidade média da descida chega a 50 km por hora.

Quer uma dica? Espere as estações de esqui fecharem e aproveite sua descida!

4. Snowmobile

Outro incrível esporte de neve para praticar é o snowmobile — em tradução livre, moto de neve. Efetivamente, o automóvel funciona como moto e carro, desenvolvido exclusivamente para andar na neve. Para praticar o esporte, você pode procurar estabelecimentos para alugar um snowmobile, inclusive como forma de locomoção pelas estações de esqui. Este é um esporte com diversas possibilidades de entretenimento que você deve considerar para sua viagem!

5. Snowbike

Assim como as snowmobiles, a snowbike é uma bicicleta para andar na neve. Dessa forma, se você gosta e já está acostumado a andar de bicicleta, essa é uma ótima alternativa para você aproveitar. Para realizar o esporte, é necessário portar uma fat bike, do português: bicicleta gorda, para que o andar na neve seja mais facilitado. Essa é uma atividade comum tanto para profissionais que já estão acostumados a andar na neve ou para quem está a procura de um novo hobby.

Os principais esportes na neve para profissionais

Agora que você conhece os esportes de lazer para praticar na neve, é hora de conferir um pouco mais sobre os esportes de neve profissionais. A seguir, selecionamos os principais:

1. Ski Cross Country

Este é um esporte de resistência em que os atletas devem percorrer distâncias com esquis e bastões. Podemos dividir esse esporte em duas modalidades: Clássica e Skating. Neste caso, o atleta atinge alta velocidade assim que empurra o ski para fora em um ângulo de 45º. Já na modalidade clássica, o atleta percorre um circuito já antecipadamente preparado.

2. Ski Fresstyle

Ski Fresstyle está presente em seis modalidades olímpicas: Aerials, Big Air, Halfpipe, Slopestyle, Moguls e Ski Cross. Trata-se de um esporte que também utiliza esquis e bastões, sendo um dos esportes mais antigos dessa lista, com seus primeiros passos começados desde os anos 30.

3. Biathlon

Bitathlon é um esporte combinado entre Ski Cross Country com o Tiro Esportivo. Na prática, o atleta deve acertar o alvo em uma distância de 50 metros, tanto deitado quanto em pé, parando entre duas a quatro vezes de seu percurso com esqui e bastões. O percurso difere para homens e mulheres: para os homens, a distância vai de 10 a 20km e, para as mulheres, de 7,5 a 15km.

4. Ski Alpino

O Ski Alpino, por sua vez, funciona com percursos com passagens obrigatórios. O atleta deve correr contra o tempo e passar por marcações chamadas de portas. Também podemos dividir esse esporte em quatro diferentes modalidades: Slalom Super Gigante, Slalom Especial, Downhill e Slalom Gigante.

5. Snowboard

Como já mencionamos, o famoso snowboard pode ser considerado tanto como um esporte de lazer, quanto profissional. Neste caso, o snowboard pode ser dividido entre Provas Alpinas – composta por Slalom Gigante Paralelo e Slalom Paralelo – Snowboard Cross e Freestyle – Big Air, Slopestyle e Half Pipe.

Essas foram os 10 esportes de neve para curtir como lazer ou para praticar ou assistir profissionalmente. Aproveite nossas dicas, contrate o seu seguro viagem, e usufrua do melhor que as modalidades esportivas podem trazer.

Se você gostou desse conteúdo, provavelmente também vai curtir nosso post sobre as opções de destinos na neve para uma viagem pela América do Sul.

Até a próxima!

Artigos relacionados