Taís Mahalem
Postado dia 05/04/2023
16:48

14 destinos para conhecer em viagem na Páscoa

Shopping aberto com estátua de coelho da Páscoa na frente

Quando o assunto é viagem na Páscoa, é comum ficarmos em dúvida sobre qual o melhor destino. Principalmente por ser um momento, normalmente, comemorado em família, o local faz toda a diferença na hora de aproveitar a viagem e criar memórias junto às pessoas amadas.

A Páscoa é uma das festividades mais importantes do cristianismo, celebrada em todo o mundo. É considerado um momento de reflexão, renovação e renascimento, marcado por rituais para quem é religioso, tradições culturais e oportunidade de estar com quem se ama.

Além disso, a Páscoa também é uma oportunidade para muitas pessoas viajarem com a família, amigos ou parceiros. É uma época para se desconectar da rotina e aproveitar o tempo juntos, seja em uma praia paradisíaca, casas de campo, em uma cidade histórica ou em um parque temático.

Neste artigo, vamos te contar 14 destinos incríveis para sua viagem na Páscoa ser ainda mais especial. Confira!

Como aproveitar ao máximo o feriado de Páscoa?

Quando o assunto é viagem na Páscoa em família, é comum bater uma ansiedade e expectativa pela possibilidade de escolher o destino perfeito para curtir momentos incríveis com as pessoas que amamos. E para tornar essa decisão mais fácil, há alguns fatores que é preciso considerar:

Destino

Primeiro, é importante pensar no clima do local, já que essa época do ano, por estarmos em troca de estações, podemos encontrar mais variações de temperatura, dependendo do destino escolhido.

Se a intenção é passar uns dias em um destino que ofereça um ambiente mais quente e agradável, as praias do nordeste são ótimas escolhas. Por outro lado, se vocês preferem curtir o friozinho, um lugar com atividades de inverno é a escolha ideal.

Além disso, é importante pensar em fatores, como segurança, considerando as idades de cada membro da viagem, disponibilidade das atividades no destino escolhido e até mesmo a distância, considerando o tempo que cada um tem disponível.

Orçamento

Outro ponto crucial é o orçamento disponível. Uma viagem na Páscoa, principalmente com a família, é para ser um momento de relaxamento e diversão. Para que não se transforme em uma viagem estressante, é importante considerar os gastos com a viagem antes de ir.

Gastos com transporte até o destino escolhido, transporte durante a viagem, hospedagem, alimentação, são básicos e não podem faltar em seu planejamento. Considere, também, gastos imprevistos!

Um seguro viagem é ideal para evitar estresse e gastos extras em situações inesperadas e de emergência. Mesmo que haja cuidado e precaução, não temos total controle das situações, e imprevistos podem acontecer.

Por isso um seguro viagem, mesmo um seguro viagem nacional, pode te ajudar não somente com emergências médicas, caso o plano de saúde não cubra, ou caso não tenha um, mas também com extravio de bagagem, remarcação de voos e muito mais.

Veja Também: Conheça lugares para viajar no Brasil pagando barato!

Preferências pessoais

Outro ponto importante, é considerar as preferências pessoais. Afinal, cada família tem as suas, e às vezes cada pessoa, dentro da família, tem diferentes gostos. Por isso escolha um lugar que agrade a todos, assim a diversão será garantida.

Onde ir passear na Páscoa?

Considerando esses pontos na organização de sua viagem na Páscoa, agora é hora de entender qual o melhor destino para aproveitar ao máximo sua viagem.

Pode escolher entre destinos nacionais ou internacionais, assim como destinos mais tradicionais, religiosos, ou somente um lugar para relaxar.

1. Gramado — RS

Shopping aberto Lago da Borges em Gramado, no RS
Créditos da imagem: Renato Soares – MTUR

Gramado é uma cidade serrana ideal para quem prefere um clima mais de inverno, com atividades como patinação no gelo e snowboard, além de opções de aventura, como trilhas, e aluguel de barco no Rio Negro.

Por ser uma cidade famosa por sua gastronomia, principalmente seus chocolates e suas fábricas, é uma ótima opção para levar a criançada e os adultos chocólatras para se deliciarem com a vasta opção oferecida por lá. Afinal, para muitos, Páscoa também é sinônimo de chocolate.

Leia também: Dia Mundial do Chocolate: 7 lugares para provar o doce

2. Florianópolis — SC

Praça da cidade de Florianópolis com coqueiros e capela
Crédito da imagem: Caio Vilela/MTur

Apesar de não ser um destino tão tradicional de Páscoa, tampouco religioso, Florianópolis é uma cidade  paradisíaca, com praias deslumbrantes, cheio de opções de trilhas, passeios de barco e esportes radicais, como surf e kitesurf. Além disso, o clima mais ameno na época da Páscoa é excelente para quem quer fugir do calor.

Há opções para todos os gostos e orçamentos, tanto de hospedagens e gastronomia, como de passeios, podendo ser uma viagem de aventura, ou de descanso, com mais conforto ou mais economia.

3. Foz do Iguaçu — PR

Cataratas de Foz do Iguaçu
Crédito da imagem: Zig Koch/MTur

Foz também acaba sendo um passeio não tão tradicional de Páscoa, mas é uma ótima opção turística para conhecer com a família, que oferece as incríveis Cataratas do Iguaçu e outras atrações naturais, além de uma rica cultura local.

Por ser no sul do Brasil, o clima acaba sendo mais de inverno. E há muitas opções de hospedagem e atividades para a família. Além de estar perto do Paraguai, caso tenham tempo de estender a viagem na Páscoa.

4. Natal — RN

Cidade de Natal a beira da praia com dunas ao fundo
Crédito da imagem: Vlademir Alexandre/MTur

Localizada no nordeste do Brasil, é uma cidade que oferece um clima mais quente, com praias com águas cristalinas e atividades de aventura, como passeios de buggy e kitesurf.

Há muitas opções de hospedagem e restaurantes que oferecem a gastronomia típica da região, sendo uma ótima opção para relaxar e curtir com a família.

5. Ouro Preto — MG

Cidade de Ouro Preto com igreja no topo, mata ao lado e núvens ao fundo
Crédito da imagem: Pedro Vilela/MTur

A cidade histórica é famosa por suas celebrações religiosas e tradições durante a Semana Santa, com eventos comemorativos desde o domingo que antecede o domingo de Páscoa, também conhecido como domingo de Quaresma e de Ramos. Sendo uma ótima opção para cristãos devotos.

Há diversas opções, como a Procissão do Enterro, a Ressurreição de Cristo, confecção de tapetes e muito mais. E pela sua localização, o clima é mais ameno.

6. Olinda — PE

Foto superior da cidade de Olinda com nuvens e sol ao fundo
Crédito da imagem: Walber Moura – MTUR

Olinda é uma ótima cidade para quem procura um destino quente e com tradições religiosas. Por ser localizada no nordeste do Brasil, o clima é de calor, e por ter uma programação festiva religiosa, iniciando no domingo de Quaresma e de Ramos, que antecede o da Páscoa, é uma ótima opção para quem quer celebrar religiosamente.

As programações da cidade durante a Semana Santa, contam com eventos como a tradicional Queima de Judas e o Encontro dos Santos.

7. Congonhas — MG

Capela com cruz a frente em praça da cidade de Congonhas em Minas Gerais
Crédito da imagem: Pedro Vilela/MTur

Outro destino para quem prefere temperaturas amenas,Congonhas, no interior de Minas Gerais, une tradição religiosa a passeios históricos.

A cidade abriga o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. É um ótimo destino para participar nas celebrações de eventos religiosos e procissões durante a Semana Santa.

8. Pirenópolis — GO

Foto aérea de praça na cidade de Pirenópolis com igreja ao centro e cidade em volta
Crédito da imagem: Augusto Miranda/MTur

Pirenópolis é uma cidade localizada no interior de Goiás, que além de um clima mais quente, proporciona atividades variadas para todos os gostos. É uma cidade histórica e que também conta com opções de natureza, como lindas cachoeiras.

Há a tradicional Festa do Fogaréu na noite da quarta-feira santa, uma das celebrações mais emocionantes do país.

9. Nova Jerusalém – PE

Prédios do estilo colonial em praça com coqueiros com cidade ao fundo entre montanhas
Crédito da imagem: Pedro Vilela/MTur

Localizada no interior de Pernambuco, Nova Jerusalém tem um clima mais de verão, ótimo para quem procura calor o ano todo. Além disso, a cidade é conhecida por abrigar o maior teatro ao ar livre do mundo, onde é encenada a famosa Paixão de Cristo durante a Semana Santa, muitas vezes com atores e atrizes conhecidos.

No teatro há diversos cenários, contendo diferentes atrações, como a santa ceia e o templo de Jerusalém.

10. Buenos Aires, Argentina

Obelisco no centro de Buenos Aires

Se você busca um clima mais frio e quer conhecer outra cultura, a capital argentina é uma ótima opção, pois além de ser um destino exterior perto, oferece muitas opções de turismo, desde os famosos shows de tango até a arquitetura europeia e as praças charmosas da cidade.

Durante a Páscoa, muitas igrejas realizam celebrações e procissões.

11. Santiago, Chile

Cidade de Santiago no Chile com cordilheira ao fundo

Outra opção de um clima mais frio, e no exterior, mas perto o suficiente para passar o feriado de Páscoa, é a capital chilena. Santiago é uma cidade famosa por seus museus, parques, natureza e atrações culturais, e a Fiesta de Cuasimodo, tradição chilena de Páscoa.

Além disso, a cidade oferece uma gastronomia rica em frutos-do-mar e vinhos, perfeito para o friozinho em sua viagem na Páscoa.

12. Cusco, Peru

Machu Picchu

A cidade histórica é o ponto de partida para quem quer conhecer Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Além disso, a cidade oferece muitas atrações culturais, como o Mercado San Pedro e as ruínas incas.

Durante a Semana Santa, há a famosa procissão do Senhor dos Tremores, tradição dos 12 pratos, visitas às igrejas de Cusco e muito mais. Uma ótima opção no exterior para passear com a família e conhecer uma nova cultura.

13. Montevidéu, Uruguai

Igreja no centro de Montevideo com praça com palmeiras a frente

No Uruguai, país laico, a semana santa ocorre na semana do turismo, tendo assim menos atividades religiosas e mais atividades turísticas. A capital uruguaia é famosa por suas praias, parques e atrações culturais, como o Teatro Solis e o Mercado del Puerto.

Porém, isso não significa que não tem nenhuma programação religiosa: em Montevidéu há uma procissão que vai da Puerta de la Ciudadela até a Catedral Metropolitana, além de missas no domingo de Páscoa.

14. Cartagena, Colômbia

Rua com casas coloridas e floridas

Que tal visitar o Caribe, sem precisar estender o feriado, curtindo praias paradisíacas, e pertinho do Brasil? Cartagena é uma ótima opção para quem quer calor e sol, descanso e paraíso, ou até praticar esportes como surf, kitesurf, mergulho e muito mais.

A cidade histórica oferece um ambiente encantador, com suas ruas de pedra, arquitetura colonial, muita natureza, e belezas naturais.

E claro, se decidir fazer sua viagem na Páscoa para um destino no exterior, não se esqueça do seguro viagem internacional.

Quais são as tendências de viagem na Páscoa em 2023?

Conforme falamos anteriormente, se preparar para viajar em família, considerando preferências de todos que irão viajar, incluindo escolhas como clima e orçamento, é o que irá determinar o melhor destino para sua viagem na Páscoa.

As tendências para 2023 podem agradar a todos os gostos, já que há opções com climas mais quentes, como nordeste do país e o estado de Minas Gerais, assim como clima mais frios, como sul do Brasil ou países vizinhos, de aventuras ou para descansar, dependendo apenas do planejamento de viagem.

Leia também: Como planejar uma viagem em família: valores, destinos e seguro

Lembre-se de que a Páscoa é um momento especial para compartilhar momentos de amor, paz e alegria. Com um pouco de planejamento e cuidado, você pode tornar sua viagem ainda mais especial e significativa.

E para ter certeza que será um feriado tranquilo e especial, o ideal é contratar um seguro viagem, que a partir de 7 reais por dia, tem cobertura para doenças e acidentes em viagem. Um custo beneficio incrível, que ajudará a proteger os viajantes em caso de imprevistos, inclusive para quem não possui plano de saúde nacional.

O seguro de viagem Coris pode garantir mais tranquilidade e segurança durante a viagem, permitindo que os viajantes se concentrem em aproveitar ao máximo suas férias de Páscoa, sem se preocupar com imprevistos. Acesse nosso site e confira!

Artigos relacionados