Taís Mahalem
Postado dia 19/04/2022
09:30

Guia completo sobre as Ilhas Maldivas: saiba tudo antes de viajar!

Mulher andando em ponte sobre a água nas Maldivas

As Ilhas Maldivas são um daqueles destinos paradisíacos que todos os apaixonados por praia e verão desejam visitar. O arquipélago também é muito buscado por casais em lua de mel ou então por quem é apaixonado por esportes aquáticos. Se você tem vontade de conhecer essa localidade, está no lugar certo!

A Coris preparou um guia completo para que você possa consultar todas as informações mais importantes sobre o país no momento de planejar sua ida até as ilhas. E para os românticos de plantão, temos nosso post com 10 destinos para sua Lua de Mel dos sonhos que também trazem indicações com sol, mar e água fresca.

É só continuar a leitura e separar seus melhores trajes de banho para aproveitar esse lugar paradisíaco!

Ilhas Maldivas: onde fica, como é a região e mais!

Quando falamos em Ilhas Maldivas, a primeira imagem que vem a sua cabeça provavelmente são as águas cristalinas e algumas acomodações beira-mar – e realmente não poderia ser outra! Esse destino nada mais é que um arquipélago que possui apenas 2% de área acima do mar, sabia disso?

Confira agora outras informações sobre a geografia e cultura dessa área!

Onde ficam as Ilhas Maldivas?

Maldivas é um país do sul asiático que fica próximo a Índia e ao Sri Lanka. Ao todo esse território possui 1.196 ilhas banhadas pelo Oceano Índico, sendo pouco mais de 200 delas habitadas. Por conta de sua localização, o fuso horário das Ilhas Maldivas é GMT+5, ou seja, está 8h a frente do horário oficial do Brasil.

Idioma oficial

Os habitantes nativos dessa região falam um idioma chamado Dhivevhi, mas como esse é um destino que recebe muitos turistas, não é difícil encontrar pessoas que falem inglês fluentemente – isso é ainda mais fácil nas principais ilhas do país. O italiano também é outra língua que é falada por boa parte da população maldiva, uma vez que existe uma grande quantidade de cidadãos da Itália que vão a esse território.

Cultura do país

Pela proximidade com a Índia e o Sri Lanka, as Maldivas possuem grande influência cultural desses países o que reflete diretamente em suas comidas, músicas e vestimentas. Grande parte da população nativa da região é de religião mulçumana e guardam os costumes de sua crença, o que impacta também em algumas regras para os visitantes.

Não são em todas as praias que o mar pode ser aproveitado com as mesmas roupas de banho que usamos no Brasil. Antes de dar um mergulho, é preciso verificar se existe alguma placa proibindo o uso de sungas e biquínis. Se for o caso, será necessário usar uma peça mais fechada por cima.

O ideal é encontrar as Bikini Beachs (lugares reservados para uso deliberado de trajes de banho feminino e masculino) e aproveitar sem medo e dentro da lei, obedecendo ainda os costumes locais.

Moeda utilizada

Oficialmente, a moeda usada no país é a Rúpia Maldívia ou Maldivian Rufiyaa (MVR), mas existem outras que são aceitas em grande parte do território. Nas principais ilhas, nos resorts e em grandes restaurantes, o dólar americano, a libra esterlina e o euro são aceitos. Além disso, os cartões internacionais também podem ser uma opção se não estiver em uma barraquinha local.

E como chegar às Ilhas Maldivas?

Não existe voo direto do Brasil para as Ilhas Maldivas. Por isso, após deixar solo brasileiro, é necessário fazer uma conexão em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ou em Istambul, na Turquia, antes de seguir até o Aeroporto Internacional de Malé. Esse local fica perto da capital Malé, na Ilha Hulhule, e também recebe os aviões do restante da Ásia e de toda a Europa.

Ilhas Maldivas

Contabilizando a conexão em uma das cidades que citamos antes e todas as horas de voo, a viagem até as Ilhas Maldivas demora cerca de 30h. Para cumprir com esse objetivo, é preciso estar preparado para enfrentar tantas horas a bordo do avião, então separe aquele livro que quer muito finalizar e deixe-o dentro de sua bagagem de mão, combinado?

Precisa de visto para entrar nas Ilhas Maldivas?

Sim! Brasileiros precisam de visto para cruzar a fronteira desse arquipélago, mas é nesse caso o processo para consegui-lo é simples. Não é necessário pagar para conseguir solicitar esse documento e ele dá permissão para que você fique até 30 dias aproveitando as paradisíacas paisagens maldivas.

Quando chegar ao país, seu passaporte será validado e daí é só deixar o aeroporto para aproveitar todos os passeios deliciosos!

Outros documentos necessários para a viagem

Além do visto de turista para as Ilhas Maldivas, você terá que se preocupar com alguns outros documentos:

  • passaporte com, no mínimo, 30 dias de validade;
  • Carteira Internacional de Vacinação com comprovação de que tomou sua dose contra a Febre Amarela;
  • seguro-viagem – que não é uma obrigatoriedade no país, mas evita diversos problemas;
  • Carteira de Motorista Internacional, caso deseje dirigir pelo país.

Apesar da CNH brasileira ser válida em muitas regiões, como no México, existem outras que exigem a carteira internacional ou até a Carta Verde – que já explicamos em detalhes em um post exclusivo sobre o tema!

O que fazer nas Ilhas Maldivas?

“O que fazer nas Maldivas? Existe alguma atração além das praias?”: essa é outra dúvida frequente entre os viajantes que estão cogitando uma visita a esse destino. E podemos falar que, apesar dos maiores encantos do arquipélago serem realmente as faixas de areia com vista para o mar cristalino, esse não é o único atrativo para os turistas.

Outras opções de atividades para se fazer por lá são:

  • turismo gastronômico;
  • passeios românticos;
  • esportes aquáticos – kitesurf, seabob, surf e muito mais;
  • passeios de barco.

Tudo isso para aproveitar em dias ensolarados e com uma vista inigualável! Imagine só quantas fotos para o feed você não poderá tirar?

Mulher mergulhando nas ilhas maldivas

Quando ir para esse destino?

A melhor época para ir às Ilhas Maldivas é entre novembro e abril. Assim você poderá aproveitar o verão, sem se preocupar com as monções – um fenômeno natural que gera muitas chuvas e ventos fortes – que acontece nessa região do sul e sudeste do continente asiático.

No entanto, se seu objetivo é buscar aventuras nesse conjunto de ilhas, considere agendar sua chegada entre julho e agosto, pois é a época do ano que o mar que banha a região alcança as maiores ondas registradas por ali. As cristas chegam a estar a mais de 2,5m e são ótimas para quem gosta de surfar!

Sabendo de tudo isso sobre as Ilhas Maldivas, onde fica, como funciona a ida para lá, entre outros detalhes, ficará ainda mais fácil se preparar para visitar esse paraíso! O blog da Coris sempre está trazendo novos conteúdos com dicas para viajantes então acompanhe todos os posts para ficar por dentro do tema!

E antes de ir, confira também nosso post sobre as melhores praias para surfar no Brasil e no mundo, e descubra novos locais para se aventurar!

Artigos relacionados