Viajar para Itália é uma ótima opção, para ir sozinho, a dois, ou em família, por ser um lugar de rica cultura, cidades deslumbrantes e uma culinária de dar água na boca. Conheça mais detalhes neste guia.
Um dos países europeus mais adorados pelos turistas é, com certeza, a Itália. Um lugar que guarda muita história e com belezas de encher os olhos, que vão desde a arquitetura até a natureza.
Mas, para aproveitar o melhor que esse pequeno país tem a oferecer, é preciso montar um ótimo roteiro.
Antes de viajar para Itália, o viajante deve decidir quais locais despertam maior interesse e que mais combinam com o seu perfil. Também é preciso considerar o tempo disponível e o orçamento.
Embora não haja uma regra sobre quais locais visitar, existem algumas atrações que sempre entram no roteiro de muitos viajantes. Para ajudar você a tirar o maior proveito dessa jornada, nós elaboramos este guia.
Aqui vamos dar diversas dicas para tornar sua viagem mais prazerosa e tranquila. Confira!
Melhor época do ano para visitar
Na hora de definir o melhor período do ano para viajar à Itália, você deve considerar suas preferências. Pois, de forma geral, não há nenhum impedimento para que você visite o país em qualquer época do ano.
Entretanto, estar atento a alguns detalhes fará com que você tenha uma experiência mais adequada para o seu perfil.
- O país tem um inverno bem frio e um verão com muito calor, então é possível optar pela sua estação preferida;
- Para se divertir nas estações de esqui, a melhor época é o inverno;
- Quem deseja conhecer as praias italianas deve ir no verão;
- Se sua intenção é conhecer as principais cidades sem um objetivo definido, será agradável visitar em qualquer época do ano;
- Os meses de junho, julho e agosto são os mais cheios, pois correspondem à alta temporada;
- O verão italiano conta com temperaturas escaldantes em alguns dias, então esteja preparado para viajar nessa estação;
- Outono e primavera são as épocas perfeitas para quem busca temperaturas mais equilibradas;
- Abril, maio, setembro e outubro são meses de baixa temporada; propícios para quem quer encontrar atrações mais vazias e economizar.
Visto, documentos de entrada e seguro viagem
A Itália é um dos 26 países que formam o Espaço Schengen, uma área de livre circulação no continente europeu.
A boa notícia é que viajantes brasileiros não precisam de visto para entrar nessa região, desde que estejam viajando a turismo por até 90 dias.
Entretanto, é preciso apresentar uma série de documentos, dentre eles alguns que comprovem sua intenção de apenas visitar o país e não permanecer por mais tempo do que o permitido. Veja os mais comuns:
- Passaporte que ainda tenha validade de pelo menos 6 meses;
- Passagem para sair do Espaço Schengen;
- Comprovante de reserva no hotel. Caso você deseje ficar na casa de amigos ou parentes, é preciso preencher uma carta-convite;
- Comprovantes de que você tem condições de financiar a viagem, por exemplo, um documento emitido pelo banco mostrando seu limite do cartão de crédito;
- Seguro viagem internacional de pelo menos 30 mil euros.
Além disso, pode ser que as autoridades queiram fazer uma entrevista com o viajante, para confirmar as informações prestadas. Mas desde que você esteja com todos os comprovantes, será liberado para aproveitar o seu passeio.
Leia também: A surpreendente história do brasileiro que ficou 16 dias internado na Itália
Quanto custa viajar para Itália?
O custo total vai depender do seu estilo de viagem. Além disso, sabemos que os meses de alta temporada, como junho, julho e agosto, costumam ter valores mais elevados, principalmente quando se trata de hotéis e restaurantes.
A passagem aérea também é uma das grandes preocupações dos viajantes. Geralmente é possível encontrar passagens de ida e volta saindo de diversas capitais do Brasil por valores entre R$ 4.000 e R$ 6.000.
Se o seu objetivo é conhecer a Itália com o máximo de economia, uma boa dica é planejar a viagem com bastante antecedência, assim é possível encontrar preços menores, tanto de passagens quanto de hotéis.
Além disso, sua hospedagem será mais barata caso esteja localizada fora das grandes cidades turísticas.
Por fim, é muito importante considerar que a moeda oficial da Itália é o Euro, que está mais valorizado do que o Real e pode encarecer a viagem.
Quais cidades conhecer
Uma das partes mais importantes do planejamento de uma viagem é definir os destinos a conhecer. No caso da Itália não faltam boas opções.
Roma
Desde 1871 Roma é a capital da Itália. Além disso, trata-se de uma das cidades mais famosas e com certeza você não vai querer visitar o país sem dar uma passadinha por lá.
A cidade oferece muitas belezas naturais e também uma arquitetura histórica que é uma verdadeira viagem no tempo. Quem gosta de monumentos deslumbrantes e construções belíssimas vai amar Roma.
Algumas das atrações são:
- Coliseu;
- Piazza Navona;
- Galleria Borghese;
- Castello de Sant’Angelo;
- Igreja de Santo Inácio de Loyola;
- E não podemos nos esquecer de dar uma passada no Vaticano.
Veja também: Roteiro: 3 dias em Roma
Florença
Essa é uma das cidades mais bonitas de toda a Itália e também do mundo. Sua arquitetura impressionante apresenta alguns pontos turísticos que remetem ao Renascimento. Os principais pontos para visitar são:
- Catedral de Santa Maria del Fiore;
- Mercado Central de Firenze;
- Palazzo Vecchio;
- Ponte Vecchia;
- Piazzale Michelangelo.
Milão
Milão é considerada uma cidade cara, mas mesmo assim não pode ficar de fora do seu roteiro. Pois, estamos falando de um dos principais centros italianos, considerada uma importante capital da moda e do design. Por lá você encontra muitos restaurantes e lojas sofisticadas.
Caso esteja em dúvida sobre o que visitar na cidade, veja algumas dicas:
- Pizza del Duomo;
- Galleria Vittorio Emmanuelle II;
- Igreja Santa Maria delle Grazie;
- Quadrilátero della Moda;
- Parque Sempione.
Veneza
Veneza é uma cidade de beleza singular, formada por mais de 100 pequenas ilhas, entre as quais só é possível se locomover usando os cursos d’água enquanto desfruta da paisagem repleta de palácios e outras construções.
Essa é uma cidade considerada muito romântica, por isso se tornou um dos destinos preferidos de casais em lua de mel. Em sua visita, dê atenção aos seguintes pontos:
- Praça de San Marcos;
- Ponte dos Suspiros;
- Palácio Ducal;
- Academia de Belas Artes de Veneza;
- Passeio pelo Gran Canal;
- Murano.
Verona
Se você gosta da obra Romeu e Julieta de William Shakespeare, não pode deixar de visitar Verona, pois essa simpática cidade foi escolhida como cenário desse grande romance.
Além disso, ela está localizada entre Veneza e Milão, sendo uma ótima opção de parada no meio do caminho. Por lá é possível visitar:
- Casa di Julieta;
- Arena de Verona;
- Via Giuseppe Mazzini;
- Torre dei Lamberti;
- Ponte Castelvecchio;
- Castel Vecchio.
Comidas típicas
A Itália é uma terra famosa por suas massas. Então é fácil encontrar bons restaurantes e lanchonetes que servem macarrão e pizzas. Além disso, carnes, peixes e doces são muito comuns.
É o momento ideal para saborear alguns pratos que fazemos aqui no Brasil, mas que são de origem italiana.
Ao explorar a região você vai perceber que cada área conta com seus pratos típicos.
Por exemplo, o risotto alla milanese é uma tradição de Milão, enquanto a bistecca alla fiorentina é comum em Florença. Você pode harmonizar qualquer um dos pratos com um bom vinho.
Há restaurantes na Itália para todos os gostos e bolsos, então é possível se aventurar nas opções mais simples e baratas até os pratos mais sofisticados e caros.
Leia também: 10 sobremesas para provar ao redor do mundo
Transporte
Para se locomover entre as cidades italianas você pode usar os trens, que são muito comuns, confortáveis e confiáveis. As principais rotas passam pelas grandes cidades e é possível comprar as passagens com antecedência pela internet.
Por outro lado, se você deseja conhecer cidades menores e mais afastadas dos grandes centros, uma boa ideia é alugar um carro, assim você se locomove com mais liberdade e comodidade.
Mas lembre-se de que para dirigir na Itália é preciso ir até o Detran do local em que você mora e solicitar a emissão da “Permissão Internacional para Dirigir”. E também de ter um seguro viagem com cobertura médica.
Dicas de viagem
Para finalizar nosso guia de viagem da Itália, veja algumas dicas que podem melhorar sua experiência:
- Tenha um roteiro bem definido, com cidades para visitar, passeios, hotéis e até opções de alimentação. É claro que você não precisa seguir tudo à risca, mas ter um direcionamento ajuda a evitar contratempos;
- Tenha um seguro viagem adequado para sua viagem, evitando assim qualquer contra tempo;
- Compre ingressos e passagens com antecedência para evitar surpresas;
- Na hora de escolher o seu hotel, opte por aqueles que permitem o cancelamento com devolução do valor, assim você evita grandes prejuízos se precisar adiar ou cancelar sua viagem.
Definitivamente, viajar para Itália pode ser uma experiência incrível. O país tem muitas opções turísticas e está pronto para receber inúmeros visitantes de várias partes do mundo.
Desde a arquitetura até a culinária, você vai criar lembranças inesquecíveis e com certeza vai desejar voltar.
Para viajar com toda a segurança, conheça os seguros oferecidos pela Coris e fique tranquilo diante de qualquer situação!