Aprender como viajar sozinho é dar asas à liberdade e independência pessoal. Tem quem diga que todo mundo precisa ter essa experiência pelo menos uma vez na vida. Pensando nisso, separamos 13 dicas fundamentais para você criar coragem e ir atrás do seu sonho!
Alguma vez na vida você já se perguntou: como viajar sozinho? Ou ainda como planejar uma viagem apenas na sua própria companhia, seja para outro país ou mesmo um destino nacional?
Viajar sozinho pode ser uma experiência única e enriquecedora em qualquer fase da vida, mas ainda há muitos tabus sobre esse estilo de aventura.
Isso porque, para algumas pessoas, viajar sozinho pode parecer solitário demais, afinal, você não terá ao lado alguém para compartilhar tudo que encontrar pelo caminho.
Outros acham que é perigoso, especialmente para as mulheres, e acabam desistindo de um passeio dos sonhos por falta de companhia.
A verdade é que viajar sozinho não é nenhum bicho de setes cabeças, basta planejamento, organização e estudo sobre o destino desejado.
Vamos provar para você como viajar sozinho pode ser libertador e tranquilo seguindo alguns passos preciosos. Boa leitura!
Leia também: Dicas de como garantir a segurança na sua viagem
Como viajar sozinho: 13 dicas para uma boa viagem
1. Escolha bem o destino
Antes de fazer as malas é preciso escolher bem o destino para onde você deseja viajar sozinho. Considere sempre mais de uma opção.
Depois, faça uma boa pesquisa sobre como é o lugar e, claro, se é uma boa opção para viajar sem acompanhante.
Há muitos sites, blogs e fóruns na internet que trazem exatamente esse tema, com pessoas de vários lugares dando dicas reais sobre suas experiências turísticas.
Esse tipo de pesquisa ajuda muito a abrir os olhos sobre para onde ir. Considere, também, o tipo de turista que você é.
Ou seja, se gosta de praticar esportes de aventura urbana ou na floresta, se curte roteiros gastronômicos, se é cosmopolita, se prefere um lugar tranquilo para relaxar, entre outros.
2. Monte um roteiro flexível
Após a escolha da cidade, estado ou país de destino, chega o momento de montar um roteiro. Isso evita você ficar perdido sem saber o que fazer, para onde ir ou como se virar na cidade. Ainda, outras dicas, são:
- Liste as principais atrações do lugar, os pontos turísticos mais interessantes, as paisagens imperdíveis, os bares, baladas, teatros e todos os lugares que despertem seu interesse;
- Monte mais de um roteiro para cada dia, considerando os fatores como mudanças de tempo que podem afetar passeios ao ar livre, por exemplo;
- Veja se pode antecipar entradas ou comprar tickets fura-fila, qual percurso você deverá fazer e se vai precisar pegar transporte público ou táxi.
Isso facilitará seu dia a dia e dará mais segurança para você desbravar cada lugar com mais tranquilidade e sem medo.
3. Lembre-se de organizar todos os documentos
Leve todos os seus documentos em um lugar bem organizado na mala de mão ou bolsa. O ideal é colocar num envelope que facilite na hora de procurá-los.
Outra dica bem bacana é fazer cópias de todos os documentos: RG, passaporte, carteira de motorista, apólice de seguro viagem, passagem, tickets comprados antecipadamente, etc.
Por mais que cópias simples de documentos pessoais sejam inválidas em muitos lugares, elas ajudam na hora que você precisa solicitar uma segunda via emergencial de algum documento perdido.
Além de uma cópia física – que deverá ficar no hotel – faça uma cópia digital também.
4. Faça um bom seguro viagem
Seja para uma viagem internacional ou nacional, o seguro viagem é sempre importantíssimo quando deixamos nossa cidade, estado ou país.
Por mais que você esteja planejando férias dentro do Brasil, muitos convênios médicos não atendem nacionalmente.
Além disso, caso tenha uma mala extraviada, documentos perdidos ou precise regressar antes do esperado, com o seguro, você está amparada, inclusive com apoio jurídico.
5. Deixe com familiares e amigos uma cópia do seu roteiro
Antes de viajar, comunique pessoas da sua inteira confiança, deixe uma cópia do seu roteiro, nome e telefone do hotel, do transfer, número do voo de ida e volta e tudo mais.
Caso algo mude durante a viagem, avise essas pessoas também. Isso é muito importante para o caso de acontecer algo, ou você precisar de um suporte inesperado.
6. Faça passeios em grupos guiados
Busque sempre comprar pacotes de passeios com guias e em grupo. Desse modo você vai conseguir conhecer mais e melhor o lugar, aprender sobre a história e curiosidades e ainda se manter em segurança.
Sempre que possível compre passeios de agências ou pessoas devidamente cadastradas e creditadas para a função.
Assim você evita cair em golpes ou armadilhas escondidas em perfis falsos de redes sociais.
7. Não exagere no álcool
Tomar uns bons drinks para relaxar é ótimo e está tudo bem. Mas, quando viajamos sozinhos, é importante ter cautela e segurar um pouco a dose.
Evite tomar grandes quantidades de bebidas para não se tornar vulnerável e um alvo fácil para pessoas de má fé.
Deixe para beber quando estiver no quarto de hotel ou ainda quando voltar para casa e reunir a família e os amigos para contar sobre sua viagem.
8. Cuidado com o que fala para desconhecidos
Não abra sua vida, seu roteiro e nem onde você está hospedado para pessoas que acabou de conhecer. Seja mais precavido.
Em uma viagem de férias podemos, sim, encontrar e conhecer pessoas incríveis que podem até virar nossos amigos, porém, todo cuidado é pouco.
Não conte detalhes da sua viagem e nem da sua rotina para estranhos e, caso esteja falando ao telefone com alguém, cuidado com o tom de voz.
9. Nunca saia com muito dinheiro
Preferencialmente prefira levar cartão de crédito, débito ou pré-pago. Claro que valores em espécie também precisam estar disponíveis.
Porém, não leve excesso de dinheiro de uma vez para a rua. Tenha uma média diária para pequenos gastos e deixe o montante maior bem guardado em uma mala no hotel com cadeado.
Caso você se hospede em um hostel, veja se o lugar possui armários com chaves ou cofre para guardar itens de valor, documentos e dinheiro.
10. Não ande por lugares distantes sozinho
Evite andar por ruas e locais desertos ou muito afastados. Busque sempre se direcionar pelos centros e por locais bem sinalizados e com bastante opções de transporte.
Quanto mais distante você for sozinho, maiores as probabilidades de você se perder, e ninguém quer ficar perdido em uma cidade desconhecida, certo?
11. Fique atento com as comidas de rua
Experimentar comidas típicas dos lugares onde visitamos é delicioso, mas atenção!
Veja bem o ambiente onde você vai comer e o tipo de comida que é servida.
Em dias muito quentes evite pratos gordurosos, apimentados e muito condimentados para não passar mal ou ter uma indigestão.
Coma de maneira fracionada para não acabar tendo que voltar mais cedo para o hotel e, em caso de alergias ou intolerâncias alimentares, busque saber exatamente os ingredientes usados para não ter surpresas.
12. Lembre-se sempre de andar com o celular carregado
Não abuse da bateria do seu celular, leve sempre um cabo para carregá-lo antes que a carga chegue ao fim.
Além de fazer belas fotografias, lembre-se que o aparelho é o melhor recurso para você entrar em contato com familiares e amigos, chamar um táxi, pedir orientação e até ajuda.
Em caso de viagens internacionais, compre ou habilite seu chip para ter acesso tanto a chamadas como ao sinal de internet.
13. Preste atenção a quem pede ajuda
Está perdido? Foi furtado? Não está se sentindo bem? Entre em um café, restaurante, loja ou posto policial para solicitar ajuda.
Antes de informar que algo não está bem, preste atenção a quem você está recorrendo, não peça ajuda a qualquer pessoa, mesmo que estas pareçam confiáveis.
Leia também: Destinos internacionais baratos: as melhores opções para visitar!
Qual o melhor lugar para viajar sozinho?
Para quem planeja uma viagem internacional, listamos alguns países bem tranquilos e seguros para viajantes solo.
Esses locais oferecem boa infraestrutura, eficiente transporte público e abundante número de táxis nas ruas e, claro, muitas atrações para curtir e conhecer durante a estadia.
Eles são:
- Argentina;
- Costa Rica;
- Noruega;
- Nova Zelândia;
- Suíça;
- Portugal;
- Áustria.
Leia também: Conheça lugares para viajar no Brasil pagando barato!
Quais os melhores lugares para viajar sozinho no Brasil?
O Brasil é um país imenso e repleto de lugares incríveis para conhecer, alguns destinos são famosos por serem redutos de casais, outros por terem excelente estrutura para famílias com crianças.
E, claro, há também belos destinos para quem planeja viajar sozinho. Separamos 3 cidades perfeitas para suas próximas férias.
Ouro Preto
Um marco da história do país, Ouro Preto é uma das cidades mineiras mais visitadas por turistas de todo o país e, também, do exterior.
Sua arquitetura com casarões barrocos, ladeiras e ruas de pedra dão um ar cenográfico à cidade, assim como suas igrejas do século XVII.
Além disso, não podemos deixar de citar o mergulho pela maravilhosa culinária mineira, em restaurantes charmosos que servem porções fartas e apetitosas.
São Paulo
A cidade que não dorme é ótima para quem ama grandes centros urbanos e quer fazer uma imersão completa em arte, gastronomia e baladas.
São Paulo tem um pedacinho de vários lugares do mundo, e lá é possível provar o melhor da culinária de vários países, passear no Ibirapuera, visitar galerias de arte, museus, teatros e ainda curtir muito a noite paulistana.
Trancoso
Calma e muito badalada, Trancoso é uma cidade que atrai turistas de todos os lugares do mundo devido à beleza de suas praias, luxuosos resorts e uma culinária surpreendente.
Para quem ama praia e não dispensa um bom agito à noite, a cidade baiana é de longe uma boa pedida. Com suas paisagens de tirar o fôlego e muitas atrações para curtir após colocar o bronzeado em dia.
E, então, se convenceu que tem sim como viajar sozinho tranquilo e aproveitar muito a sua própria companhia, além de conhecer uma nova cultura?
Para garantir que sua viagem seja um sucesso total, não esqueça de contratar um bom seguro viagem. Conheça agora mesmo as melhores opções que a Coris tem disponível para você!