Taís Mahalem
Postado dia 15/07/2021
20:07

Como emitir certificado nacional de vacinação Covid-19

Enfermeira com Vacina do Covid-19

Com a pandemia, a maioria dos lugares passou a dar muito mais importância para a comprovação de vacina, e é por isso que aprender a emitir o certificado nacional de vacinação Covid-19 é tão essencial.

Conforme alguns países tornam menos rígida a entrada de brasileiros totalmente imunizados contra o coronavírus, surge a pergunta: como emitir o certificado de vacinação de Covid-19?

A Coris te ajuda tirando todas suas dúvidas acerca do tema!

O que é o certificado nacional de vacinação Covid-19?

O certificado Nacional é um documento utilizado para provar que a vacina da Covid-19 foi tomada pelo cidadão. É possível consultar o certificado por meio do site ou do aplicativo Conecte SUS, onde ele fica ativo para ser salvo ou impresso.

Depois que os países começaram a permitir maior circulação de pessoas, o certificado de vacinação passou a funcionar como uma segurança, mostrando que aquela pessoa colabora com o controle da pandemia por meio do esquema vacinal.

Quando a finalização do esquema for feito, os dados são lançados no sistema nacional integrado em todo o país. Ou seja, de forma automática, o Conecte SUS terá todas as informações para emissão do certificado.

Veja também: Conheça os destinos abertos a viajantes vacinados contra a Covid-19

Quem pode utilizar o certificado nacional de vacinação Covid-19?

Se você já tomou todo o ciclo, tem direito a emissão de seu certificado de registro que prova que está imune.

Como emitir o certificado nacional de vacinação Covid-19?

Veja a seguir as etapas para emissão oficial do certificado nacional de vacinação Covid-19:

1. Registre a vacina

Ao finalizar o ciclo vacinal, que dependerá da marca do imunizante, o registro é feito automaticamente pelo profissional da saúde no sistema do governo.

É importante sempre conferir se o profissional de saúde realmente registrou todas as informações e se elas estão corretas. Se o cidadão achar melhor, pode até confirmar com o profissional.

Canais de Verificação

  • De forma Presencial: o tempo de espera pode ser de até 60 minutos;
  • Virtual: é possível consultar o intervalo vacinal pelo site do Plano Nacional

2. Faça o acompanhamento

É possível acompanhar em tempo real o processo de registro. Inclusive, recomenda-se que os certificados sejam emitidos de forma imediata e já transmitidos na rede nacional.

Canais de verificação

O aplicativo pode ser baixado tanto na Play Store, para Androids, quanto na Apple Store, para Iphones.

Caso o sistema esteja fora do ar, é possível acessar o Fale Conosco do Conecte SUS que está dentro do aplicativo ou, ainda, via web.

O tempo de duração desse procedimento pode levar até 10 dias úteis.

3. Emitir o certificado

Para ser possível a emissão, siga os passos abaixo:

  1. No aplicativo ou site do Conecte SUS busque pelo ícone vacina;
  2. Clique e veja as doses já tomadas;
  3. Abra o detalhamento de cada uma delas;
  4. Gere o certificado.

Se você perceber que há erro de informação, entre em contato imediatamente no canal, para ser feita a correção.

Sobre o Certificado

Ao solicitar o certificado, é possível que ele seja emitido em português, espanhol e inglês. Todas as suas informações cadastrais estarão nele, bem como data e hora de emissão, além de tipo da vacina, lote e todas as informações referentes  à vacina.

Veracidade do documento

Para validar a veracidade, é possível encontrar um código de 16 dígitos ou QR CODE em seu documento. A validação não é cobrada e o certificado tem uma  validade de 12 meses em todo o Brasil.

Como saber se o registro já está ativo no RNDS?

Verifique através do site ou aplicativo se as informações já estão ativas e enviadas no sistema.

Meu certificado tem informação errada. E agora?

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº13.709, de 14 de agosto de 2018, o titular do certificado tem a obrigação de solicitar correções de dados errados ou incompletos.

Os agentes de saúde e funcionários têm a obrigação de fazer a correção. Sendo assim, é importante solicitar a eles a correção de quaisquer dados.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, acesse a seção “Fale com o Conecte SUS” no aplicativo ou versão web.

Vai emitir o seu Certificado para viajar? Não esqueça do mais importante

As medidas de segurança na viagem devem sempre ser respeitadas! Todos os planos da Coris possuem cobertura para a Covid-19
Se você vai viajar para fora do país, não se esqueça de conferir nossa cobertura de seguro viagem internacional para maior proteção!

Artigos relacionados