Taís Mahalem
Postado dia 30/06/2020
17:34

5 aplicativos para você estudar novos idiomas em casa

Homem estudando

Que tal aproveitar o tempo em casa para aprender um idioma novo, ou estudar aquele que você já tem algumas noções?

Sabe aquele idioma que você sempre quis aprender, ou aquele que você já tem algum conhecimento e precisa praticar mais? Então, hoje nós vamos ajudar você nessas duas missões. Trouxemos uma lista com 5 aplicativos para você aproveitar a quarentena para aprender e praticar novos idiomas. Partiu estudar?

1 – Duolingo

Impossível deixar esse clássico de fora. O Duolingo permite que você estude inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e esperanto. Entretanto, se você já domina outro idioma, o aplicativo abre uma gama maior de opções. Para os falantes de inglês, por exemplo, é possível aprender turco, russo e japonês. Durante os estudos no Duolingo, o estudante é estimulado a aprender novas palavras, expressões, escrevê-las por conta própria e treinar a sua pronúncia e sua capacidade de compreensão auditiva.

2 – Tandem

O Tandem é uma comunidade de intercâmbio de idiomas. Nele, nativos de vários idiomas compartilham o seu conhecimento para ajudar quem está aprendendo. O aplicativo permite que você converse com pessoas do mundo todo de acordo com o idioma que você deseja aprender, publique dúvidas para que outros usuários respondam, compartilhe áudios para que a sua pronúncia seja avaliada e até tenha aulas com professores qualificados, se assim você preferir. Notou que o Tandem se parece muito com uma rede social? Esse é um dos seus grandes diferenciais: além de aprender um novo idioma, você também pode fazer amigos pelo caminho.

3 – Slowly

Esse não é um aplicativo específico de ensino de idiomas, mas é bastante usado para este fim. O Slowly é um aplicativo de cartas virtuais. Nele, você cria um avatar, seleciona tópicos de conversa que são do seu interesse, os idiomas que você fala ou deseja aprender e pronto: já pode enviar cartas para qualquer pessoa do mundo que também use o app. As cartas levam tempo para ser entregues, dependendo da localização do destinatário, assim como aconteceria com cartas reais. Ao ter conversa reais e espontâneas em outro idioma, um estudante pode aumentar a sua capacidade de compreensão e de raciocínio de forma mais natural. Além disso, pode descobrir gírias, expressões e modos de falar que só são percebidos quando entramos em contato com um nativo.

4 – Memrise

Como o próprio nome indica, a base de ensino desse aplicativo é a memorização de palavras e frases. Esse é um método bastante eficaz, principalmente para os estudantes que não se adaptaram bem a outros métodos. Um dos diferenciais do app é a possibilidade de fazer o download das aulas, perfeito para momentos em que você não está conectado à internet. Para tornar o processo de aprendizado mais natural, o Memrise conta com lições de vídeos de pessoas nativas. A oferta de idiomas? Excelente – há 11 línguas disponíveis para você estudar.

5 – HelloTalk

O HelloTalk se parece bastante com o WhatsApp. Nele, você seleciona o idioma que deseja aprender e praticar e conversa com nativos que estão online por mensagem, vídeo ou áudios – você escolhe! Durante a conversa, que pode ser individual ou em grupo, você tem à disposição ferramentas de correção e tradução para facilitar o seu aprendizado. Ainda há a aba de “Momentos”, na qual você pode fazer uma publicação para todas as pessoas da comunidade do aplicativo. Mais um aplicativo para aprender de forma natural e fazer amigos durante o processo!

Com esses aplicativos para estudar novos idiomas, o seu processo de aprendizado não apenas será bastante natural, como também divertido. Além deles, outras dicas são superimportantes para você que está usando o tempo da quarentena para estudar: assista filmes em outro idioma, tente evitar legendas em português se você já tem algum conhecimento da língua, preste atenção nas letras das músicas e tente pensar em outra língua o máximo de tempo que conseguir – tudo isso torna o aprendizado mais eficaz e rápido.

Depois de aprender uma nova língua, o próximo passo é partir para o mundo! Se você deseja aproveitar o tempo para planejar um intercâmbio ou viagem dos sonhos, comece o planejamento pela sua segurança: saiba mais sobre nosso seguro viagem!

Artigos relacionados