Taís Mahalem
Postado dia 15/12/2020
10:55

10 dicas de como planejar uma viagem de forma prática

Mulher tirando selfie

Saber como planejar uma viagem por conta própria desde o início pode ser trabalhoso. É preciso ter muita organização, atenção aos detalhes e, ainda, pesquisar bastante antes de fechar qualquer reserva. Mas, todo o esforço vale a pena para deixar o roteiro personalizado e do jeito que você sempre sonhou, não é mesmo?

Para te ajudar nessa aventura, nós da Coris preparamos um passo a passo sobre como planejar uma viagem de forma prática e que te permita aproveitar ao máximo esses dias. São 10 excelentes dicas para te ajudar – e mais uma bônus!

Aproveite e já leia o post com dicas para garantir sua segurança durante a viagem!

Passo a passo de como planejar uma viagem

Nada melhor do que evitar estresses desnecessários durante a viagem, né? Por isso, a preparação começa muito antes e, para te ajudar a tomar as precauções corretas no pré-viagem, montamos um checklist que não tem erro: você estará mais que preparado com todos os itens necessários. É só anotar cada etapa e partir para ponte aérea:

1. Escolha o destino

O primeiro passo é definir qual destino você quer conhecer. Pode ser um lugar que esteja em alta entre os turistas ou então um que combine com seu estilo, seja ele na praia, no campo ou uma grande capital. Uma boa dica é pedir indicações aos amigos e pesquisar detalhes para saber se realmente tem a sua cara!

É claro que existem outros pontos a se considerar: alguns deles são qual o clima da região que pretende ir, quais as atrações disponíveis para conhecer e qual a alta temporada daquele destino. Avalie também se é realmente um local para se visitar com a quantidade de dias que terá disponível – alguns pontos pelo mundo precisam de mais tempo que outros para serem explorados como devem e como você merece.

2. Avalie os custos da viagem

O orçamento é um importante passo do planejamento, já que, na maioria das vezes, ele não é ilimitado. Tenha uma ideia do quanto quer e pode gastar e avalie as suas prioridades. É necessário pensar em diversos pontos que irão entrar na conta do quanto gastará, e esses são alguns deles:

Barco navegando
  • passeios;
  • passagens;
  • hospedagens;
  • alimentação;
  • roupas;
  • lembrancinhas de viagem;
  • reserva de emergência;
  • transporte.

Indague também se essa é a melhor época para conhecer a região que está pensando, visto que nas altas temporadas os valores sobem muito em cidades turísticas. Não adianta planejar uma viagem dos sonhos que não caiba no bolso – ela pode se tornar um pesadelo!

Caso esteja planejando com bastante antecedência e quer desistir de uma das opções em sua lista de destinos por conta do valor, pense se será possível conseguir o dinheiro até uma data próxima do embarque. Existem alguns itens que podem ser deixados para comprar mais em cima da hora, como roupas específicas para o clima do destino, por exemplo.

Se sua intenção é conhecer cidades fora do país gastando pouco, confira esses 4 destinos internacionais para viajar barato!

3. É hora de pensar nas passagens aéreas

Depois de escolher o destino, está na hora de marcar a data da viagem e começar as buscas por ofertas para o período. Uma dica é usar o sistema de alerta das companhias aéreas e sites especializados em busca de passagens aéreas, que avisam quando os preços dos bilhetes caem.

Fato é que planejar sua viagem um bom tempo antes irá te ajudar a encontrar as melhores ofertas. Por isso, não deixe esse item por último. Se quiser mais dicas sobre como encontrar as passagens mais baratas, temos um post completo sobre o tema!

4. Busque as melhores hospedagens

O segredo é observar seu perfil de viajante e o estilo de sua viagem. Você pode optar por viver como um local e alugar uma casa de temporada ou quem sabe ser tratado como um rei em um hotel cinco estrelas. Você decide!

Ademais, o local deve ter fácil acesso ao transporte público ou próximo das atrações que você vai curtir. Só não se esqueça de checar as referências e indicações da acomodação escolhido em sites confiáveis para não cair numa roubada!

5. Contrate um seguro viagem

Indispensável para quem quer uma viagem tranquila, o seguro viagem garante atendimento de urgência e emergência no exterior e até mesmo proporciona assistência ou indenizações para diferentes situações, como extravio de bagagem ou interrupção da viagem, conforme as condições gerais d apólice e sua necessidade.

E olha, não estamos livres do Coronavírus ainda, então um seguro viagem que cobre o Covid é algo a considerar fortemente – e que a Coris oferta.

Não caia na besteira de dar ouvidos aquele pensamento de que “é claro que isso não vai acontecer comigo”. No fim pode acabar custando muito mais se não ter contratado esse serviço e algum imprevisto acontecer!

6. Separe o que fazer por dia

Sabemos que não é legal viajar e continuar com diversas obrigações para cumprir. Por isso, não pense esse tópico como uma regra, mas apenas como um bom auxílio.

Ao optar por organizar seus dias você terá todos os pontos turísticos que selecionou para conhecer e não esquecerá nenhum!

Caso essa for uma viagem em casal ou em grupo, também envolva os demais participantes para opinarem nos passeios do itinerário e estabeleça um cronograma para cada dia. Para saber o que deixar no mesmo dia, busque saber dos detalhes dos deslocamentos entre uma atividade e outra, e agrupe os que são mais próximos. O transporte sempre consome um tempo considerável do dia e não podemos deixar de contá-lo!

7. Faça o checklist do que levar

Quem nunca viajou e, chegando no destino, percebeu que tinha esquecido algo muito importante como o carregador do celular ou aquele gorro que comprou somente para esquiar na neve no chilePara evitar essa dor de cabeça a muitos quilômetros de casa, faça uma lista com tudo o que precisa levar. Nem todos os itens virão na cabeça de uma vez, por isso, mantenha essa anotação por perto para poder sempre adicionar mais itens.

Separar por tipo de produto facilita muito, por isso, elencamos ideias de categorias para sua lista:

  • artigos de higiene diária;
  • documentação;
  • roupas;
  • sapatos;
  • eletrônicos;
  • maquiagem e acessórios;
  • remédios;
  • entre outros!

8. Saiba como se comunicar

Já imaginou viajar e acabar ficando sem internet para pedir um transporte até seu hotel? Ou então só perceber que seu celular não funciona na região que foi apenas quando chegar lá? Para evitar esses problemas, pesquise com antecipação como funciona a comunicação nesse destino, quais operadoras funcionam, se é possível comprar pacotes de internet para alguns dias.

Caso esteja indo para outro país, o idioma também entra nesse tópico. Não é preciso ser fluente, mas não dá para ir até o outro lado do oceano sem saber pedir sequer um copo de água, não é mesmo? Estude o básico da língua falada no destino que irá conhecer e evite complicações por problemas de comunicação.

9. Confira documentação necessária

Não pense que apenas quem vai para uma viagem internacional que precisa pensar nas documentações. Caso vá viajar de ônibus ou avião, é necessário conferir se está com um documento original com foto como o RG para poder embarcar. Nos dias de hoje, o comprovante de vacinação também deve sempre estar a mão.

Homem segurando um globo

Se for uma viagem internacional, passaporte válido e vistos devem estar dentro das regras, de acordo com cada país. Em muitos locais também é necessário o comprovante de seguro viagem, caso contrário, a entrada no território sequer é permitida, então não dá para pular esse passo! Caso esteja pensando em uma road trip não esqueça de conferir se sua CNH é aceita no país onde está indo!

Vale conferir o post “Carta verde: veja o que é, como funciona e como fazer a sua“!

10. Esteja com as vacinas em dia

Além da documentação, em viagens internacionais é indispensável que tenha em mãos o seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Ele é exigido em muitos locais e cada um deles pedem algumas vacinas específicas. Pesquise quais são as requeridas em seu destino e busque tomá-las o quanto antes.

Não esqueça que, se o seu voo faz escala em outro país, também é necessário cumprir as exigências sanitárias de lá para seguir viagem. Imagina gastar um monte de dinheiro e, chegando lá, não conseguir nem passar da imigração por um detalhe desses?

Bônus: Aplicativos facilitam sua vida

Antes de embarcar, faça o download de apps que podem te ajudar e muito durante a viagem. Existem aplicativos para todos os tipos e gostos: previsão do tempo, tradução de idiomas, indicações de restaurantes e hotéis, mapas, entre outros. O Google oferece muitas opções que ajudam os viajantes, como o Maps e o Tradutor, o melhor é que eles são super intuitivos. Use a tecnologia a seu favor!

Com essas dicas fica, no mínimo, mais fácil saber como planejar uma viagem, não é mesmo? A Coris tem um blog repleto de conteúdos que ajudam os aventureiros, com dicas de roteiros, destinos e muito mais! É hora de tirar todos esses planos do papel e fazer as malas, nos vemos no próximo post!

Artigos relacionados