Taís Mahalem
Postado dia 25/08/2023
10:50

Vacinas para viajar: proteja-se contra doenças em suas aventuras pelo mundo

Homem sendo vacinado por mulher

Sabia que existem vacinas para viajar? É isso mesmo, muitos países exigem que os turistas estejam imunizados contra algumas doenças para entrarem no seu território. Sendo assim, é fundamental que você verifique quais são os imunizantes que você deve tomar antes de embarcar para o seu destino

Diversos países exigem que os viajantes apresentem o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para entrarem no seu território. Por isso, quando você for programar a sua próxima viagem, verifique quais são as vacinas para viajar exigidas pela nação que você vai visitar.

Mesmo que o país que você vá visitar não exija que os turistas apresentem um comprovante de vacinação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta os viajantes a se vacinarem antes de sair do Brasil, para que eles não corram risco de contrair uma doença no local de destino.

Além disso, caso o lugar que você pretende visitar seja conhecido por ter condições sanitárias precárias, saiba que é muito importante tomar vacinas contra doenças transmitidas por alimentos e água.

Sendo assim, continue lendo este texto para descobrir quais são as principais vacinas para viajar exigidas pela maioria dos países.

Veja também: Documentação para viagens internacionais

Qual é a importância de se vacinar antes de viajar?

O processo de imunização para viagens internacionais é fundamental para aqueles que querem se proteger e correr menos risco de contrair e transmitir alguma doença.

Além disso, os países que apresentam esse tipo de exigência não permitem a entrada dos viajantes que não possuem o Certificado Internacional de Vacinação no seu território.

Por que alguns países exigem vacinas e outros não?

Os países que costumam exigir a apresentação de um certificado de vacinação são aqueles que apresentam um risco considerável de disseminação de doenças entre os moradores locais e os turistas.

Por isso, para proteger tanto os turistas quanto os moradores, os governos dessas nações exigem que os viajantes tomem algumas vacinas obrigatórias antes de entrarem no país.

É necessário tomar vacinas para viagens nacionais?

Não existem vacinas obrigatórias para os brasileiros que vão fazer viagens dentro do Brasil. No entanto, antes de viajar para outro estado, é importante verificar o seu cartão de vacinação para saber se você já foi imunizado contra doenças que são consideradas endêmicas em algumas regiões do país.

Um exemplo é a febre amarela, que é considerada uma doença endêmica da região amazônica.

Quais são as vacinas mais comuns que os viajantes precisam tomar antes de viajar?

A vacina mais exigida pela maioria dos países é a contra a febre amarela. Aliás, o CIVP, que é o comprovante oficial de vacinação contra as doenças estabelecidas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI), comprova a imunização contra essa enfermidade.

A apresentação do CIVP é obrigatória, sendo exigida por vários países, como:

Contudo, alguns países podem exigir que os viajantes apresentem um comprovante de vacinação contra outras doenças. A Arábia Saudita, por exemplo, exige que o estrangeiro apresente um certificado de vacinação contra meningite meningocócica. 

Quais são as principais vacinas recomendadas para os viajantes?

Antes de viajar, é importante pesquisar se existe alguma doença considerada endêmica no seu país de destino e verificar se existe vacina contra essa enfermidade.

Contudo, você não deve tomar a vacina poucas horas antes da sua viagem. Isso porque alguns imunizantes demoram alguns dias para fazerem efeito. A vacina contra febre amarela, por exemplo, leva 10 dias para fazer efeito. 

Outro imunizante que é muito recomendado para quem vai viajar é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. As vacinas contra hepatite A e hepatite B também estão entre os imunizantes indicados para os turistas, especialmente para aqueles que vão para um lugar com condições sanitárias precárias.

Além das vacinas citadas anteriormente, outros imunizantes que costumam ser recomendados para quem vai fazer uma viagem para o exterior são:

  • Tríplice bacteriana;
  • Poliomielite;
  • Tuberculose;
  • HPV;
  • Febre tifoide;
  • Raiva;
  • Gripe.

Você pode tomar essas vacinas gratuitamente em um posto de saúde ou em uma clínica privada. Alguns desses imunizantes são de dose única, já outros precisam de doses de reforço, como a da gripe. 

Grupo de pessoas vendo um homem ser vacinado
Foto de CDC na Unsplash

Vacinas para destinos tropicais

Quem vai viajar para um destino com clima tropical também deve considerar se vacinar contra doenças que podem ser transmitidas por mosquitos, como a malária.

Em 2023, a Anvisa aprovou a vacina contra a dengue, contudo, esse imunizante está sendo aplicado somente na rede privada. No entanto, se você for fazer uma viagem para um local que tem muitos casos dessa doença, mesmo que seja dentro do Brasil, pode ser interessante tomar essa vacina. 

Veja também: Seguro viagem para os EUA: como proteger sua viagem aos Estados Unidos

Quais são as vacinas exigidas para entrar nos países da União Europeia e nos Estados Unidos?

Se você pretende viajar para algum país que faz parte da União Europeia ou para os Estados Unidos, saiba que não é necessário apresentar nenhum comprovante de vacinação para entrar nesses locais.

Quais são as novas recomendações de vacinação para viajantes?

Após o início da vacinação contra a Covid-19 no mundo, muitos países passaram a exigir que os visitantes estrangeiros apresentassem um comprovante de vacinação contra o coronavírus.

Contudo, esse comprovante já não é mais exigido por muitas nações, como os países que compõem a União Europeia, os Estados Unidos e o Chile.

Como obter informações atualizadas sobre vacinas e requisitos de imunização para o seu destino?

Para saber quais países exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação, você pode acessar o site da Anvisa, que possui uma lista simplificada de nações que exigem a apresentação desse documento por parte dos viajantes.

Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação?

Para obter esse documento você vai precisar do Cartão Nacional de Vacinação preenchido com a data em que você foi imunizado contra a febre amarela, o lote da vacina, a assinatura da pessoa que aplicou o imunizante e o carimbo do local onde ocorreu a vacinação.

Com esse registro em mãos, é só acessar o Portal de Serviços do Governo Federal, fazer o seu cadastro e preencher o formulário fornecido pelo programa. Em seguida, será preciso enviar os documentos solicitados pelo sistema, o que pode ser feito digitalmente.

Se estiver tudo certo com a sua documentação, o seu Certificado Internacional de Vacinação será enviado para o seu e-mail. 

Caso você tenha tomado a vacina contra febre amarela após o dia 30/12/2022, os dados relacionados a essa imunização serão enviados para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e o CIVP vai estar disponível automaticamente no Conecte SUS. 

Para ter uma viagem tranquila e satisfatória, além de tomar as vacinas recomendadas, é importante contar com um seguro viagem internacional. Com esse produto, será possível garantir uma proteção extra para você e para a sua família.

Com um seguro viagem você vai poder ter acesso de maneira rápida a serviços médicos e hospitalares, e ainda vai poder contar com serviços como apoio jurídico e ajuda em caso de perda de documentos.

Sendo assim, acesse o site da Coris, confira as coberturas oferecidas e contrate o plano de seguro viagem internacional que for mais adequado para você.

Artigos relacionados