Taís Mahalem
Postado dia 09/01/2020
14:48

Um intercâmbio pode mudar a sua vida – e nós vamos te contar o porquê

homem de mochila e chapéu em uma rua de um país estrangeiro

“Fazer um intercâmbio é uma experiência inesquecível!” – quantas vezes você já ouviu essa exclamação? Nós mesmos a usamos bastante por aqui. Afinal, não é tão fácil resumir em pouquíssimas palavras como essa experiência pode mudar nossas vidas. Entretanto, nós sabemos que, para aqueles que ainda não viveram um intercâmbio, essa frase beira o superficial.

Felizmente, por aqui nós temos espaço para expandirmos essa conversa, e é isso que vamos fazer neste texto. Spoiler: depois de viver um intercâmbio, a sua vida vai mudar. Por que afirmamos isso com tanta certeza? Agora você vai finalmente entender.

1 – Encontramos uma versão de nós mesmos que nunca antes imaginamos que existia

 Sabe aquele conhecido que deixou o Brasil para ficar apenas seis meses fora e que agora já está há mais de um ano longe? Se questionado sobre a decisão de ficar no seu novo lar, ele provavelmente falará sobre aspectos práticos do novo país, como qualidade de vida e segurança – mas um ser humano precisa de muito mais do que isso para aceitar o desafio de construir uma nova vida longe de tudo o que era conhecido e longe das pessoas amadas. Isso acontece porque, em um intercâmbio, descobrimos uma versão diferente de nós mesmos. Fazer novos amigos, se comunicar usando um novo idioma, reaprender a usar o transporte público, encontrar um novo lugar para morar, encontrar um novo emprego e, principalmente, enfrentar todos esses desafios em um país inteiramente diferente faz com que fiquemos mais fortes, mais abertos às novidades, mais corajosos e desejosos de novas aventuras. Nossa alma se expande e, nesse novo tamanho, ela não deseja voltar à zona de conforto.

3 –  Descobrimos que o mundo é cheio de possibilidades e aventuras incríveis

Mulher de cabelo solto sentada olhando para uma montanha

Em nossa “rotina normal”, talvez seja difícil imaginar que existe, mundo afora, uma paisagem que fará nossos olhos lacrimejarem. Ou que podemos viajar para um lugar cujo idioma nos é totalmente desconhecido e que, mesmo assim, tudo correrá incrivelmente bem. Nossa alma gêmea pode estar do outro lado do oceano nesse exato momento, ou nossos futuros melhores amigos. Talvez a viagem nos faça descobrir nossa profissão dos sonhos, nos faça trabalhar em algo que nunca cogitamos antes. Talvez até nos faça perceber que queremos construir a nossa vida aqui, no Brasil. Por que não? A partir do momento que atravessamos a sala de embarque e entramos em um avião, nós permitimos que o destino nos surpreenda com toda a sua inacreditável gama de imprevisibilidades.

4 – Aprendemos a valorizar momentos que antes passavam despercebidos por nós

Estar longe de casa por um período longo de tempo nos faz olhar para a nossa própria vida como se estivéssemos assistindo a um filme – uma perspectiva mais ampla de observação que nos ajuda a entender muita coisas de forma mais clara. A nossa cama confortável, o relacionamento com os nossos pais e irmãos, o tempo de qualidade que passamos com os amigos aqui, no Brasil, a nossa gastronomia, a nossa cultura: aprendemos a valorizar esses aspectos quando eles deixam de fazer parte de nossa rotina. Como consequência, aprendemos a amar as nossas raízes e a expressar nossos sentimentos com mais sinceridade, frequência e intensidade.

Você consegue vislumbrar agora quantas mudanças incríveis cabem na frase “fazer um intercâmbio é uma experiência inesquecível”? E isso é só o começo! O mundo é muito grande e cheio de possibilidades para nos conformarmos com a ausência de experiências que nos permitam conhecê-lo de perto. Se pudermos deixar um único conselho após abrir essa janela de oportunidades e transformações diante dos seus olhos, esse conselho com certeza será: vá. Vá e permita-se sentir tudo isso na pele – e, acredite, o mundo será generoso com você.

Esse texto fez crescer em você aquela vontade de arrumar as malas e conhecer o mundo? Então vá e conte com o seguro viagem da Coris para te dar suporte diante de todo e qualquer imprevisto!

Artigos relacionados

19.jul.2023
Como aprender um novo idioma rapidamente: dicas e estratégias eficazes

Aprender um novo idioma é uma jornada emocionante que pode abrir portas para novas oportunidades pessoais e profissionais. Saiba como acelerar o processo de aprendizagem! Descobrir como aprender um novo idioma rapidamente pode ser um desafio empolgante. Seja para viajar, expandir oportunidades profissionais ou simplesmente mergulhar em uma nova cultura, dominar uma língua estrangeira é […]

Por: Taís Mahalem