Taís Mahalem
Postado dia 13/07/2023
11:00

Quais os melhores países para fazer intercâmbio?

Foto de um mini globo terrestre: quais os melhores países para intercâmbio?

Fazer um intercâmbio é uma oportunidade única de aprender e vivenciar uma nova cultura, aprimorar habilidades linguísticas e expandir horizontes. Com tantas opções disponíveis, escolher o país ideal pode ser um desafio. 

Quando se trata de fazer um intercâmbio, a escolha do destino é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. Afinal, cada país oferece uma experiência única e possui suas próprias vantagens e características culturais.

Neste artigo, apresentaremos os países mais procurados por brasileiros para intercâmbio, fornecendo informações sobre idioma, principais cidades, gastronomia, clima, atividades e oportunidades de trabalho, além de destacar as principais instituições de ensino.

Se você está pensando em embarcar nessa jornada de aprendizado e imersão cultural, continue lendo para descobrir quais são os destinos mais populares e promissores para um intercâmbio inesquecível.

Os países mais procurados por brasileiros 

Os brasileiros têm buscado cada vez mais oportunidades de intercâmbio em diferentes partes do mundo. A busca por aprimorar o conhecimento em um novo idioma é uma das principais motivações, já que dominar o inglês, por exemplo, abre portas para oportunidades acadêmicas e profissionais. 

De acordo com o levantamento Selo Belta de 2020, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, os destinos que mais populares entres os estudantes brasileiros são: 

  • 1º Canadá
  • 2º Estados Unidos
  • 3º Irlanda
  • 4º Inglaterra
  • 5º Austrália

Agora que você já conhece os destinos mais procurados por intercambistas brasileiros, é hora de explorar um pouco mais sobre cada um. Além dos países já mencionados, acrescentamos outros dois destinos à nossa lista: Malta e Portugal.

Esperamos que você salve cada informação e as utilize da maneira mais útil possível para a sua viagem de intercâmbio. Afinal, tudo na Coris é feito com carinho e por uma equipe que entende de seguro viagem internacional e as necessidades reais da sua viagem.

Cada um desses países oferece uma experiência única, seja pelo seu sistema educacional de excelência, suas belezas naturais, sua rica cultura ou suas oportunidades profissionais. Saiba mais!

Canadá

O Canadá tem sido um caminho frequente para intercâmbio de brasileiros devido ao mercado de trabalho, sistema de saúde de alto padrão e multiculturalismo. Durante o intercâmbio, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em inglês e francês, idiomas nativos do país.

Tratando-se de destinos, as principais cidades para os estudantes são Toronto, Vancouver, Montreal e Calgary, que oferecem uma variedade de pontos turísticos como as Cataratas do Niágara, Banff National Park, CN Tower, Old Montreal e Stanley Park.

Lá, é possível combinar o intercâmbio com atividades ao ar livre, como esqui, snowboard, caminhadas, canoagem e observação de vida selvagem. Além disso, há opções de envolvimento em clubes estudantis, eventos culturais e voluntariado.

O Canadá ainda oferece a oportunidade de trabalhar durante o intercâmbio por meio de programas como o Co-op e o Post-Graduation Work Permit Program (PGWP), permitindo que os estudantes adquiram experiência de trabalho relevante enquanto estudam. 

E para aqueles que desejam realizar cursos além do idioma, o Canadá oferece instituições de ensino de alta qualidade, como a University of Toronto, University of British Columbia, McGill University, University of Waterloo e University of Alberta. 

O clima do país varia conforme a região, com invernos frios e nevados e verões quentes e ensolarados. É importante se preparar para o clima específico da região escolhida.

Já a gastronomia canadense é diversificada, com pratos populares como poutine, tourtière e peixes e frutos-do-mar frescos. Além disso, os estudantes podem desfrutar de uma ampla variedade de restaurantes étnicos. Caso passe na capital, Ottawa, vá até o mercado público e deguste uma beaver tail.

Canadá: um dos detinos mais procurados
Foto de sebastiaan stam na Unsplash

Estados Unidos

Definitivamente, os Estados Unidos jamais ficam fora das listas quando o assunto é quais os melhores países para fazer intercâmbio. É uma escolha atrativa para brasileiros devido às oportunidades de trabalho.

Entre as principais cidades estão Nova York, Los Angeles, Chicago, San Francisco e Miami, que abrigam pontos turísticos famosos como a Estátua da Liberdade, o Grand Canyon, o Central Park, a Golden Gate Bridge e a Times Square.

Os estudantes de intercâmbio nos Estados Unidos têm a oportunidade de combinar seus estudos com diversas atividades, como esportes universitários, música, teatro, voluntariado e explorar a cena artística e cultural do país. Contudo, a aprovação do visto deve ser feita com calma e muita seriedade.

O país ainda abriga algumas das principais instituições de ensino, como Harvard University, Stanford University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of California, Berkeley e Columbia University, entre outras, que oferecem uma ampla gama de cursos e programas acadêmicos renomados.

Embora o idioma nativo seja o inglês, a diversidade étnica do país permite aprender outras línguas, especialmente em regiões com comunidades de imigrantes significativas, como espanhol, mandarim e francês.

Em relação ao clima, ele varia conforme a região, com áreas de clima temperado na costa leste e regiões com extremos climáticos, como invernos rigorosos e verões quentes no norte do país. É importante pesquisar e estar preparado para as condições climáticas da região escolhida.

Já a gastronomia dos Estados Unidos é diversificada e influenciada por várias culturas. Há uma variedade de pratos disponíveis, desde hambúrgueres e pizzas até culinária mexicana, chinesa, italiana e japonesa, com especialidades regionais, como churrasco no Texas, comidas mexicanas na região da Califórnia e os frutos-do-mar na costa leste.

Intercâmbio nos EUA: foto da estátua da liberdade
Foto de Laurenz Heymann na Unsplash

Irlanda

A Irlanda é uma das escolhas mais crescentes entre os brasileiros. Principalmente pelo preço, por se tratar de uma economia em crescimento, e de um ambiente acolhedor para estudantes internacionais.

As principais cidades incluem Dublin, Cork, Galway e Limerick, com pontos turísticos famosos como a Catedral de St. Patrick, o Trinity College e a Calçada dos Gigantes.

Lá, é possível combinar o intercâmbio com atividades culturais, visitas a castelos históricos, festivais tradicionais e esportes ao ar livre. E o país ainda é conhecido por seu ambiente acadêmico estimulante, possuindo uma excelente reputação em áreas como tecnologia, ciências e negócios.

Os estudantes também possuem a permissão para trabalhar que, inclusive, pode ajudar com os gastos da viagem.

Além disso, a Irlanda oferece um estilo de vida seguro, belas paisagens naturais e uma rica herança cultural. O idioma nativo é o inglês, mas também é possível aprender a língua irlandesa em algumas regiões.

Por fim, a gastronomia irlandesa é conhecida pelos seus pratos reconfortantes e ingredientes frescos. O clima é temperado oceânico, com verões suaves e invernos amenos.

Intercâmbio na Irlanda: foto de Dublin
Foto de Luciann Photography na Pexels

Inglaterra

A Inglaterra é uma ótima opção para brasileiros devido à sua forte economia, ofertas de trabalho e pela história centenária. Entre as principais cidades você encontra Londres, Manchester, Birmingham, Liverpool e Bristol, com atrações turísticas icônicas como o Palácio de Buckingham e o Museu Britânico. 

Durante o intercâmbio, os estudantes podem participar de atividades culturais, esportivas e explorar a vida noturna. Mas, sobretudo, é permitido trabalhar até 20 horas por semana.

Na questão acadêmica, as instituições inglesas são excelentes e tem em seus corredores nomes ilustres como Isaac Newton e J.R.R. Tolkien. Com algumas das melhores universidades do mundo, o país oferece uma ampla variedade de cursos e programas acadêmicos. 

A gastronomia inglesa apresenta pratos tradicionais como fish and chips e roast beef, e a diversidade cultural do país oferece opções culinárias internacionais. O clima é temperado, com invernos frios e úmidos e verões amenos, embora seja imprevisível.

Intercâmbio na Inglaterra
Foto de Dominika Gregušová na Pexels

Austrália

A Austrália é uma opção atrativa para brasileiros, muitas vezes por ser um país localizado no hemisfério sul, assim como o Brasil — o que apresenta uma série de semelhanças quanto à vegetação e clima.

O país oferece uma excelente qualidade de vida, paisagens naturais deslumbrantes, uma cultura diversa e chances de emprego para estudantes internacionais. 

As principais cidades são Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide, com pontos turísticos famosos, como a Ópera de Sydney e a Grande Barreira de Corais. O idioma nativo é o inglês, mas também é possível aprender outras línguas devido a sua proximidade com o continente asiático. 

Lá, é possível combinar o intercâmbio com atividades como esportes aquáticos, trilhas em parques nacionais e eventos culturais. E, os estudantes internacionais também possuem permissão para trabalhar durante a viagem.

Para quem deseja realizar algum outro curso além do idioma, a Austrália possui diversas instituições de ensino que oferecem diferentes programas estudantis, como a University of Melbourne, Australian National University e University of Sydney.

Intercâmbio na Austrália: Foto de Sidney
Foto de Caleb na Unsplash

Malta

Com baixos custos em comparação com outros destinos mencionados, Malta é uma excelente opção para brasileiros. Além do clima agradável, o país oferece uma combinação única de história, cultura e lazer, proporcionando uma experiência enriquecedora.

O idioma oficial de Malta é o maltês, mas o inglês é amplamente falado, tornando o país ideal para quem deseja aprender ou aprimorar o nível de inglês. As principais cidades incluem Valletta, Sliema, St. Julian’s e Mdina, e os pontos turísticos famosos incluem a Cidade Antiga de Mdina, a Gruta Azul e a Ilha de Gozo.

Estudantes internacionais têm permissão para trabalhar durante o intercâmbio, e Malta possui instituições de ensino reconhecidas internacionalmente, como a University of Malta e o Malta College of Arts, Science and Technology, oferecendo uma variedade de cursos acadêmicos e programas de inglês.

Já a gastronomia maltesa é influenciada por várias culturas e oferece pratos deliciosos, como pastizzi e fenkata. O clima do país é mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves.

Intercâmbio em Malta
Foto de Michaela na Pexels

Portugal

Portugal, a nossa pátria irmã sempre está no radar dos brasileiros devido à sua proximidade cultural e linguística. O país oferece renomadas instituições de ensino superior e oportunidades acadêmicas de qualidade, como a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Aveiro. 

Além dessas, existem muitas outras universidades e institutos politécnicos em todo o país, oferecendo uma ampla gama de cursos e programas acadêmicos em diversas áreas do conhecimento.

As principais cidades incluem Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Faro, com atrações turísticas como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e as caves de vinho do Porto. A gastronomia portuguesa é famosa por pratos como o bacalhau à Brás e o pastel de nata. 

Geralmente, Portugal possui um clima mediterrâneo com verões quentes e invernos suaves. Além disso, os estudantes podem combinar o intercâmbio com atividades culturais, esportes ao ar livre e uma vida noturna animada. E, claro, trabalho!

Intercâmbio em Portugal
Foto de Louis Droege na Unsplash

Garanta sua segurança durante o intercâmbio com um seguro viagem

Seja para aprimorar habilidades linguísticas, explorar novas culturas, obter uma educação de qualidade ou ampliar horizontes, o intercâmbio é uma oportunidade emocionante.

Na Coris, entendemos a importância de uma experiência de intercâmbio enriquecedora e oferecemos expertise na criação de pacotes personalizados para atender às necessidades individuais de cada estudante do Brasil.

Os países mencionados neste artigo são apenas algumas das muitas opções disponíveis, cada uma com suas vantagens e atrativos únicos. Acesse agora o nosso site para saber mais!

Artigos relacionados

6.set.2023
Roteiro de viagem para Nova York: pontos turísticos, dicas e seguro viagem

Realize o desejo de conhecer a icônica Big Apple. Embarque em nossa sugestão de roteiro completo por Nova York, feito para que você desfrute da cidade com a máxima segurança e tranquilidade durante toda a sua estadia.  Nova York é um dos destinos mais procurados dos Estados Unidos e é a cidade mais populosa do […]

Por: Taís Mahalem