Taís Mahalem
Postado dia 23/06/2020
11:55

Tudo o que você precisa saber sobre vistos e passaporte

foto próxima de um passaporte aberto

Com o início da retomada das atividades turísticas e a reabertura das fronteiras para o turismo, é importante estar preparado com toda a documentação necessária para as viagens. Por isso, preparamos uma lista do que não pode faltar para uma viagem tranquila para o exterior.

Passaporte para brasileiros

– O passaporte é necessário para as viagens ao exterior e serve para o controle de imigração do país.

– Sua validade é de dez anos para maiores de 18 anos.

– Crianças entre 0 e 17 anos também precisam de passaporte e autorização de viagem dos pais. A Anac disponibiliza um formulário para autorização de embarque: https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/documentos-para-embarque.

– Cada país tem uma exigência diferente em relação à data de validade do documento para entrada. Fique atento!

– Para solicitar um passaporte, basta entrar no site da Polícia Federal e seguir os procedimentos (verificar a documentação necessária, preencher o formulário, pagar a guia de recolhimento, agendar e ir ao atendimento, e depois buscar o passaporte). https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do.

Aqui no blog da CORIS há uma matéria com todos os detalhes sobre como tirar o passaporte: https://blog-coris-prod.azurewebsites.net/como-tirar-e-renovar-passaporte-acabe-com-todas-suas-duvidas/

– Vários países da América do Sul não exigem passaporte de brasileiros e é possível utilizar apenas o RG. Confira quais são esses países neste link: https://coris.com.br/blog/paises-que-nao-exigem-passaporte-de-brasileiros/.

Visto

– Diversos países ao redor do mundo exigem o visto dos turistas brasileiros.

– Os processos podem ser online ou pessoalmente e, na maioria das vezes, há necessidade de pagamento de uma taxa.

– Para a Europa, brasileiros não precisam de visto (com exceção de Azerbaijão e Moldávia).

– Para a maioria dos países da Europa é preciso seguro viagem. Cote agora com a Coris e garanta já o melhor seguro para sua viagem.

– Todas as informações atualizadas sobre vistos você pode conferir no site do Itamaraty: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros.

– Para os Estados Unidos, os brasileiros precisam tirar o visto americano. Basta preencher o formulário neste link: https://ceac.state.gov/genniv/. Depois é só pagar a taxa e levar toda documentação para uma entrevista.

Fizemos uma matéria completa com todos os países que exigem visto dos brasileiros e como fazer em cada caso. Basta clicar neste link aqui: https://coris.com.br/blog/como-tirar-visto-para-diversos-destinos/.

Vacina

– A vacinação é exigida para muitos países no exterior e também para alguns estados brasileiros.

– No caso de viagem ao exterior, é preciso ter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Nesta matéria do blog CORIS, listamos os destinos que exigem a vacina e explicamos como tirar o certificado: https://coris.com.br/blog/destinos-com-vacinacao-obrigatoria/.

Por enquanto, as viagens estão suspensas devido à pandemia de Covid-19, mas em breve as fronteiras estarão abertas e todos vão voltar a viajar. Estar preparado para esse momento é muito importante!

Artigos relacionados