Taís Mahalem
Postado dia 07/08/2023
10:44

Tipos de seguro viagem: conheça cada um deles

Mulher sentada enquanto usa seu computador

Conheça os tipos de seguro viagem para você viajar com tranquilidade e ter a proteção adequada para o seu próximo destino. Imprevistos acontecem e estão por toda a parte, sejam no Brasil ou no exterior.

Viajar é mais do que curtir e sair de casa. Não importa se for para ir até a cidade vizinha ou sair do Brasil, o importante é que transcende as fronteiras geográficas, enriquecendo nossas vidas de maneira ímpar.

Além de ser uma oportunidade para explorar novos destinos e culturas, viajar nos desafia a sair da nossa zona de conforto, expandindo horizontes e estimulando o crescimento pessoal. 

Contudo, antes de pegar um avião ou a estrada, embarcar em um navio ou entrar em um ônibus para um destino longínquo, é vital fazer isso com tranquilidade e segurança. Dessa forma, é importante pensar nesse detalhe que é vital para uma boa viagem.

Isso previne riscos, favorece a saúde mental e física, evita surpresas e até constrangimentos. Ou seja, um planejamento adequado e organizado possui seus benefícios, facilitando diretamente seu cronograma, passeios e entretenimento para o tão sonhado destino.

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de seguro viagem disponíveis, suas coberturas e benefícios, além de fornecer dicas úteis para contratar o seguro adequado às suas necessidades.

Veja também: Seguro viagem para a Austrália: como viajar para o maior país da Oceania

O que é seguro viagem e como funciona?

O seguro viagem é um serviço essencial para garantir a tranquilidade e proteção dos viajantes durante suas jornadas. Ele é projetado para cobrir eventos indesejados e que possam ocorrer durante as férias, intercâmbio, passeio ou mesmo, uma viagem de negócios. 

Logo, funciona como uma apólice contratada antes da sua partida, dentro ou fora do Brasil. Em resumo, o segurado paga uma determinada quantia para ter direito a coberturas e assistências específicas durante o período da viagem.

O seguro viagem oferece proteção e suporte aos viajantes, permitindo que desfrutem de suas aventuras com tranquilidade, sabendo que estão amparados em caso de eventualidades indesejadas. É um investimento necessário e com muitos pontos positivos, que previne possíveis contratempos e garante uma experiência mais agradável longe de casa.

O funcionamento é simples: ao adquirir um seguro viagem, você paga um valor estipulado e em troca, tem acesso às coberturas e benefícios oferecidos pelo plano escolhido.

Qual a sua importância? 

A importância de fazer um seguro viagem é a mesma que damos para quando compramos as passagens de ida e volta ao viajar para fora do país. Se trata de uma medida preventiva e essencial para proteger-se de imprevistos que podem ocorrer durante uma viagem. 

Dependendo das suas necessidades, pode ser um investimento relativamente pequeno em comparação com os riscos financeiros, físicos e emocionais que poderiam surgir caso ocorra algum problema durante a jornada. 

Para ilustrar melhor a importância do seguro viagem para a rotina de um viajante, trouxemos três exemplos práticos abaixo:

Exemplo 1: imagine que você está fazendo uma viagem internacional e, de repente, contrai uma doença que requer tratamento médico urgente. O seguro viagem entraria em ação, cobrindo as despesas médicas e hospitalares necessárias, permitindo que você receba o atendimento adequado sem se preocupar com altos custos;

Exemplo 2: durante um passeio turístico em uma cidade desconhecida, você sofre um acidente e precisa ser hospitalizado. O seguro viagem não apenas cobriria as despesas médicas, mas também forneceria assistência para organizar o transporte de retorno ao seu país de origem, caso seja necessário um tratamento mais prolongado ou especializado.

Exemplo 3: agora pense que devido a alguma circunstância imprevista, como um cancelamento de voo por motivos climáticos, você precisa adiar sua viagem ou alterar o roteiro. O seguro viagem pode reembolsar as despesas com hospedagem e transporte extras gerados por essas alterações, evitando prejuízos financeiros inesperados.

Quais os tipos de seguro viagem?

Abaixo vamos explorar os principais tipos de seguro viagem disponíveis, para que você possa fazer a escolha mais adequada ao seu perfil e às exigências da sua próxima aventura.

Seguro viagem internacional

O seguro viagem internacional é como aquele guarda-chuva confiável que te protege de despesas médicas astronômicas no exterior.

É o tipo mais comum de seguro e abrange viagens para destinos no exterior. Ele oferece cobertura para despesas médicas, repatriação, assistência jurídica, extravio de bagagem e outros imprevistos que possam ocorrer durante a viagem. 

Seguro viagem nacional

Semelhante ao tópico anterior, o seguro viagem nacional também oferece cobertura para despesas médicas, cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência emergencial. A diferença é que ele é indicado para quem vai viajar dentro do Brasil.

Seguro viagem para intercâmbio

Imagine que você está explorando uma cidade nova e torce o tornozelo. Com o seguro, você pode ter assistência médica rápida e até mesmo cobertura para adiantar o seu retorno caso seja necessário. 

Desenvolvido especialmente para estudantes que vão realizar intercâmbio, esse tipo de seguro viagem inclui cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas por evento.

Além disso, no caso da Coris, o estudante pode contar com o serviço de Telemedicina. Resumindo, essa nova ferramenta da empresa fornece atendimento médico na tela em menos de 15 minutos.

Seguro viagem para gestantes

Já para as futuras mamães existe uma modalidade de seguro pensada especialmente nelas. Entre os tipos de seguro viagem, o seguro para gestantes tem muitas vantagens quando o assunto é saúde, reembolso de despesas médicas, suporte especializado e cobertura para eventuais complicações durante a gravidez.

Essa cobertura se estende a eventos emergenciais relacionados a complicações da gravidez para gestantes até a 32ª semana e para mulheres de até 45 anos. É importante ressaltar que é necessário viajar com o consentimento por escrito do médico assistente.

Seguro viagem para esportes de aventura

Criado especialmente para os aventureiros amadores ou profissionais de plantão, o seguro viagem para esportes na natureza é a opção perfeita para quem deseja se aventurar em atividades radicais durante sua jornada.

Seja um salto de paraquedas ou uma sessão de rafting, esse seguro atua como um escudo invisível, oferecendo proteção em caso de acidentes inesperados. Inclusive, a Coris garante cobertura para mais de 50 modalidades esportivas.

Seguro viagem para melhor idade

Para os viajantes mais experientes, o seguro viagem para melhor idade age como um guia sábio, proporcionando coberturas adaptadas às necessidades específicas dessa fase da vida.

Com atendimento especializado, esse tipo de seguro oferece cobertura para despesas médicas, assistência emergencial e repatriação, garantindo tranquilidade e proteção durante a viagem.

Além disso, o viajante da terceira idade pode contar com serviços de Telemedicina em língua portuguesa, garantindo suporte médico adequado e acessível durante toda a jornada.

Seguro viagem para empresas

Empresas também podem se beneficiar do seguro viagem, garantindo a segurança de seus funcionários em viagens de negócios. Indicado para as viagens com foco em feiras, grandes eventos corporativos, treinamentos e outros tipos de eventos dentro do segmento empresarial.

Em suma, esse tipo de seguro oferece cobertura para despesas médicas, cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência emergencial, proporcionando segurança aos funcionários durante suas viagens corporativas.

E, para os times de recursos humanos que precisam de uma parceria séria para o planejamento dos executivos e demais colaboradores, recomendamos conhecer os diferenciais e estrutura da Coris. 

Por meio de seu Investimento constante em tecnologia, com a recente implementação do novo sistema interno i-Syst, a empresa otimizou ainda mais os procedimentos e agilizou os processos de reembolso. Isso sem falar do sistema exclusivo de atendimento, 100% nacional, mais ágil, intuitivo e focado no viajante brasileiro, e a Central de Atendimento 24hs.

Seguro viagem para cruzeiros

Para aqueles que escolhem os luxuosos cruzeiros, o seguro viagem para cruzeiros é como um marinheiro experiente, pronto para te auxiliar em casos de cancelamento de viagem, problemas médicos ou extravio de bagagem em alto-mar.

Se você está planejando um cruzeiro, é importante considerar um seguro viagem específico para essa modalidade. 

Veja também: Seguro viagem para os EUA: como proteger sua viagem aos Estados Unidos

Homem e mulher com malas apreciando a paisagem de uma praia
Foto de Vidar Nordli-Mathisen na Unsplash

Coberturas e benefícios comuns

Os planos de seguro viagem podem variar em termos de coberturas e benefícios. Contudo, existem algumas opções comuns encontradas na maioria dos planos. Entre elas:

  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas: cobertura em caso de doenças ou acidentes durante a viagem, garantindo que você receba a assistência necessária sem ter que arcar com altos custos; 
  • Extravio de bagagem: se a sua bagagem for extraviada, o seguro viagem reembolsará de acordo com o plano contratado;
  • Cancelamento de viagem: em caso de cancelamento de viagem, dependendo do motivo, o seguro poderá cobrir despesas como hospedagem e alimentação;
  • Repatriação: em situações de emergência médica grave, o seguro viagem pode cobrir os custos de repatriação, ou seja, o transporte de volta ao seu país de origem;
  • Assistência emergencial: o seguro viagem oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudá-lo em situações de emergência, como localização de hospitais, orientação médica por telefone (Telemedicina) e outros tipos de suporte.

Ao contratar um seguro viagem, certifique-se de escolher uma empresa com expertise e suporte completo para lidar com qualquer situação que possa surgir durante a viagem. Um planejamento bem feito e a contratação de uma empresa séria fazem toda a diferença.

Além disso, antes de assinar o contrato, é fundamental esclarecer todas as dúvidas com os profissionais responsáveis pelo seguro. É importante entender todas as condições da apólice, saber quais são as coberturas oferecidas, as exclusões e os procedimentos necessários para acionar o seguro em caso de necessidade.

Como vimos, contratar um seguro viagem adequado é uma maneira inteligente de se proteger contra imprevistos durante suas aventuras. Seguindo essas dicas e escolhendo o plano certo, você poderá aproveitar sua viagem com tranquilidade e segurança.

Em um mundo cada vez mais conectado, viajar é uma experiência cada vez mais acessível e desejada por muitos. No entanto, em meio a tantas opções e imprevistos que podem surgir durante uma viagem, é imprescindível contar com um seguro adequado. 

Independentemente do tipo de seguro viagem que você precise, é fundamental buscar uma empresa confiável e experiente para garantir sua tranquilidade.

A Coris possui mais de 30 anos de experiência em seguros de viagem e oferece uma ampla gama de opções para atender às necessidades individuais de pessoas, intercambistas, grupos, empresas, gestantes, esportistas e dezenas de outros tipos de viajantes. 

Quer saber mais? Acesse o site www.coris.com.br e faça uma cotação, pois a segurança e proteção são prioridades em qualquer jornada que você embarque.

Artigos relacionados