Taís Mahalem
Postado dia 27/12/2017
12:00

Por que fazer um seguro-viagem? Entenda a importância

Familia sorrindo à beira do mar

Antes de embarcar na sua viagem, é preciso priorizar a tranquilidade e estar prevenido para imprevistos como problemas de saúde ou acidentes com um seguro de viagem adequado ao seu perfil

Está chegando a hora de fazer a tão sonhada viagem de férias! As passagens estão compradas, os hotéis reservados e os programas definidos. Tudo parece perfeito, e a última coisa que se pensa é que algo pode dar errado, não é? Se é assim, por que fazer um seguro viagem?

Esperamos que sua experiência seja livre de momentos ruins, mesmo assim é fundamental se prevenir contra incidentes porque, infelizmente, eles acontecem.

Não importa o destino, mas principalmente se for ao exterior, é importante que o turista esteja preparado para lidar com qualquer adversidade, como problemas de saúde, acidentes e até mesmo cancelamento de voos, extravio de bagagem e furtos. 

Pensando nisso, o seguro-viagem internacional entra como solução para garantir mais tranquilidade e evitar gastos que não estejam no orçamento. 

Esta foi a experiência de viajantes que contaram com a Coris na hora que mais precisaram durante suas viagens. Continue conosco, entenda mais sobre essa questão e veja como o seguro salvou a vida e tranquilidade financeira de vários viajantes.

Continue conosco!

Como funciona um seguro-viagem?

Um seguro-viagem funciona como uma espécie de “plano de saúde temporário”, uma garantia de atendimento e indenização para urgências e emergências, de acidentes e doenças, que podem surgir numa viagem. 

Só que não existe um único tipo de seguro: a validade e as regras da apólice variam de acordo com cada contrato.

Ou seja, o seguro-viagem pode oferecer assistência para diversos imprevistos, como extravio de bagagem, cancelamento de viagem, regresso antecipado, atendimento médico e odontológico, entre outros serviços conforme o produto e as coberturas contratadas.

Quer um exemplo real? Cristiano Lobo e sua esposa Patrícia marcaram férias românticas na Itália. Tudo corria bem até que ele começou a sentir febre durante o voo e teve de ser internado logo que desembarcou em Roma.

“Achei que seriam 3 ou 4 dias internado e foram 16. Depois da alta, o seguro continuou a ligar para saber como eu estava. Ainda bem que eu havia contratado um seguro- viagem.”,

desabafa o viajante.

A contratação do seguro-viagem com a Coris garantiu que a seguradora providenciasse a internação e arcasse com todas as despesas. Além disso, como o quadro do paciente gerava preocupações com sua saúde no trajeto de volta para o Brasil, a questão também foi amparada.

 “E, para minha surpresa, falaram que estavam enviando um médico para me acompanhar”

Trata-se de uma cobertura pouco conhecida — a repatriação sanitária, que assegura a cobertura do transporte médico do viajante caso seja necessário o retorno imediato devido à enfermidade ou acidente.

O que o seguro-viagem cobre?

A cobertura de um seguro-viagem engloba, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Os mais completos oferecem outras garantias, como indenização para extravio de bagagem e até repatriação de corpo em caso de morte.

No caso do seguro-viagem da CORIS, oferecemos o plano Básico, Max e VIP. Entre as coberturas possíveis, destacamos:

  • atendimento odontológico;
  • gastos com medicamentos;
  • atendimento médico por prática de esporte por evento;
  • remarcação de passagem para regresso;
  • despesas jurídicas;
  • compensação por atraso de bagagem;
  • reembolso em caso de atraso do voo superior a 6 horas;
  • auxílio de retorno do segurado;
  • auxílio de acompanhamento de menor e/ou idoso;
  • hospedagem em hotel após alta hospitalar;
  • repatriação hospitalar.

Os serviços disponibilizados dependem do tipo de contrato assinado, que pode ser do mais básico ao super completo.

Para os amantes de pets, há planos que cobrem despesas com cães e gatos. Quem viaja a trabalho pode contar com a proteção a smartphone e laptop, enquanto mães e gestantes também contam com opção de assistência específica.

É importante destacar que o seguro-viagem que a maioria dos cartões de crédito oferece tem bastante limitação de uso. Geralmente é um serviço adicional que reembolsa gastos de atendimentos no exterior. Portanto, fique atento às coberturas e condições para que o barato não saia caro.

Por que devo contratar um seguro-viagem?

Já ficou claro que contratar um seguro de viagem, mesmo que não seja sempre obrigatório, é fundamental para uma viagem tranquila e segura, não é? Entretanto, existem outras razões para não viajar sem estar assegurado. Confira!

1. Imprevistos acontecem

Por melhor que seja o seu planejamento de viagem, imprevistos e os famosos ‘perrengues’ são comuns. Aliás, Jorge Kalil, Diretor médico da CORIS, ressalta que:

“O estresse da viagem, juntamente com o jet lag, pode sobrecarregar o sistema imunológico do viajante e torná-lo mais suscetível a resfriados e outras doenças respiratórias. O viajante ainda pode ter alguma lesão em decorrência de atividades físicas, ter uma infecção de origem alimentar, desencadear sintomas como dor de estômago, tontura e dores de cabeça, entre outras doenças”

Pode ser impossível prever o que acontecerá em uma viagem, mas certamente é possível garantir que você tenha condições de lidar com qualquer problema: é essa segurança que o seguro-viagem fornece.

2. Dê adeus aos gastos extras

No exterior, uma consulta médica ou uma cirurgia de emergência pode sair muito caro. O seguro-viagem oferece cobertura para atendimento médico, odontológico e até mesmo doenças preexistentes em uma rede conveniada, evitando assim gastos com saúde que não estavam previstos no seu orçamento.

3. Nada de ser barrado na Europa

O ETIAS não é o único requisito para turistas brasileiros entrarem na Europa. Nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, como Alemanha, Portugal, Espanha, França e muitos outros, é exigido seguro-viagem com um valor mínimo de cobertura de 30 mil euros. As autoridades podem até mesmo negar a entrada no destino sem isso.

3. Não fique preso a uma rede conveniada

Um seguro também pode ser muito útil em viagens nacionais. Caso o seu plano de saúde não atenda todas as regiões do país, você terá toda a assistência se precisar ativar o serviço no destino.

Raíza Pereira, turismóloga, passou por uma situação negativa ao viajar com seu pai, Oswaldo Pereira, para Natal-RN. Oswaldo passou mal, perdeu a visão e, ao acionarem o seguro, foram encaminhados ao Hospital do Coração.

“Se não tivéssemos o seguro, provavelmente não teríamos sido atendidos naquele hospital pelo alto custo que a cirurgia foi cotada naquele momento”

conta Raíza

Quando viajamos para outro lugar, mesmo que no país, não conhecemos médicos ou a rede de saúde o suficiente para entrar em contato, mesmo que tendo condições de pagar pela consulta particular. O seguro-viagem facilita todo o processo para garantir atendimento rápido ao segurado.

4. Pratique esportes sem se preocupar

Se vai viajar para praticar esportes, você pode optar por produtos específicos ou, como na CORIS, contratar o adicional multi-esportes, que proporciona o aumento da cobertura para atletas amadores e profissionais.

Sabendo de tudo isso, chegou a hora de solicitar o seu seguro-viagem!

Como você pode ver, o seguro-viagem é obrigatório em alguns locais. Mas esse não é o único motivo para fazer um: existem muitas vantagens em se proteger e assegurar mais tranquilidade mesmo em momentos caóticos. 

Junte-se a outros viajantes que confiam em nós para garantir uma experiência incrível e faça sua cotação de seguro-viagem com a CORIS

Artigos relacionados