Taís Mahalem
Postado dia 04/01/2022
12:00

Extravio de bagagem: tudo o que você precisa saber!

mulher preocupada em aeroporto esperando suas bagagens

Pode ser que você esteja passando nesse momento por uma situação de extravio de bagagem ou esteja apenas tomando as precauções necessárias pré-viagem para tentar evitar que isso aconteça. Independente do caso, a Coris quer te contar tudo e mais um pouco sobre essa cobertura essencial de Seguro Viagem.

Já fizemos um guia completo da bagagem de mão, mas não dá para seguir a viagem inteira só com ela, não é mesmo? Vem conosco para saber como proceder em casos de extravio de bagagem e maneiras de evitá-lo!

O que é extravio de bagagem?

O extravio de bagagem se dá quando a companhia aérea pela qual você está viajando não sabe onde está sua mala, após você ter despachado ela no balcão da companhia durante o check-in no aeroporto.

Vamos visualizar a cena pela premissa de que você tem de despachar a sua bagagem porque ela ultrapassa o permitido na cabine, ou você o faz deliberadamente porque a companhia oferece isso a você para sua comodidade:

Ao chegar no aeroporto e fazer check-in no balcão da companhia e despachar sua bagagem, ou seja, passar a responsabilidade dela à companhia por meio de um de seus colaboradores, ela, obrigatoriamente, identificará a mala como sua e lhe fornecerá um ticket de retirada para o pouso.

Nesse momento, podemos afirmar que ela já não é mais de sua responsabilidade, e sim da companhia aérea. Então, a partir daquele segundo, se eles perdem, não encontram ou não sabem onde está o item dado aos seus cuidados, estamos diante de um extravio de bagagem.

Porém, não quer dizer que isso irá acontecer. Sua mala pode chegar sã e salva no destino juntamente com você.

Mas e se minha mala não chegar no destino final?

Aí você já pode começar a se descabelar – mas só se não contratou um Seguro Viagem. Brincadeiras a parte, se no desembarque ela não chegou, existem duas possibilidades:

  1. sua bagagem não chegou ainda, já que existe a possibilidade de ela vir em um voo diferente do seu, principalmente no caso de escalas e conexões;
  2. ou, de fato, sua bagagem foi extraviada. Todos os voos que tinham que chegar, chegaram, e nada da sua bagagem identificada. Nem sinal.

A primeira hipótese é resolvível e basta esperar para ter certeza se a bagagem chegará. Caso não chegue, saberemos que a segunda situação é a que estará em cena.

Ok, sabido o conceito de bagagem extraviada e observado isso na prática por você, existem algumas atitudes que você deve tomar, nessa ordem:

  1. procurar um funcionário da empresa aérea antes de sair da sala de desembarque;
  2. apresentar o comprovante de despacho de bagagem (normalmente ele será anexado a seu cartão de embarque no check-in);
  3. depois, é necessário preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), e nele você descreverá as características de sua mala como cor, tamanho, marca, detalhes únicos como arranhões, tags, etc. Além disso, é preciso informar também objetos únicos que estejam presentes na mala para agilizar o processo de identificação (às vezes, você levou um livro, um pijama diferente, etc);
  4. com o protocolo do RIB em mãos você poderá acompanhar o andamento pela busca da bagagem.

Pode ser que a companhia se negue a fornecer o RIB para você, e nesse caso será necessário registrar um Boletim de Ocorrência com a autoridade policial local. Ademais, caso você tenha que sair rápido do aeroporto, por ter um compromisso, por exemplo, você tem até 15 dias após o desembarque para entrar em contato com a companhia aérea e preencher o RIB.

Um detalhe: nos voos internacionais o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) muda de nome para Property Irregularity Receipt (PIR), mas o procedimento é o mesmo (Importante: guarde todas as notas fiscais para comprovações).

Para o extravio definitivo, é necessário que seja encaminhado um comunicado da Cia. aérea comunicando o extravio definitivo e o recibo da indenização do mesmo.

Ok, a bagagem foi mesmo extraviada: como acionar o Seguro Viagem?

Se você, por consciência e sabedoria, optou por viajar assegurado por um Seguro Viagem Nacional ou Internacional, você pode acionar a proteção entrando em contato com a assistência, e estes são os documentos necessários para abrir o sinistro:

  • formulário de “Aviso de Sinistro”, devidamente preenchido e assinado pelo segurado;
  • Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) ou Property Irregularity Receipt (PIR);
  • comprovante de despacho de bagagem;
  • passagens aéreas de ida e volta;
  • documento de identificação oficial do segurado, como RG, CPF e comprovante de residência;
  • Bilhete de Seguro;
  • notas fiscais de gastos com vestuário e higiene pessoal, etc.

Como funciona a cobertura de seguro para bagagens extraviadas?

Depende da cobertura contratada para saber como a indenização irá funcionar — de forma integral ou complementar:

  • integral: você receberá da empresa de seguro viagem uma indenização limitada ao capital total segurado, e ela “será calculada exclusivamente pelo peso da bagagem constante no bilhete da Empresa Transportadora, não importando sob qualquer alegação, seu conteúdo”. O valor de cada quilo depende, também, da cobertura capital contratada;
  • complementar: ambas, companhia aérea e empresa de seguro viagem, dividem o pagamento.

Importante citar ainda o seguro suplementar, que pode ser pago de duas formas:

  1. pelo valor por quilo da bagagem despachada e perdida;
  2. a empresa de seguro viagem acaba por pagar o mesmo valor quitado à companhia área – ou seja, você recebe duas vezes.

Na hora de escolher seu Seguro Viagem é preciso olhar atentamente as coberturas referentes à bagagem e ver se elas cobrem as situações que você delimita como importantes, e se os valores de indenização são justos, ao seu ver.

Como prevenir o extravio de bagagem?

É importante que você saiba como proteger sua bagagem antes de despachá-la, justamente para tentar prevenir casos chatíssimos e estressantes de extravio de bagagem.

Além dessas dicas, a Coris tem uma série de outras para precaver e até tentar impossibilitar o risco de extravio da bagagem:

  • planeje adequadamente sua viagem: saiba as regras de bagagem; compre as passagens de voos de conexão pela mesma companhia aérea; evite – se der – escalas com horários muito próximos, principalmente em voos internacionais (o tempo hábil para que suas bagagens sejam transferidas de um avião para o outro precisa ter uma margem razoável);
  • sempre identifique sua bagagem: as tags de mala, chaveiros, etiquetas, adesivos, pequenos informativos com nome, endereço, email e telefone podem ajudar muito na identificação de sua mala, e no contato com você!
  • faça check-in com antecedência: despachar a mala em cima da hora aumenta as chances de extravio de bagagem, pois sua mala corre o risco de não chegar no porão a tempo;
  • use a tecnologia a seu favor: hoje em dia já existem tags e etiquetas inteligentes de mala, com localização via GPS por meio de apps. Vale o investimento!;
  • escolha bem quais objetos vão na sua mala despachada: jóias, objetos de alto valor, celulares, tablets, notebooks, tokens digitais e outros eletrônicos portáteis devem ser levados na bagagem de mão, pois eles não serão ressarcidos – não sem ação judicial.

Dê uma lida em nosso guia definitivo para arrumar a mala que ficará bem mais fácil! E se precisar acionar o Seguro Viagem por conta do extravio de bagagem, temos atendimento 24h para você!

Artigos relacionados