Taís Mahalem
Postado dia 05/11/2019
11:00

O que você precisa saber sobre viagens de cruzeiro

visão de um barco para montanhas com neve

Embarcar em um cruzeiro é uma forma muito particular de viajar. A experiência garante que o turista conheça diversos destinos diferentes sem precisar fazer e desfazer as malas ou reservar vários hotéis, ao mesmo tempo que tem acesso a um verdadeiro resort flutuante, com inúmeros restaurantes e muitas opções de lazer.

Mas, como é uma viagem diferente das outras, é importante estar atento na hora do planejamento. Confira algumas dicas!

Quais são os tipos de cruzeiros?

Existem dois tipos de cruzeiros: os marítimos e os fluviais. A princípio, pode parecer que a única diferença entre eles é o lugar onde navegam – os marítimos, no mar, e os fluviais, nos rios. No entanto, é mais que isso. Enquanto os navios de cruzeiro marítimo são muito grandes, os rios exigem embarcações menores em suas águas.

Por isso, os cruzeiros fluviais têm menos passageiros e um clima mais intimista e tranquilo, além de ser possível ver suas margens durante todo o percurso. Outro ponto importante é que os cruzeiros pelos rios passam por destinos que costumam estar fora das rotas tradicionais de turismo, como pequenas vilas ribeirinhas cheias de charme.

Já no mar, a pegada é outra: tudo é grandioso, há mais pessoas, mais restaurantes e mais opções de lazer. É basicamente como estar em um resort.

Qual é o melhor roteiro?

O melhor roteiro depende do viajante que vai embarcar! Hoje em dia, os cruzeiros vão para todo o tipo de destinos há opções com duração mais longa ou mais curta. Por isso, pense nas férias que deseja ter e confira qual itinerário combina mais com você.

Cruzeiros pelo Caribe têm muitos dias de praia e sol; pelo litoral brasileiro e sul-americano, há viagens mais curtas e econômicas, mas que ainda assim passam por lugares deslumbrantes; pelo Mediterrâneo e Adriático, você poderá conhecer verdadeiras pérolas, como as ilhas gregas e cidades históricas da Croácia, Itália e Montenegro; também é possível atravessar o Atlântico, explorar o Alasca, visitar ilhas havaianas ou navegar pelo oceano Pacífico.

Os cruzeiros fluviais mais famosos viajam pelos rios europeus, parando em vilas cheias de história. Mas também é possível embarcar no Brasil para conhecer os encantos da Amazônia, por exemplo!

O que levar em um cruzeiro?

Para preparar as malas, tenha em mente os destinos que vai visitar. Para qualquer viagem de cruzeiro, você precisará levar documentos pessoais e reservas da viagem, medicamentos, cartão de crédito e dinheiro, carregador de celular, protetor solar, óculos escuros e roupas de banho e sapatos confortáveis para desbravar cada parada.

Além disso, pesquise sobre o clima dos lugares que vai visitar, e lembre-se de levar roupas confortáveis e despojadas, mas também looks mais elegantes, já que existem restaurantes e espetáculos formais a bordo.

Como se preparar para um cruzeiro?

A principal dica é pesquisar sobre os destinos de parada. Anote várias opções do que fazer e como fazê-las – as melhores formas de se locomover, moeda corrente para pagar passeios, ingressos e restaurantes, entre outros. Anote ou salve no celular muitas possibilidades. Tenha em mente que você pode chegar a um destino de praia em um dia nublado e preferir fazer outra coisa, e não vai querer perder tempo fazendo pesquisas de última hora.

Seja flexível e esteja aberto a mudar os planos. Você pode fazer amigos no navio e planejar um passeio com eles, o clima pode não colaborar ou pode simplesmente mudar de ideia. Por isso, o ideal é ter várias cartas na manga.

Para completar, não embarque sem um seguro viagem. Escolha um produto adequado para todos os destinos que você vai visitar e viaje sem preocupações.

Como aproveitar o cruzeiro ao máximo?

Separamos uma lista de dicas para aproveitar ao máximo seus dias a bordo:

  1. Explore o navio. Há mais programas de lazer do que você pode imaginar. Confira todas as possibilidades disponíveis e faça tudo o que te der vontade.
  2. Prove os diversos restaurantes.
  3. Capriche no café da manhã, principalmente em dias de passeio.
  4. Desfrute do cardápio de bebidas. Não é todo dia que há deliciosos drinques e cervejas importadas disponíveis a qualquer momento.
  5. Cuide de seu dinheiro. A bordo, muitas coisas serão cobradas diretamente no seu cartão e você só precisará assinar. Mas lembre-se que há incidência de IOF e não há parcelamento. Por isso, monitore seus gastos!
  6. Esqueça a internet. Você não precisa conferir as redes sociais todos os dias! Curta muito cada segundo e deixe os gadgets para depois.
  7. Descanse! Uma boa noite de sono a cada dia te deixará pronto para as aventuras do dia seguinte.

Artigos relacionados