Taís Mahalem
Postado dia 06/12/2019
11:00

Itens indispensáveis nas bagagens de mão de bebês e crianças em viagens

Criança pequena com mochila puxando uma mala de rodas em um aeroporto

Um relato dos nossos parceiros e especialistas do Pezinho na Estrada.

Nossa família, além das férias, aproveita praticamente todos os finais de semana e feriados para colocar o pé na estrada. Para nós, viajar é uma das coisas mais prazerosas que existe e, para garantirmos o sucesso de cada jornada, procuramos deixar tudo bem organizado. No que se refere a bagagens de mão, já temos uma lista pronta de todos os itens indispensáveis, tanto para viagens nacionais e internacionais, como para percursos de avião e carro.

Documentação

Bebê deitado em um tapete com um passaporte

Certidão de nascimento ou RG para viagens nacionais

Tanto para viagens de carro como de avião, crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis têm de levar a certidão de nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido.

*Não é necessária a autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.

Passaporte para viagens internacionais

De 0 aos 17 anos, as crianças e adolescentes têm de estar com passaporte válido.

Em países da América do Sul, com exceção das Guianas, é possível viajar só com o RG, mas é sempre bom ter o passaporte também como opção.

*Os pequenos têm de estar acompanhados pelos pais ou responsáveis ou com autorização de viagem.

Seguro viagem

Um item que faz parte da nossa organização para viajar é a contratação de seguro viagem, tanto para destinos nacionais como para os internacionais. No Brasil, para quem tem plano de saúde, é importante verificar com a operadora se a cobertura abrange outros estados. Além disso, tais planos limitam a cobertura por um período específico e não dispõem de coberturas como seguro bagagem. Já para as internacionais, o risco aumenta, então o seguro viagem é obrigatório. Só de pensar no prejuízo e na dor de cabeça caso aconteça algum problema, vale, e muito, investir pela tranquilidade.

Há ainda o fato de muitos países exigirem, de fato, um seguro viagem na hora da imigração. Na Europa, 30 países assinaram o Tratado de Schengen, que determina a obrigatoriedade de um seguro com cobertura de no mínimo € 30 mil para turistas ingressarem no território. A exigência não é apenas dos europeus – os latinos Equador, Venezuela e Cuba também pedem que os visitantes apresentem este item.

Alimentação

Nas malas de mão, é permitido pela Anac levarmos o alimento que será consumido pelo bebê durante o voo, seja ele nacional ou internacional. Na maioria dos voos, os comissários esquentam, inclusive.

Nem todos sabem, mas levar leite em pó e mamadeira com água é sempre permitido para bebês: em voos nacionais ou internacionais, em malas de mão e bagagens despachadas, o mais recomendado pra evitar perrengue é colocar a(s) lata(s) de leite fechada(s) na mala despachada, e potes de doses de leite pra consumo durante o trajeto na mala de mão.

Nos passeios ou viagens de carro, procuro levar sempre lanchinhos com frutas, que nossa bebê adora, seja a própria fruta, como banana, ou biscoitos, uva passa e potes com papinhas, todos alimentos práticos e fáceis de transportar.

Demos várias dicas sobre alimentação de bebês e crianças em viagens neste post.

Saúde

Faz parte do check list da mala da Malu uma listinha de medicamentos recomendados pelo pediatra. Mas é importante lembrar que para o caso de haver alguma necessidade de ir ao médico durante uma viagem, seja por uma dor de garganta, uma queda ou uma infecção gastrointestinal, certamente sairemos do consultório com uma receita médica que pode conter anti-inflamatórios, antibióticos, remédios para dor, antitérmicos, entre outros. Com o seguro viagem, essas despesas farmacêuticas são reembolsadas.

Bem-estar

Para garantir o conforto dos nosso bebês em viagens, tanto de avião quanto de carro: duas trocas de roupa completas, babador de pano, pano de boca, trocador portátil, manta, copo d’água, lenço umedecido, fraldas, chupeta extra, e, claro, alguns brinquedinhos que eles gostam e sejam fáceis de carregar.

Artigos relacionados

28.set.2023
Checklist de documentos para viagem internacional

Documentos para viagem internacional: qual é a documentação exigida para quem vai viajar para fora do Brasil  Viajar para outro país é muito bom, afinal, essa é uma ótima oportunidade de conhecer uma cultura diferente e de ter novas experiências. Contudo, para conseguir entrar em outro país, é necessário providenciar os documentos para viagem internacional. […]

Por: Taís Mahalem