Taís Mahalem
Postado dia 24/01/2020
18:16

Intercâmbio de um mês vale a pena?

Estudantes com livros abertos enquanto caminham e conversam em universidade do exterior

Sabe aqueles textos que respondem à pergunta do título apenas no final, ou ao longo dele? Dessa vez, nós adiantamos a resposta: vale a pena, sim! Que um intercâmbio é um sonho para muitas pessoas, você já deve imaginar. Entretanto, o investimento pode ser alto demais para muitas pessoas – além disso, há quem não tenha a possibilidade de se ausentar do país por um longo período. Dessa forma, os intercâmbios de curta duração vêm para ser a solução perfeita para quem deseja viver essa experiência e, nesse texto, vamos explicar a você por que essa opção vale a pena!

Antes de tudo, você precisa saber que as escolas de idiomas ao redor do mundo geralmente oferecem pacotes de aulas a partir de duas semanas de duração. Quem opta por esse tipo de curso, inclusive, pode contratar acomodação durante todo o tempo do intercâmbio com a própria escola – uma alternativa que se torna cara para os que passam mais de seis meses estudando em outro país.

Por falar em preços, esse é um dos maiores atrativos do intercâmbio de duração. Os cursos de duas semanas, por exemplo, geralmente custam menos do que o valor de uma passagem aérea. Dessa forma, os custos com o seguro viagem também são bem menores e cabem no seu bolso.

Uma experiência não precisa ser longa para ser inesquecível

Ao viajar para um país, seja por um mês ou por um ano, você com certeza vai conhecer pessoas novas e sentir na pele um pouco da cultura do lugar. Assim, mesmo que a sua experiência seja curta, você vai ter a oportunidade de ver e experimentar de perto a rotina de um lugar diferente daquele de onde você vem.

Nos intercâmbios curtos, não há opção de trabalho – com exceção dos intercâmbios para voluntariado, é claro – portanto, após o horário das aulas, você terá tempo de sobra para explorar a cidade, visitar atrações e conhecer seu novo lar temporário com mais calma. Se o seu destino for a Europa, por exemplo, você usar os finais de semana para conhecer um país diferente, já que, por lá, esse tipo de viagem é fácil, rápido e comum.

Oportunidade para treinar um novo idioma

Ao contrário do que parece, um intercâmbio de um mês pode, sim, melhorar o seu domínio de outro idioma. Se além de frequentar as aulas, você se esforçar em prol do seu objetivo também fora da escola, uma grande diferença nas suas habilidades de fala, escrita e escuta com certeza serão sentidas.

Como o tempo é curto, aproveite para fazer uma imersão completa: converse com nativos, se aproxime de colegas de outras nacionalidades, converse com os professores sobre possíveis rodas de conversação, fale com guias turísticos e visite o máximo de atrações que conseguir. Dessa forma, além de praticar suas habilidades, você também será impelido a pensar em outro idioma – uma técnica que traz bastante benefícios para o aprendizado.

E por falar em habilidades, você já deve ter ouvido falar sobre como as empresas valorizam não somente profissionais que dominam um segundo idioma, como também aqueles que têm alguma experiência internacional, né? Isso acontece pois esse tipo de vivência torna as pessoas mais resilientes e tolerantes, além de carregarem consigo uma bagagem de conhecimento maior.              

Que tal aproveitar seu próximo período de férias para um propósito maior? Faça um intercâmbio! Aqui no blog, você encontra mais textos como este, que vão ajudar você a tomar as melhores decisões para essa experiência incrível. Além disso, nós oferecemos seguro de viagem, para garantir que o seu período fora do país seja inesquecível e sem contratempos.

Artigos relacionados