Taís Mahalem
Postado dia 19/06/2019
12:00

Festas de São João ao redor do mundo

Foto de decoração de viela com bandeiras e balão de festa junina

As festas juninas e quermesses já estão rolando por todo o país, mas o Dia de São João só é comemorado oficialmente em 24 de junho. As festas em sua homenagem têm fogueira, quadrilha e muitas comidas e bebidas típicas, como milho verde, paçoca, pamonha, cuscuz, canjica, bolo de milho, pipoca, arroz doce, quentão e vinho quente. Não é à toa que é uma das épocas mais amadas pelos brasileiros!

Melhores festas de São João no Brasil

Campina Grande – Paraíba

Talvez uma das mais tradicionais do país, a festa junina de Campina Grande briga pelo título de maior festa de São João do mundo. Em sua 36ª edição, a festa, que ocorre no Parque do Povo, tem entrada gratuita e dura um mês – este ano, começou em 7 de junho e segue até 7 de julho, com shows de artistas como Elba Ramalho, Marília Mendonça, Alceu Valença e Wesley Safadão. Há também inúmeros restaurantes de comidas típicas.

São Luís – Maranhão

No Maranhão, ganha destaque o folclore local do bumba-meu-boi, que mistura dança, música, teatro e circo. A lenda por trás do bumba-meu-boi conta que um escravo matou um boi para sua mulher grávida, que estava com desejo de comer língua de boi. O dono da fazenda, então, pede ajuda para ressuscitá-lo, o que leva a uma grande festa da comunidade. Este ano, a festa contará com show de abertura de Alceu Valença, e terá quadrilhas, danças e comidas típicas.

Caruaru – Pernambuco

A 130 quilômetros de Recife, Caruaru praticamente se incendeia de tanta animação no mês de junho. A programação de 2019 conta com Elba Ramalho, Bell Marques, Zé Neto e Cristiano e até o DJ Alok. Há também muito forró, decoração especial, quadrilha e comidas típicas.

Mossoró – Rio Grande no Norte

Esta pequena cidade do Rio Grande do Norte está exatamente na metade do caminho entre a capital do estado, Natal, e Fortaleza, no Ceará. Ela se torna uma verdadeira cidade junina nesta época do ano, e, além de shows, conta também com uma excelente programação cultural, que inclui teatro, museu de brinquedos, exposições de arte, entre outros.

Teresina – Piauí

Shows musicais, quadrilhas, trios elétricos, apresentações de humor e feiras de artesanato fazem parte da festa de São João de Teresina, capital do Piauí. Lá também tem espaço a tradição do bumba-meu-boi. Além disso, todo ano se realiza um casamento coletivo com a participação de centenas de casais.

São João ao redor do mundo

Embora a nossa festa junina tenha muitos elementos tradicionais do Brasil, o Dia de São João é comemorado em outros países. Confira algumas festas típicas!

França

Neste país, a “Fête de La Saint-Jean” (Festa de São João) é muito popular nas zonas rurais, tendo comemorações diferentes em cada região do país. Em geral, os franceses acendem fogueiras na data e aproveitam espetáculos de dança e música.

Espanha

A festa mais famosa deste país acontece na cidade de Sória, e foi considerada interesse turístico nacional pelo governo espanhol. São seis dias de celebração, cada um com uma programação específica. Há touradas, procissão de santos e músicas tradicionais, conhecidas como sanjuaneras.

Canadá

O Dia de São João é feriado na província de Quebec. Isso porque, embora no começo fosse uma festa católica, ela perdeu esta conotação com o tempo e acabou se tornando uma celebração da identidade local. Há shows, desfiles, fogos de artifício e centenas de fogueiras.

Peru

Mais próximos de nós, os peruanos se dirigem aos rios do país para o banho abençoado do Dia de São João. Na data, o prato tradicionalmente servido é o Juane, que leva arroz, ovos, azeitona, frango, chicória e uma planta chamada bijao.

Rússia

Do outro lado do mundo, a data é conhecida como Ivan Kupala (Ivan é a versão russa do nome João). A água é o elemento principal da celebração: as pessoas banham-se nos rios nuas, as crianças fazem guerrinhas de água e tentam molhar os adultos, e as meninas jogam guirlandas de flores na água. Também são acesas fogueiras.

Confira outros eventos imperdíveis de 2019 neste post.

Para conhecer esses destinos com segurança e curtir com tranquilidade essas tradições sem se preocupar com imprevistos, faça seu seguro viagem com a Coris!

Artigos relacionados