Taís Mahalem
Postado dia 03/08/2023
15:23

Destinos para mulheres: 8 destinos para viajar sozinha

Mulher de mochila parada em uma avenida com veículos

Viajar sozinha é uma experiência enriquecedora e empoderadora para as mulheres. Confira nossa lista com 8 destinos para mulheres e mais dicas para viajar com tranquilidade e segurança!

O número de mulheres que viajam sozinhas tem aumentado a cada dia. As viagens solo oferecem a oportunidade de criar um roteiro personalizado, escolher os passeios de acordo com os próprios interesses e desfrutar do ritmo que melhor se adapta a cada momento.

Segundo dados do Ministério do Turismo, desde 2017 o número de mulheres brasileiras com intenção de viajar sozinhas já era maior em comparação com os homens. O motivo? Viver novas aventuras e se conectar consigo mesma.

A diferença é que os turistas independentes precisam cuidar de tudo sozinhos e pensar mais em sua segurança. Se você também quer explorar esse mundão por conta própria, abaixo preparamos um conteúdo completo com diversos destinos para mulheres que desejam viajar sozinhas. Boa leitura! 

Dicas para viajar sozinha com confiança

O primeiro passo para viajar sozinha é ter confiança. E, para isso, é necessário pesquisar bastante sobre o destino, planejar o roteiro, ter um contato de emergência e por aí vai. Veja a seguir algumas dicas:

1. Pesquise sobre o destino escolhido

Informação é tudo, por isso, para escolher o destino e sentir confiança em toda a viagem é necessário entender para onde você está indo. Faça pesquisas na internet, veja vídeos de quem já foi para o local, converse com amigos que já viajaram para lá e informe-se sobre a cultura, melhores locais para se hospedar, onde comer, como funciona o transporte e outros.

2. Roteiro

Toda viagem precisa de um roteiro, seja com companhia ou não. Porém, o roteiro para uma viagem sozinha é importante, não só para guiar o que fazer no dia a dia, mas também para deixar as pessoas avisadas de onde você está.

Por isso, faça o roteiro com antecedência e deixe uma cópia com a sua família ou amigos próximos. Assim, eles saberão seus passos e se ocorrer alguma emergência, eles saberão onde você estava.

3. Planejamento financeiro

O simples fato de ser mulher, em qualquer lugar do mundo, pode gerar uma certa insegurança de andar na rua sozinha à noite e ficar em locais mais afastados, por exemplo. Afinal, a violência está por toda parte. 

Faça um planejamento financeiro que te permita se hospedar em um local mais central, com segurança e portaria 24 horas. E, contemple um orçamento no planejamento para sair e voltar para o hotel em algum transporte para não precisar andar sozinha, principalmente à noite.

4. Atenção a documentação

Independente do destino escolhido, alguns documentos são essenciais para viajar com tranquilidade.

Para destinos nacionais, basta apresentar a carteira de identidade ou CNH válidas. Agora, para viagens internacionais, é necessário apresentar um passaporte válido, seguro viagem, local de hospedagem, quantia mínima de dinheiro e, dependendo do destino, um visto de entrada.

Vale lembrar também que, em alguns países, é obrigatório apresentar o cartão internacional de vacina em dia com todas as doses, principalmente de covid-19.

Ou seja, o recomendado é se informar com antecedência e providenciar todos esses documentos obrigatórios para não passar nenhum perrengue na viagem.  

5. Contato de segurança

Antes de viajar, deixe todas as informações com alguém de confiança. Desde o horário do voo até o número do quarto de hotel. Além disso, tenha anotado no celular ou em uma agenda os números de órgãos públicos do local que você vai e também os contatos do local que você irá ficar.

As dicas que demos acima servem para qualquer pessoa que deseja viajar sozinha, pois quando não se tem uma companhia é bom tomar alguns cuidados.

É claro que as mulheres, por ainda serem consideradas o sexo frágil em algumas culturas, como aqui no Brasil, são vistas como alvo fáceis, então a atenção deve ser dobrada. Mas, isso não é motivo para desistir da sua viagem, afinal, viajar solo é libertador e você vai sentir que basta você querer para tudo se realizar.

Veja também: Seguro viagem para gestante: como escolher a melhor proteção para uma viagem tranquila

8 destinos seguros e acolhedores para mulheres viajantes

Reunimos oito destinos fascinantes e seguros, ideais para mulheres que desejam embarcar em aventuras solo. Confira essas opções que prometem proporcionar momentos inesquecíveis de autoconhecimento e descobertas.

1. Ouro Preto, MG

Para as mulheres que gostam de história, Ouro Preto é o destino perfeito, pois a cidade respira os tempos antigos. Como boa parte do centro é tombado, as ruas são de pedras, os comércios são antigos e as pousadas são acolhedoras e ao ar livre.

Nada de prédios grandes e trânsito. Ouro Preto é para quem busca conhecimento e calmaria. Localizada nas colinas de Minas Gerais, você pode chegar à cidade pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e alugar um carro ou pegar um ônibus até o destino. 

Lá, além dos passeios históricos, você pode fazer trilhas, passear pelas feiras de comércios de pedras preciosas e objetos artesanais, tomar café nas cafeterias gourmet e ainda conhecer as cidades vizinhas, como Mariana, em uma tarde. 

Imagem de casas históricas de Ouro Preto em Minas Gerais
Foto de Andre Antonelli na Unsplash

2. Fernando de Noronha, PE

O arquipélago pernambucano é um verdadeiro paraíso natural, com algumas das mais belas praias de todo o Brasil, muito verde e uma fauna riquíssima. Além de aproveitar o litoral de tirar o fôlego, oferece ótimas atividades de ecoturismo e aventura, como trilhas, snorkeling, mergulho e surfe. Para completar, o destino ostenta um índice de criminalidade extremamente baixo.

Paisagem de uma praia em Fernando de Noronha
Foto de thiago japyassu na Pexels

3. Curitiba, Paraná

Com seu estilo arquitetônico europeu, a capital paranaense chama atenção pela tranquilidade e seus belos jardins. Considerado um dos melhores destinos para mulheres viajarem sozinhas, em Curitiba você pode fazer um roteiro que inclui visitas ao Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá, Ópera de Arame, Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib e claro, assistir a um show ou espetáculo na Pedreira Paulo Leminski.

Imagem de um campo de flores perto de edifícios em Curitiba
Foto de camila figueiredo na Unsplash

4. Canadá

Repleto de cidades incríveis de visitar, como Quebec, Montreal e Toronto, e paisagens naturais deslumbrantes, o Canadá é um dos queridinhos dos brasileiros. Muito seguro, é um país bastante amigável com estrangeiros. Os moradores recebem qualquer turista com alegria e hospitalidade, além de garantir muita diversão.

Vista da cidade de Toronto no Canadá
Foto de Alex Shutin na Unsplash

5. Alemanha

Com cidades efervescentes e pequenos povoados bucólicos, atrações modernas e monumentos históricos, a Alemanha tem de tudo para oferecer aos seus visitantes. Nos destinos urbanos, cultura alternativa e noites animadas estão garantidas! Mas o mais importante: é um lugar muito seguro e dá para fazer muita coisa de transporte público ou bicicleta, mesmo à noite.

Paisagem de um lago, casas e um castelo no topo da montanha na Alemanha
Foto de Kai Pilger na Unsplash

6. Noruega

A cultura igualitária da Noruega lhe rendeu posições excelentes nas listas dos melhores países para ser mulher, melhores países para a mulher no mercado de trabalho e melhores países para ser mãe. Por isso, é um destino em que as viajantes podem se sentir totalmente seguras e livres, aproveitando cada segundo sem preocupações.

Imagem da Aurora boreal sobre a montanha-coberta-de-neve
Foto de Lightscape na Unsplash

7. Indonésia

Embora não esteja entre os países mais desenvolvidos do mundo, como os destinos anteriores da lista, a Indonésia é extremamente popular entre as viajantes solo, principalmente a ilha de Bali.

Imagem de uma mulher no topo da montanha perto da água
Foto de Killian Pham na Unsplash

É comum encontrar muitas delas nos restaurantes e atrações locais desde que Elizabeth Gilbert contou sobre o tempo que passou na cidade de Ubud em seu livro “Comer, Rezar, Amar”, adaptado para as telonas com Julia Roberts no papel principal. Viajar por lá oferece uma verdadeira jornada de autoconhecimento.

8. Nova Zelândia

Outro destino bastante procurado é a Nova Zelândia. O país é seguro e conta com uma ótima infraestrutura turística, sendo a escolha certa para quem gosta de fazer amigos e conhecer gente nova.

Lá, há grandes cidades, paisagens naturais incríveis e diversas oportunidades e locais para experimentar esportes radicais como bungee jumping, paraquedismo e voo livre.

Paisagem urbana de prédios e do porto da Nova Zelândia
Foto de Dan Freeman na Unsplash

Veja também: Seguro viagem para Europa: o que você precisa saber antes de embarcar

Empoderamento feminino por meio das viagens

Viajar sozinha proporciona a oportunidade de experimentar novas culturas, desafiar limites pessoais e construir autoconfiança. Além disso, ao se depararem com diferentes realidades e histórias de mulheres em outros lugares, as viajantes podem se inspirar e fortalecer laços de sororidade.

Essas experiências transformadoras não apenas enriquecem a vida individual, mas também contribuem para o avanço da igualdade de gênero, ao mostrar que as mulheres são capazes de serem protagonistas de suas próprias jornadas pelo mundo. Até porque não é um gênero que te diz se você pode ou não viajar sozinha. 

As viagens solo se tornam uma poderosa expressão do empoderamento feminino, quebrando barreiras e abrindo caminho para novas conquistas e oportunidades.

Vantagens do seguro viagem para mulheres

Independente se seu destino é nacional ou internacional, ter um seguro viagem é imprescindível. Para viagens dentro do Brasil, é recomendado ter o seguro viagem, mas as companhias aéreas não cobram o documento que comprova a cobertura.

Agora, ao viajar para o exterior, é importante destacar que o seguro viagem internacional é obrigatório em muitos destinos e pode ter requisitos específicos. Por exemplo, para os países que fazem parte do Tratado de Schengen, os viajantes precisam de um seguro viagem com cobertura mínima de € 30 mil para entrar no território.

O seguro viagem oferece diversas vantagens para as mulheres que decidem embarcar em uma jornada solo ou acompanhadas. Em primeiro lugar, proporciona uma sensação de segurança e tranquilidade durante toda a viagem, permitindo que elas aproveitem cada momento sem preocupações excessivas.

Além disso, o seguro viagem cobre despesas médicas e hospitalares em caso de emergências, garantindo um atendimento adequado em qualquer situação imprevista. Outra vantagem é a assistência jurídica e cobertura em casos de extravio de bagagem ou cancelamento de viagem, evitando possíveis transtornos financeiros.

Aqui na Coris, além de nosso seguro viagem conter todas as coberturas exigidas pelos países estrangeiros e para viagens dentro do Brasil, nossa Central de Atendimento funciona 24h e deve ser acionada em qualquer emergência que você esteja precisando.  

Se você deseja ter uma experiência tranquila e segura viajando sozinho, contrate um seguro viagem confiável, que poderá atender às suas necessidades. Quer saber como a Coris pode te ajudar? Clique aqui para fazer sua cotação de seguro viagem e solicite falar com um de nossos especialistas, caso tenha dúvidas!

Artigos relacionados