Taís Mahalem
Postado dia 27/09/2019
21:05

Como serão as viagens no futuro?

Avião futurista

Muita coisa mudou no nosso jeito de viajar nos últimos anos. As viagens de avião se tornaram mais acessíveis, o planejamento de viagem tornou-se possível com poucos cliques e as informações sobre destinos, hotéis e passeios estão disponíveis na tela do celular. Você consegue imaginar que outras mudanças vêm por aí?

As viagens de experiência virão com tudo

Conhecer monumentos e pontos turísticos já não são mais o principal em uma viagem, e a tendência de viver experiências únicas e aliar hobbies às férias deve continuar. Viagens de bicicleta ou focadas em esportes, gastronomia, vinhos, dança e música serão ainda mais comuns.

Os apps vão ainda mais longe

Se hoje basta um toque na tela do celular para pedir um táxi, fazer uma reserva de restaurante ou comprar um passeio, no futuro os apps poderão, por meio da inteligência artificial, prever as suas necessidades e ajudá-lo sem que você precise pedir. Pousou em um novo destino? Seu assistente digital já vai logo pedindo um táxi e você não precisará perder tempo.

Esqueça os carimbos no passaporte

Documentos físicos vão perder a importância uma vez que as informações de todos estejam disponíveis digitalmente. Bastará escanear sua digital, fazer um reconhecimento facial ou de voz para que os agentes da imigração tenham todas as informações necessárias sobre você, agilizando muito mais o processo.

Aviões serão mais tecnológicos

As novas tecnologias estão sempre chegando às companhias aéreas, que nos apresentam uma novidade a cada dia, como Wi-Fi a bordo ou iluminação própria para diminuir os sintomas de jetlag. Daqui a alguns anos, teremos novos sistemas para evitar turbulências, viagens mais curtas em aviões supersônicos (que ultrapassam a velocidade do som) e talvez até outras possibilidades para manobrar as aeronaves em voo, economizando o tempo de decolagem e pouso e permitindo o acesso a lugares remotos.

Você será recebido por robôs

As máquinas já estão tomando conta de muita coisa: já é possível fazer check-in e etiquetar as malas nos totens dos aeroportos, alguns hotéis futuristas estão utilizando robôs para fazer o check-in de seus hóspedes e já existem fabricantes de aeronaves testando robôs copilotos. A tendência é que cada vez haja mais robôs lidando com procedimentos padronizados, mas é provável que nunca vejamos um estabelecimento comandando inteiramente por máquinas, pois o contato humano continuará muito importante para uma boa experiência.

Passeios pelo espaço serão uma possibilidade para as férias

Ainda não sabemos se existirá um hotel espacial, mas as viagens espaciais serão uma realidade. Pelo menos, você poderá fazer passeios de nave e dar uma voltinha pelo espaço antes de retornar à Terra!

Artigos relacionados