Taís Mahalem
Postado dia 27/02/2020
17:40

Checklist de intercâmbio: itens indispensáveis para viajar

Caderno e caneca de café em cima de uma mesa

“Será que não estou esquecendo de nada?”: à medida em que a data do início do intercâmbio se aproxima, essa pergunta se torna mais frequente. Mais do que inevitável, essa preocupação é sensata, já que os últimos dias no Brasil são marcados por muito nervosismo e ansiedade e, sob essa tensão, algo importante pode ser deixado para trás. Por isso, nada melhor do que um checklist para que você possa conferir item por item se você já preparou tudo o que precisa para viajar, certo? Nós fizemos um para você!

1 – Passaporte

O seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses após a data prevista para o seu retorno. Ele também deve conter o visto para o seu país de destino – caso você o tenha requerido ainda no Brasil – e também para os países de conexão, quando necessário.

2 – Passagens aéreas

Tudo certo com as suas passagens? Lembre-se de conferir dados importantes, como a grafia correta do seu nome no bilhete. Também é necessário que você tenha consigo não somente a passagem de ida, mas também a de volta, cuja apresentação durante o processo de imigração é obrigatória.

3 – Acomodação e curso

As escolas de idiomas e demais instituições enviam, alguns dias antes do início das suas aulas, uma carta de matrícula e um comprovante de acomodação temporária, caso você tenha contratado esse serviço. Esses documentos também são obrigatórios para que você possa entrar no país de destino. Mesmo que você não tenha contratado acomodação com a sua instituição de ensino, é indispensável que você tenha estadia garantida por, no mínimo, uma semana em algum hostel, hotel ou casa de família.  

4 – Seguro viagem

Você também terá um documento que comprova a contratação do seu seguro viagem. Além de ter sua apresentação obrigatória no momento da imigração, é nesse comprovante que você vai encontrar contatos importantes para você recorrer caso haja alguma dúvida, ou imprevisto.

5 – Carteira internacional de vacinação

Alguns destinos consideram como obrigatória a apresentação de algumas vacinas, como a de febre amarela. O certificado internacional é emitido pela Anvisa e as vacinas requisitadas devem ter sido tomadas com antecedência mínima de 10 dias antes da data de viagem. Para saber quais destinos exigem esse certificado, basta clicar aqui e checar a lista da Anvisa. (https://www.who.int/ith/2016-ith-county-list.pdf?ua=1)

6 – Bagagens que serão despachadas e bagagem de mão

Está levando tudo o que precisa? Lembre-se de checar no site da companhia aérea os detalhes a respeito do peso e do tamanho exigidos para embarcar as suas malas. Também há regras sobre os objetos que você levará nelas, como perfumes e produtos de cabelo. Não se esqueça de manter junto consigo, na bagagem de mão, documentos, eletrônicos, dinheiro em espécie, cartões e uma muda de roupa.

7 – Dinheiro e cartão de crédito internacional

Ao deixar, ou retornar para o Brasil, você não pode carregar consigo uma quantia de dinheiro em espécie superior a 10 mil reais – se for o caso, você deve declarar a quantia à Receita Federal. É fundamental que você leve consigo alguma quantia de dinheiro em espécie na moeda do seu local de destino. Antes de sair do Brasil, faça um cartão de crédito internacional para levar o restante do seu dinheiro.

Além de tudo isso, alguns detalhes também devem ser lembrados:

  • Confira a previsão do tempo para o dia da sua chegada no país de destino, para deixar o Brasil com roupas adequadas;
  • Leve consigo alguns remédios básicos, como para enjoo e dor de cabeça. Para os remédios de uso contínuo e controlado, você deve levar também o receituário;
  • Adaptador de tomada é um item que não pode ser esquecido, já que o padrão de tomadas no exterior é diferente do padrão brasileiro;
  • Faça um check-up médico antes da viagem para garantir que está tudo certo com a sua saúde.

Agora sim: tudo pronto para a sua viagem! Manter o controle sobre tudo o que é necessário para o seu embarque é a melhor forma de garantir que a sua viagem e a sua imigração sejam tranquilas. Esse checklist ajudou você? Em nosso blog, nós temos vários textos que podem ajudar você no seu intercâmbio. Além disso, a CORIS também oferece seguros de viagem – a cobertura mais completa possível para que a sua experiência no exterior seja inesquecível!

Artigos relacionados