Taís Mahalem
Postado dia 22/11/2017
12:00

10 dicas para viajar em segurança com crianças

Ao planejar uma viagem, é imprescindível tomar alguns cuidados, principalmente quando o passeio também envolve crianças. Para evitar imprevistos, preparamos algumas orientações importantes para você curtir as férias com seus pequenos e aproveitar ao máximo o passeio em família.

1) Elabore um planejamento
Antes de viajar, faça um cronograma completo e tente implementar um pouco da rotina diária das crianças nele para evitar alterações de humor e comportamento. Também mostre fotos e vídeos do destino e fale sobre as características locais e atividades do roteiro.

2) Consulte um pediatra
O ideal é conversar com um médico que já as conheça para pedir recomendações como quais vacinas tomar e medicamentos para levar na bagagem. Leve em conta as características climáticas do destino e prepare um kit com protetor solar, repelente de insetos, entre outros.

3) Contrate um seguro viagem
Item indispensável para qualquer tipo de viagem ou viajante, mesmo os mais novos, o seguro viagem garante tranquilidade para a família toda. A CORIS tem os produtos adequados para todos os perfis de turistas.

4) Durante o voo ou trajeto de carro
Quanto maior a distância, maior chance de impaciência e irritabilidade dos pequenos. Leve seus brinquedos favoritos ou livros para colorir e aposte em lanchinhos saudáveis para diminuir os efeitos das diferenças de pressão. Se estiver de carro, faça paradas frequentes para que elas se movimentem e possam ir ao banheiro.

5) A mala perfeita
Faça um checklist de tudo que poderá precisar durante a viagem, como casacos e acessórios de higiene para todos. Lembre-se de que alguns itens podem ser comprados no exterior. Assim, você poderá economizar espaço nas malas.

6) Alimentação no destino
Tente manter a dieta seguida em casa, a qual já estão acostumados e tenha sempre à mão lanchinhos e água para se hidratarem. Evite restaurantes do tipo fast food ou alimentos como frutos do mar. Procure também por lugares que aparentem seguir as normas mínimas de higiene e que tenham cardápios especiais para os pequenos.

7) Aposte em passeios adequados
Nada de abusar da resistência física das crianças! Claro que dá para visitar museus e monumentos históricos, apenas pense em maneiras de deixar o passeio divertido, com jogos e brincadeiras sobre o tema.

8) Hospedagem
Hotel, pousada ou casas de temporada? Dê preferência para os locais com playgrounds e piscinas infantis ou casas de aluguel que tenham cozinha para preparar comidas, por exemplo.

9) Atenção redobrada
Para manter a tranquilidade e não entrar em desespero, preste sempre atenção nas crianças. Não deixe que andem sozinhas, especialmente em pontos turísticos lotados. É possível utilizar uma pulseira de identificação com o seu nome e telefone para caso se percam.

10) Relaxe e desfrute a viagem
Não há nada melhor que aproveitar o tempo livre com os filhos. Curta cada momento, tire fotos e, caso algo não saia como o planejado, relaxe e busque o melhor da situação. A viagem deve ser especial para eles e para você!

Artigos relacionados