Taís Mahalem
Postado dia 24/05/2022
08:00

Viagem para a Tailândia: tudo o que você precisa saber

Praia paradisíaca na Tailândia

A Tailândia é um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. Não a toa, afinal as praias paradisíacas, a cultura, a segurança e toda a infraestrutura para receber turistas atraem os olhos de qualquer um.

Você sabia que a Tailândia é um dos países mais visitados para passar a lua de mel? E se engana quem acha que é destino só para os românticos, o país é cheio de atrações para pessoas de todas as idades, com preços bem competitivos e que cabem no bolso.

Que tal desbravar tudo o que a Tailândia tem a oferecer para os turistas antes de planejar sua próxima viagem? Então, venha com a gente porque preparamos um guia com informações e curiosidades, além de um guia especial.

Aperte os cintos! Vamos lá?

Tailândia: informações importantes sobre o país

Se você está se preparando para viajar para a Tailândia vale a pena conhecer um pouco mais sobre seu destino para conseguir aproveitar melhor cada detalhe e fazer sua viagem ser inesquecível.

Moeda utilizada

A Tailândia é um dos destinos internacionais mais em conta para viajar, sabia? Isso acontece porque a sua moeda, o Baht, é bastante desvalorizada em relação ao dólar e ao real brasileiro.

Para se ter ideia, o câmbio de 1 dólar americano equivale a 34,10 Baht tailandês, enquanto 1 real brasileiro equivale a 7,10 Bath tailandês. Mas atente-se em pesquisar novamente essa cotação para atualizar os dados quando você for viajar, ok?

Uma dica importante: dê preferência para trocar o dinheiro ao desembarcar no aeroporto, porque é bastante difícil encontrar a moda fora do país e, se encontrar, o câmbio pode não ser favorável para a troca. Recomenda-se levar o Dólar, Euro ou Libra para ter mais facilidade e poder de barganha na hora da troca.

Idioma

O idioma oficial da Tailândia é o tailandês e, embora seja um país com muitas visitas de turistas do mundo todo, os tailandeses não falam o inglês muito bem, mas fazem de tudo para compreender e serem compreendidos – a mímica rola solta!

Os nativos são muito receptivos com os turistas e dão muito valor à educação e cortesia ao conversar, então, mesmo se precisar se virar para se comunicar, vale a pena tratar a todos com civilidade e respeito sempre, que com a prática a conversa vai fluir.

Culinária tailandesa

É claro que uma viagem para a Tailândia precisa ter um momento de turismo gastronômico, não é mesmo? Prepare-se para saborear comidas apimentadas, ok? Os sabores das refeições são marcantes!

Tailândeses transportando alimentos de barco a remo

É! E mesmo que você peça sem pimenta pode vir um pouco apimentado, já que para eles quando falamos “sem pimenta” significa que é para colocar um pouco menos que o de costume, porque a pimenta é importante para dar aquele “gosto” na comida.

O Pad Thai é o prato típico da Tailândia, um tradicional macarrão frito servido com molho de peixe e tamarindo, ovo, tofu e brotos de feijão, em diferentes proporções. Há versões com frango, porco e também vegetarianas.

Não precisa ter medo das barraquinhas de rua, apenas observe a higiene e aproveite, elas são muito populares no país.

Leia também: turismo gastronômico – o que é e roteiro de viagens.

Clima

A Tailândia é um país tropical, conhecido por suas temperaturas quentes. Então, na hora de preparar as malas não precisa se preocupar com roupas de frio e não se esqueça do filtro solar.

Para quem vai curtir as praias paradisíacas, as altas temperaturas são ótimas para aproveitar e se refrescar nas lindas águas, mas nas cidades o calor pode causar um pouco de incômodo.

Mas nem só de dias de sol o país vive. A Tailândia é regida pelo sistema de monções, um fenômeno climático que provoca longas secas e fortes chuvas em diferentes períodos do ano, então vale a pena se atentar a isso para escolher viajar na época certa.

Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Como já adiantamos, tudo vai depender da região e da época em que ela está sob ação das monções climáticas. Na região Norte e em Bangkok, é bom evitar a viagem de Maio a Novembro, porque, com certeza, você encontrará muita chuva.

Na região Sul, onde ficam as principais ilhas para visitação, existe as monções diferentes para a costa leste e oeste:

  • Costa Oeste: o período de chuvas acontece de abril a outubro. Lá está o Mar de Andaman, onde ficam Phuket, Koh Phi Phi e Krabi.
  • Costa Leste: as chuvas acontecem de setembro a dezembro. É lá que está o Golfo da Tailândia, onde ficam Koh Tao, Koh Samui e Koh Phanghan.

Um pouco sobre a cultura da Tailândia

Depois de uma viagem longa, pode ser que nas primeiras horas você perceba um certo choque cultural, afinal está visitando um país diferente, do outro lado do mundo.

Lá não se cumprimenta com abraços ou aperto de mão. O cumprimento tradicional no país é o afetuoso “wai”, com as palmas da mãos juntas como em uma reza, na altura do peito e com uma leve inclinação para frente.

Há fotos da família real espalhadas por todos os lugares no país, sendo muito respeitada por todos. Então nada de fazer alguma brincadeira ou ofensa a elas.

Religião

A religião que predomina na Tailândia é o budismo. O país é repleto de templos que podem ser visitados. São espaços sagrados e que devem ser respeitados, inclusive na vestimenta – tanto para homens, quanto para mulheres. Sempre cubra os ombros e os joelhos. Para as mulheres, nada de blusa de alcinhas ou decotes.

Uma última dica: lembre-se de tirar os sapatos antes de entras nas casas ou nos templos e jamais toque na cabeça de alguém, porque no país os pés são considerados impuros e a cabeça é uma parte do corpo sagrada.

Acesso à internet na Tailândia – como funciona?

A internet do país é bastante acessível e muito rápida. É bem simples comprar um chip com pacote 4G logo ao chegar ao país, mas a maioria dos restaurantes já oferecem wifi gratuito, os hotéis e hostels também.

Como se locomover na Tailândia?

Algumas cidades oferecem o serviço de aluguel de bicicletas em vários pontos da cidade, onde você pega em um lugar e pode deixar em outro ponto após seu passeio.

Os famosos Tuk-Tuk são uma opção de transporte para os turistas e, por isso, costumam ser mais caros para se locomover. Vale a pena escolher um caminho curto de um ponto a outro, para não pagar tão caro e viver a experiência, que é bem diferente e divertida.

Você pode andar de Uber ou Grab (o Uber Tailandês), geralmente essas opções são as mais baratas e você pode escolher pagar em dinheiro, para não usar o cartão de crédito. Ainda há a opção de utilizar táxis e transporte público.

Como ir do Brasil para a Tailândia?

Para viajar para a Tailândia saiba que não existem voos diretos Brasil x Tailândia, então será preciso fazer ao menos uma conexão. Os principais trajetos costumam fazer:

  • paradas na Europa – Air China, Swiss e Lufthansa;
  • paradas na África – Ethiopian;
  • paradas no Oriente Médio – Qatar e Emirates.

Em relação aos valores, costuma ser barato viajar para a Tailândia, mas tudo pode variar de acordo com a companhia aérea e com a época a ser escolhida. Existem valores na faixa dos R$ 3.000,00 ida e volta, que são considerados justos em uma viagem tão longa.

Documentos necessários para entrar na Tailândia

Existem uma série de regras e documentos obrigatórios para fazer uma entrada tranquila no país, focando na garantia da entrada regularizada e saudável de cada turista. Nós separamos tudo o que você precisa separa para se preparar para a viagem, confira!

Visto para ir a Tailândia: precisa?

Essa é uma dúvida bastante comum e já respondemos diretamente: brasileiros não precisam de visto de turismo para entrar na Tailândia. Turistas podem ficar por até 90 dias no país.

Seguro viagem com cobertura para COVID-19

Uma das obrigatoriedades que passou a vigorar com a pandemia da COVID-19 é que os viajantes contratem um seguro viagem com coberturas médicas relacionadas à doença, com um valor mínimo de US$ 10 mil dólares. Entretanto, a regra vem sendo alterada ao longo do ano, então vale pesquisar melhor quando decidir viajar.

A cobertura para COVID deve incluir

  • internação;
  • tratamentos hospitalares;
  • quarentena.

Além disso, na apólice deve constar como cobertura o nome do país: Tailândia, além de ser feita para o período de viagem e mais 10 dias extras, pelo menos, por precaução.

Não deixe de ler um pouco mais sobre a importância do seguro viagem aqui no nosso blog, temos vários conteúdos sobre o assunto.

Certificado de vacinação contra COVID-19

Ainda em relação à COVID-19, no país é permitida a entrada de pessoas completamente vacinadas, ou seja, com as 2 doses da vacina. Nestes casos, não é necessário o período de quarentena.

Outra exigência é que a segunda dose da vacina tenha sito tomada em no máximo 14 dias antes do dia a sua viagem. Estando com as duas doses, você deve emitir o certificado de vacinação em inglês – dá para imprimir no app ConecteSUS.

Se por acaso você se infectou em até 90 dias antes da sua viagem, será necessário um certificado de recuperação, em inglês, emitido por um médico em papel timbrado de hospital, além da assinatura e carimbo do médico.

Certificado de vacinação de febre amarela

A vacinação contra a febre amarela é obrigatória e deverá ser apresentada logo na chegada. A dose deve ter sido tomada com pelo menos 10 dias de antecedência e também é necessário um Certificado Internacional de Febre Amarela, que também pode ser emitido online.

Passaporte

O passaporte também é exigido para viagens com a Tailândia com o destino e é necessário ficar de olho no vencimento, pois o país aceita documento válido por mais de 6 meses.

Formulário TM.6 na Tailândia

Esse é um formulário azul que é entregue aos viajantes dentro do avião e deve ser preenchido para entregar ao oficial da imigração ao descer no aeroporto. Ele te entregará uma via e é muito importante você guardá-la, pois na saída da Tailândia eles farão a solicitação do papel.

Uma dica para este momento: tenha uma caneta em mãos para evitar filas e perda de tempo esperando por uma caneta.

Aplicar para o Thailand Pass

O Thailand Pass é um sistema do governo tailandês que funciona como um visto para registrar a entrada de turistas no país. Com todos esses documentos você pode acessar o site do Thailand Pass e preencher os dados referentes à sua viagem.

Principais destinos e atrações na Tailândia

Agora que você já se familiarizou com a Tailândia e já conhece o que você precisa levar para lá, chegou a hora de conhecer um pouquinho das principais atrações e lugares que você não pode deixar de visitar quando for para o país. Vamos lá?

1. Bangkok

Impossível falar sobre viagem para a Tailândia sem citar a capital Bangkok. Se possível, reserve 2 a 3 dias para desbravar a cidade, porque ela é grande e cheia de atrações para todos os gostos. Dá para fazer um tour entre os maiores templos do mundo como:

Bangkok
  • Wat Pho – o templo do Buda Deitado;
  • Grand Palace – antiga residência da família real tailandesa;
  • Wat Traimi – santuário que abriga a maior estátua de ouro maciço do mundo;
  • Wat Arun – templo que é um dos símbolos de Bangkok, que rende ótimas fotos ao pôr do sol.

Durante a noite vale a pena conhecer outros pontos da cidade iluminada – e sem aquele calorão durante o dia. Chinatown, bairro chinês repleto restaurantes, barraquinhas e joalherias, vale a pena conhecer. Para quem gosta de agitação a Khaosan Road oferece muito entretenimento.

Para quem gosta de compras, a capital abriga alguns dos maiores shoppings do mundo: Central World, Siam Paragon, MBK, Iconsiam e Chatuchak Market são bons exemplos.

2. Praias

Não podemos deixar de citar as famosas praias paradisíacas da Tailândia. As mais famosas ficam na região sul e é bem tranquilo sair de avião da capital para visitá-las.

Krabi e Phuket, no Mar de Andaman ou Koh Sumi, que fica no Golfo da Tailândia, oferecem uma ótima infraestrutura hoteleira, além de paisagens inesquecíveis. Dá para aproveitar as ilhas ao redor, como a Koh Phi Phi e Kao Tao. Não deixe de colocar esses destinos no seu roteiro.

Entretanto, se você não quiser viajar tão longe para ver o mar, vale conhecer a ilha de Koh Larn ou o balneário de Hua Hin, que fica a poucas horas de Bangkok.

3. Chiang Mai

Para amantes da natureza e quem curte momentos de paz contagiante, conhecer Chiang Mai é uma experiência incrível. A cidade encanta aos olhos com toda a natureza preservada e atividades culturais, onde a “verdadeira Tailândia” acontece.

O ponto alto é o Wat Phra Tah Doi Suthep, um templo budista no alto de uma montanha. Lá você consegue ter a melhor vista da cidade e ainda conhecer monges budistas que ficam ao seu redor fazendo preces e esperando por turistas para praticar seu inglês.

Vale a pena aproveitar a oportunidade de explorar a natureza com guias e conhecer as surpresas desta natureza tão vasta. As massagens e as feirinhas noturnas são a cereja do bolo para quem quer aproveitar a cidade.

4. Chiang Rai

A cidade é famosas por abrigar o Wat Rong Khun, o imponente templo branco, como é chamado pelos turistas. A cidade tem um clima bastante acolhedor e pacífico. Dá para fazer um bate e volta se estiver em Chiang Mai para conhecer este templo que contém muita história.

5. Kanchanaburi

Para quem gosta da mistura de natureza, quedas d’água paradisíacas, cachoeiras com histórias da Segunda Guerra Mundial não pode deixar essa cidade fora do seu roteiro. Sabe a famosa Ponte do Rio Kawai? A história aconteceu lá, há poucas horas de Bangkok.

As cachoeiras de Erawan com seus diversos tons de azul são incríveis e inesquecíveis.

6. Parque Nacional Khao Yai

Um dos parques nacionais mais populares da Tailândia, o Khao Yai é bem próximo a Bangkok e as pessoas costumam alugar motos para explorar o local, mas há também uma estrutura pronta para quem gosta de acampar. Dica: o nascer do sol visto do alto da montanha pode ser uma experiência única.

E, se der sorte, quem sabe nas caminhadas pelo parque você não encontra tigres e elefantes por lá?

7. Sukhothai

Nossa última dica de roteiro é para quem gosta de aproveitar passeios culturais e é fã de arqueologia. Em Sukhothai há mais de 190 ruínas que podem ser visitadas. Vale a pena alugar uma bike e explorar. A cidade fica ao Norte do país.

Sukhothai

Dicas extras para uma boa viagem

Para finalizar nosso guia, trouxemos mais algumas dicas para deixar a viagem dos seus sonhos ainda mais inesquecível. São pequenos detalhes para se planejar e ter ótimos dias de estadia neste país tão maravilhoso. Confira!

Vá sem pressa

Vale a pena se programar para passar, pelo menos, 20 dias no país. Pode parecer muito, mas, para aproveitar tudo sem se preocupar com tempo vale a pena dedicar um dia para cada local, sem a correria de querer fazer tudo ao mesmo tempo.

Existem algumas atrações com horários limitados de tempo, outras podem ter uma distância curta de onde você está, mas pode ter o azar de não ter um deslocamento rápido… então vale a pena se programar e apreciar todas as belezas do país com calma.

Leia também: Qual o tipo de tomada utilizado em cada destino?

Cuidado com golpes

Um dos motivos que tornam a Tailândia o destino turístico preferido dos turistas é a segurança do país. Casos de assaltos à mão armada, tráfico de drogas ou até sequestros tem penas bastante pesadas, então vai ser bem difícil lidar com algo assim.

Entretanto existem pessoas mal intencionadas que podem querer se aproveitar de turistas e cobrarem preços abusivos. Desconfie de estranhos querendo dar “dicas” e dizendo que alguma atração está fechada e que vão te levar em outros lugares. Essas são algumas formas de fazer você gastar mais, sem necessidade.

Muito cuidado também ao tentar alugar jetskis ou motos, porque as empresas ficam com o seu passaporte, além da possibilidade de uma cobrança absurdamente exagerada se houver alguma avaria. Procure por agências confiáveis para este serviço.

Beba água de garrafas fechadas

Viajantes ao local recomendam que você beba água apenas de garrafas fechadas, já que, em alguns lugares, as águas da torneira não costumam ser filtradas.

Aproveite as famosas massagens tailandesas

Quem nunca ouviu falar da massagem tailandesa? No país elas são realmente mais baratas, chegando a custar em torno de R$ 15,00 a R4 40,00.

Há massagens relaxantes com óleos, que chega a fazer você dormir, mas tem também aquela massagem forte para tirar todos os nós do corpo e te deixar mais leve depois. Vale a pena experimentar!

E aí, gostou dessa pequena viagem até a Tailândia? Esperamos que sim e que sirva de inspiração para você se planejar e preparar as malas para o seu próximo destino.

Até a próxima!

Artigos relacionados