Taís Mahalem
Postado dia 02/05/2023
11:31

Entenda com quantos anos pode fazer intercâmbio e quais são os destinos mais procurados

Jovens rindo andando por calçada

Muitos intercambistas querem estudar o idioma ou outros assuntos específicos em boas escolas, trabalhar em um ambiente internacional ou até mesmo fazer as duas coisas. Mas para que isso seja possível, é preciso entender com quantos anos pode fazer intercâmbio e os melhores destinos.

Um intercâmbio é uma viagem ao exterior com o objetivo de vivenciar de forma mais aprofundada outra cultura, estudar uma segunda língua, trabalhar ou simplesmente acrescentar uma experiência incrível em sua história de vida. Por isso o tempo de permanência costuma ser bem maior do que uma simples viagem de férias. 

Embora esse tipo de aventura seja enriquecedor, é preciso algum nível de preparação, sobretudo quando pretendemos enviar ao exterior, crianças e adolescentes. 

O contato com uma realidade inteiramente diferente também pode resultar em alguns problemas que precisamos estar aptos para resolver. Por isso é comum surgir a dúvida: com quantos anos pode fazer intercâmbio? 

A resposta para esse questionamento inicial pode definir muitas coisas na fase de planejamento, já que a idade do intercambista sempre é considerada no momento de selecionar as melhores opções.

Mas quando é feito o planejamento necessário, essa experiência costuma acontecer sem maiores percalços e se transformar em uma ótima memória para a vida toda.

Neste texto vamos responder a essas e outras perguntas, incluindo os melhores destinos e os documentos necessários para fazer um intercâmbio. Vamos lá?

Com quantos anos pode fazer intercâmbio?

Indo direto ao ponto, os programas de Intercâmbio são bem abrangentes quanto à idade. Alguns permitem que crianças a partir dos 7 anos embarquem nesse tipo de jornada, acompanhadas por pelo menos um dos pais.

Outras agências exigem que a criança tenha pelo menos 12 anos. A partir dessa idade é possível viajar sem a presença dos responsáveis, desde que eles entreguem a devida autorização.

Para os adultos as opções são ainda mais amplas, pois não há um limite de idade. Muitas pessoas costumam acreditar que ao atingir determinadas faixas etárias estão velhas demais para fazer um intercâmbio, mas isso não é verdade. 

Desde que haja vontade de estudar, trabalhar ou vivenciar uma cultura estrangeira, você pode se inscrever, não importa se tenha 40, 50 ou 70 anos.

Além disso, é importante ter em mente o objetivo desse período morando no exterior e o país escolhido, pois isso também interfere na idade sugerida, já que cada lugar tem suas próprias regras. Veja alguns exemplos de atividades possíveis em um intercâmbio e a idade recomendada:

  • Curso de idiomas: qualquer idade;
  • Participar de programa de trabalho nos Estados Unidos: dos 18 aos 28 anos;
  • Programa de trabalho no Canadá: a partir dos 19 anos;
  • Para fazer faculdade no exterior: a partir dos 18 anos;
  • Intercâmbio na Austrália: a partir dos 18 anos;
  • Intercâmbio em Dubai: a partir dos 18 anos.

Qual a melhor idade para fazer intercâmbio?

Já sabemos com quantos anos pode fazer intercâmbio e a conclusão é que a idade não é um fator muito restritivo. Entretanto, a coisa muda um pouco quando falamos da melhor idade para embarcar nessa aventura.

Pois, embora não haja um número exato, é preciso considerar a capacidade de cada um para aproveitar a experiência e também para solucionar possíveis problemas. 

Nesse sentido, crianças podem enfrentar maiores dificuldades, já que muitas vezes não terão a maturidade necessária para ficar um tempo mais longo longe de casa.

Então, isso vai depender de cada um, mas há pais que preferem enviar seus filhos em intercâmbios quando eles já se mostram mais confiáveis e responsáveis, o que costuma acontecer próximo aos 18 anos.

Quais as melhores opções de intercâmbio para jovens estudantes?

Há uma infinidade de intercâmbios disponíveis para estudantes. Muitos países estão prontos para receber essas pessoas e as agências oferecem opções diferentes. 

Mas também há como procurar pelo intercâmbio por conta própria, embora nesse caso seja preciso lidar com todas as burocracias envolvidas.

Há opções em cidades como Vancouver, Toronto, Los Angeles, Canterbury e Londres, Buenos Aires, Madrid, Salamanca, entre outras. De forma geral, as possibilidades em cada faixa etária são as seguintes:

  • Cursos de idiomas: há escolas que aceitam estudantes de 10 anos, outros exigem que os adolescentes tenham pelo menos 13 anos;
  • High School: esse curso é equivalente ao ensino médio brasileiro e geralmente as instituições exigem que o estudante tenha entre 15 e 18 anos. Mas há casos em que essa faixa se estende de 12 a 19 anos;
  • Ensino Superior: para cursar o ensino superior no exterior — seja college, universidade, MBA ou outro — é preciso ter a partir de 18 anos.

Como escolher o destino do intercâmbio?

Para escolher o melhor destino na hora de fazer um intercâmbio é preciso considerar diversos fatores.

Defina o idioma que quer aprender

Se o seu objetivo é aprender outra língua, comece elaborando uma lista de países que falam o idioma desejado. Em seguida, verifique os tipos de intercâmbios disponíveis, quais são as oportunidades que o local oferece e outros aspectos dos quais falaremos a seguir.

Analise o orçamento

É muito importante entender quanto é preciso investir para fazer um intercâmbio. Os valores são extremamente variados dependendo do país e de seus objetivos. Nesse aspecto é preciso considerar o câmbio e também se há oportunidades de trabalho no local para o qual está indo.

Por exemplo, para aprender inglês pagando menos, uma boa alternativa é a África do Sul, onde o Real é mais valorizado do que a moeda local. Países sul-americanos são uma boa opção se você deseja aprender espanhol.

Outra alternativa para morar em outro país sem gastar muito é o programa Au Pair estadunidense, em que mulheres de 18 a 26 anos podem se inscrever para trabalharem como babás por 1 ano. Nesse caso, a família interessada paga a viagem e o salário.

Ainda falando sobre opções de trabalho, o Canadá aceita pessoas maiores de 19 anos e a França aceita intercambistas entre 18 e 30 anos para trabalhar no país. Já se você quer fazer um trabalho voluntário, há muitos países que aceitam pessoas maiores de 18 anos.  

Qual o tipo de intercâmbio desejado?

Escolha se você quer trabalhar, estudar ou fazer as duas coisas. Países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, França e Argentina oferecem os dois tipos de oportunidades.

Mas se você é um professor e deseja viver uma experiência internacional, há países que aceitam pessoas de qualquer idade e dão oportunidade para esse tipo de profissional, como a Finlândia, que tem um dos melhores sistemas de ensino do mundo.

Por outro lado, se o seu desejo é enviar crianças e adolescentes para se divertirem muito, existem opções de Summer Camp que aceitam pessoas de 7 a 17 anos.

Época do ano e condições climáticas

Conheça o clima do país para o qual está indo, pois as temperaturas podem ser bem variadas ao longo do ano. Isso vai ser determinante em seu planejamento, pois há lugares em que o inverno ou verão muito rigorosos afastam os turistas e fazem com que as oportunidades de trabalho sejam reduzidas.

Além disso, até as roupas que você pretende levar podem ser alteradas por questões climáticas. Por exemplo, há locais do Canadá, Leste Europeu e Estados Unidos que são extremamente frios em alguns meses do ano, assim o visitante precisa estar bem agasalhado.

Precauções de segurança que os pais devem tomar antes que seus filhos façam um intercâmbio

Enviar seu filho, criança ou adolescente, para uma aventura no exterior é uma decisão difícil. Mas, para minimizar a preocupação e ter certeza de que tudo vai correr bem, é preciso tomar algumas precauções para manter o intercambista seguro durante toda a viagem.

Documentos gerais

Para fazer um intercâmbio é preciso providenciar alguns documentos. Os mais importantes são o passaporte e o visto de estudante.

Esses documentos vão garantir que o adolescente possa ficar no país legalmente durante um período determinado sem correr o risco de ter problemas com as autoridades. Mas dependendo do destino outras coisas podem ser exigidas, como:

  • Quantia mínima de dinheiro para bancar as despesas por um tempo;
  • Comprovantes de moradia;
  • Documentos que confirmem a matrícula na escola ou faculdade.

Seguro viagem

Um seguro viagem internacional é tudo o que o estudante precisa para ter tranquilidade durante todo o período de seu intercâmbio.  Esse serviço vai garantir acesso aos recursos necessários para enfrentar qualquer situação adversa.

Afinal, o objetivo da viagem é aprender e se divertir, mas ninguém está isento de enfrentar certas dificuldades que podem se tornar ainda maiores sem um seguro. 

Ao fazer uma contratação você terá cobertura para despesas médicas, atendimento odontológico de urgência, fisioterapia, prejuízos com a mala ou atrasos na entrega e muito mais.

Escolha uma agência de confiança

Tenha certeza de que a empresa que está organizando o intercâmbio terá profissionais para acompanhar os jovens em todos os momentos e dar o suporte necessário. 

Tenha uma reserva de emergência

Mesmo que você tenha contratado algum tipo de pacote que cubra todas as despesas, não se esqueça de separar um valor extra. 

Muitos países exigem uma quantia para autorizar a entrada. Além disso, um dinheiro a mais pode ajudar o jovem a aproveitar de forma mais completa tudo de bom que um intercâmbio tem a oferecer.

Em suma, pessoas de quase todas as idades podem fazer um intercâmbio. Mas é preciso ficar atento às regras de cada país e da agência escolhida, pois há pequenas alterações. 

Entretanto, crianças, adolescentes e adultos podem viver essa experiência e mergulhar profundamente em outra cultura. Mas, independentemente da idade, todas as pessoas devem fazer um seguro viagem para poderem ter mais tranquilidade diante de qualquer contratempo. 

Existem pacotes variados que podem ser personalizados conforme sua necessidade.

Agora que você já sabe com quantos anos pode fazer intercâmbio, se prepare para essa viagem inesquecível e veja nossas opções de seguro viagem para intercâmbio.

E ainda ganhe 25% OFF nos planos de intercâmbio da Coris!*

*Desconto calculado automaticamente no site / Limitado até 60 anos

Artigos relacionados