Taís Mahalem
Postado dia 11/02/2020
11:00

Países que não exigem passaporte de brasileiros

pessoa andando em um lugar vazio

Viajar para fora do Brasil exige planejamento e, em alguns casos, é necessário cumprir um protocolo: fazer o passaporte, solicitar o visto, tomar vacinas, entre outros. Mas, se você procura um destino que garanta menos burocracia, nós vamos te ajudar! Vários países da América do Sul permitem a entrada de brasileiros apenas com o RG, e ainda oferecem atrações incríveis. Listamos os principais abaixo!

Além da facilidade na burocracia, esses países são opções relativamente econômicas para viajar. Para completar, falam espanhol, o que facilita muito a comunicação.

Atenção!

Mesmo que o passaporte não seja necessário, lembre-se que o RG deve estar em dia – em geral, não são aceitos documentos com mais de dez anos desde a data de emissão ou que não estejam em bom estado, como amassados ou rasgados.

Além disso, ainda que não seja obrigatório, contar com um seguro viagem é um cuidado importante para enfrentar imprevistos que podem aparecer no caminho!

Argentina

Este país vizinho do Brasil é um destino muito popular, principalmente para viagens de feriados, quando as pessoas aproveitam para conhecer Buenos Aires. A capital é, de fato, um lugar incrível, com ótimas atrações culturais, como construções históricas e museus, e também belos parques e restaurantes deliciosos. Mas, apenas com o seu RG, você pode conhecer outros lugares extraordinários do país, como Bariloche, Mendoza e Ushuaia.

Chile

Assim como a Argentina, o Chile também é muito procurado pelos brasileiros para viagens curtas. A capital, Santiago, é um refúgio urbano e moderno cercado por verdadeiras maravilhas da natureza, a começar pelas imponentes montanhas, que são de tirar o fôlego. Para quem deseja ir mais longe, há o fascinante Deserto do Atacama, as charmosas Puerto Montt e Puerto Varas, a intensa Patagônia e até mesmo a misteriosa Ilha de Páscoa.

Uruguai

Completando o trio de países sul-americanos mais populares para viagens de feriado está o Uruguai, que consegue combinar três tipos de turismo completamente diferentes: em Montevidéu tem-se a cena urbana e animada, mas com alma de cidade pequena, que oferece desde restaurantes incríveis e noites de festa até construções históricas e museus; Punta del Este é o lugar certo para curtir praia e verão; por fim, Colonia del Sacramento é uma pequena vila cheia de charme que preserva um período importante da história do país.

Peru

Este país é popular principalmente por Machu Picchu, a antiga cidade inca com arquitetura ímpar sobre uma montanha de granito. Embora tenha sido descoberta há mais de 100 anos, ainda se sabe pouco sobre como foi construída e para que servia, mas continua impressionando viajantes! Outras atrações imperdíveis são Cusco, com seu belíssimo centro histórico, a Montanha das Sete Cores, a Lagoa Humantay, e o Lago Titicaca, onde uma antiga população indígena local vive sobre ilhas flutuantes!

Colômbia

Este destino oferece uma ótima oportunidade para os brasileiros: conhecer o Caribe sem passaporte. Isso porque, além da capital, Bogotá, que é uma cidade repleta de história, e Cartagena, puro charme à beira-mar, a Colômbia possui San Andrés, uma ilha deslumbrante em meio ao Mar do Caribe, que conta com praias paradisíacas, ótimos spots de mergulho e mais.

Bolívia

A Bolívia poderia ser descrita como um destino para viajantes mais experientes. As condições por lá são um pouco mais precárias quando se fala de estradas e hotéis, por exemplo. No entanto, as dificuldades valem a pena quando o turista se vê frente a frente com cenários inesquecíveis, tais como o salar de Uyuni, a cidade colonial de Potosí e a encantadora La Paz, que é a maior cidade do país, embora são seja a capital.

Equador

Assim como o Chile, o Equador não faz fronteira com o Brasil. Talvez por isso e por ter um território pequeno, não seja tão procurado pelos brasileiros. No entanto, tem uma excelente estrutura turística e oferece experiências inesquecíveis. A capital, Quito, está a quase 3 mil metros de altitude e tem um centro histórico muito bem preservado; a quase 500 km ao norte está Cuenca, uma cidade colonial; e, bem longe do continente, estão as riquíssimas Galápagos, ilhas que são perfeitas para quem ama estar em contato com a natureza.

Paraguai

Outro país que merecia ganhar mais atenção dos brasileiros é o Paraguai, com a calma e tranquila Assunción, a capital, que tem diversas construções históricas para conhecer. Já em Ciudad del Este é possível aproveitar para fazer compras, já que a cidade tem todo o tipo de produto que se pode desejar, em grandes lojas, shoppings, galerias e até em barracas espalhadas pelas ruas: roupas, perfumes, eletrônicos, brinquedos e mais. É lá também que está a Itaipu, usina hidrelétrica que fica na fronteira com o Brasil. Aproveite para explorar a natureza paraguaia, que não deixa a desejar!

Artigos relacionados