Taís Mahalem
Postado dia 19/08/2022
14:06

Guia sobre o intercâmbio voluntário: tudo o que precisa saber!

Entrar em contato com culturas diferentes e se desenvolver em outro idioma enquanto ajuda a melhorar a vida do próximo ou de uma comunidade inteira: essas são só algumas vantagens de realizar um intercâmbio voluntário. Além dos benefícios pessoais desse tipo de trip, ter no currículo um intercâmbio pode aumentar as chances de encontrar melhores oportunidades no mundo profissional.

E não pense que isso é se aproveitar da situação de alguma maneira. A verdade é que sempre que doamos tempo, conhecimento ao outro, ganhamos algo em troca de forma natural. Muito mais que uma dedicação financeira e de tempo, o voluntariado é doação de generosidade, conhecimento para ajudar a melhorar a qualidade de vida do outro ou do meio.

Existem diversas oportunidades no trabalho voluntário como ações humanitárias, ambientais e até ações para promover a paz. A boa notícia é que muitos das vagas disponíveis para os voluntários ficam em lugares incríveis com paisagens e atrações para você aproveitar nos momentos de folga.

Se você ama viajar e quer ter a experiência de um trabalho voluntário no exterior, fique por aqui e continue a leitura. A Coris vai te dar dicas de como e onde fazer esse tipo de viagem!

O que é um intercâmbio voluntário?

O intercâmbio voluntário é uma viagem em que você escolhe o destino em conjunto com um projeto social que você deseja participar. O principal objetivo é você se relacionar com a comunidade local do país escolhido enquanto ajuda com algo que irá agregar na vida daquelas pessoas. Além, é claro, do contato diário com outro idioma, cultura e costumes.

Você pode oferecer seu tempo e conhecimento para ajudar pessoas do Brasil e também de outros lugares do mundo, o que dá a oportunidade de descobrir mais sobre nosso próprio país ou outras realidades ao redor do globo.

Em resumo, as viagens para voluntariado social são uma experiência de vida muito valiosa!

Como funciona o intercâmbio voluntário?

Quem deseja fazer trabalho voluntário no Brasil ou no exterior estará disposto a oferecer seus conhecimentos profissionais, ou pessoais, seu tempo e força de trabalho para ajudar uma causa social. Esses viajantes vão até o local em que estão precisando de auxílio e ficam lá por determinado período para tentar melhorar a situação em questão.

Existem programas de voluntariados pelo mundo todo, alguns são voltados para levar cuidados médicos à população, outros para ajudar a revitalizar alguma área que foi destruída e existem até mesmo os intercâmbios focados em cuidar da vida animal.

O trabalho voluntário, como o próprio nome diz, não é remunerado. Ou seja, o voluntário deve estar ciente da sua responsabilidade de todo custo com passagem, moradia e gastos extra. Alguns países até oferecem bolsas de estudos quando votados para a pesquisa, cabe checar os programas com inscrições abertas no período que você decidir viajar.

Para começar a planejar sua viagem você pode procurar por empresas de intercâmbio que atuam como intermediárias entre as ONGs e programas sociais no exterior. Além de e ajudar a buscar um lugar e o campo que você deseja atuar, os agentes podem te ajudar com a documentação necessária.

Você também pode planejar seu intercâmbio voluntário sem a ajuda de uma agência. Escolha o país e o projeto social que deseja, entre em contato com a organização para conferir todos os detalhes. A dica é pesquisar muito sobre o país e sobre o trabalho que irá fazer para não se frustrar logo na chegada. Não se esqueça de verificar todos os documentos necessários e de contratar um seguro viagem com cobertura completa para o período que você vai permanecer no outro país.

Quais são os tipo de trabalho voluntário?

Como falamos antes, o viajante que vai realizar um trabalho voluntário no exterior pode escolher entre diversas opções de projetos, confira os mais comuns:

  • Ambiental: está relacionado ao cuidado com a natureza, incluem ações ligadas ao bem-estar animal e a conservação ou recuperação do meio ambiente;
  • Social: abrange diversas ações para melhorar a qualidade de vida de pessoas de uma determinada região. Pode incluir projetos educativos e culturais, trabalhos voluntario em hospitais e orfanatos. Habilidade no esporte, na pintura, dança, no cuidado com o próximo saiba que tudo pode auxiliar no desenvolvimento do outro.

Quem pode fazer intercâmbio voluntário?

Para ser voluntário no exterior você precisa ter mais que 18 anos e possuir nível intermediário no idioma do país que escolheu. Precisa estar ciente dos pilares de ajuda humanitária como neutralidade e a imparcialidade no contexto cultural de cada região. Um voluntário deve ser empático e entender o tamanho da responsabilidade que está assumindo.

Além disso, pense sempre nas suas limitações para esse trabalho, considere se não pode fazer algum tipo de atividade e pondere antes de decidir seu destino sobre quais as situações que você não conseguiria enfrentar de maneira alguma. Por exemplo, existem voluntários que não lidam bem com ferimentos, então uma região em guerra ou que sofreu algum desastre natural não é a indicada para esse grupo de pessoas oferecerem sua ajuda.

Onde fazer intercâmbio voluntário?

Existem oportunidades para esse tipo de viagem em inúmeros locais. Para decidir em qual deseja atuar, basta considerar a realidade que irá encontrar e também sua habilidade no idioma oficial da região. Afinal, como o nível intermediário na língua do país que está indo é um pré-requisito para a inscrição, não adianta colocar seu nome a disposição de uma opção que não poderá ir.

Está enferrujado no novo idioma? Confira 5 dicas para treinar um novo idioma antes do sonhado intercâmbio.

E agora vamos à lista de 4 destinos que a Coris selecionou para você que tem interesse em fazer um intercâmbio voluntário:

1. Argentina

Se o seu foco é se desenvolver na língua espanhola, a Argentina é uma ótima opção para os brasileiros. Um país que é próximo ao Brasil, tem um custo de vida baixo. Um dos programas de voluntariado na Argentina mais populares é o futebol, mas também tem a opção de cuidar de crianças pequenas no orfanato, ensinar inglês ou ajudar no desenvolvimento comunitário do país.

2. África do Sul

Um país de contrastes, a África do Sul possui regiões extremamente pobres que sempre precisam de ajuda de voluntários e cidades bem desenvolvidas com ótima infraestrutura. Por conta da repercussão midiática de casos de trabalhos humanitários na região, essa é uma das regiões mais conhecidas pelos voluntários que estão viajando pela primeira vez com esse propósito. Além disso é uma ótima oportunidade de aprimorar as habilidades na língua inglesa.

Os projetos sociais no país são diversos e incluem ajudar no cuidado de crianças nos hospitais, na comunidade e na reabilitação dos animais locais.

3. Gana

Um dos países com piores índices de desenvolvimento humano (IDH), Gana sempre precisa de auxilio humanitário. Para quem escolhe trabalhar nessa região deve estar ciente da situação precária do país. Em contraste, está a alegria do povo ganês, que recebem os voluntários com toda simpatia. Diversas iniciativas no país recebem voluntários como assistência às crianças, proteção dos animais, auxilio em hospitais e projetos educativos.

4. Tailândia

Conhecido por sua capital Bangkok e suas praias paradisíacas, o voluntario que escolhe essa região tem a oportunidade de visitar diversos pontos turísticos incríveis. Os projetos de voluntariado no país incluem a área da educação para crianças e cuidados no dia-a-dia com os idoso.

Trabalho voluntário no Brasil

Se você tem a vontade de ajudar mais sente que não é o momento para viajar para o exterior, saiba que você pode realizar a ação aqui mesmo no nosso país. No Brasil existem diversas organizações religiosas e organizações não governamentais (ONGs) que agem em prol de causas humanitárias. Arrecadação de alimentos para comunidade carente, auxílio a animais abandonados, cuidado com pessoas deficientes, entre outras. É só você escolher a área em que você deseja atuar.

Se você gostou de saber mais sobre o intercâmbio voluntário, veja os países que já estão recebendo intercambistas brasileiros. Continue acompanhando o blog da Coris! Aqui você encontra mais conteúdos de intercâmbio, dicas e destinos de viagem. Confira!

Artigos relacionados