Taís Mahalem
Postado dia 29/01/2019
11:00

Destinos para amantes de cinema

foto de uma sacada antiga

Quem gosta de cinema ama conhecer os bastidores das filmagens: como, onde o com o que tudo aquilo foi feito? Uma das coisas que se pode fazer em viagens para chegar mais perto desse universo é visitar locações em que nossos filmes favoritos foram gravados, e não é difícil descobrir várias delas.
uma flor boiando na beira de uma praia
Por exemplo, se você quer saber onde fica o paraíso onde foi filmado o clássico A Lagoa Azul, nós contamos. Embora muitos destinos ao redor do mundo reivindiquem o crédito das idílicas praias do filme, a locação real foi a Turtle Island, em Fiji. É uma ilha particular que, hoje em dia, abriga o exclusivíssimo Turtle Island Resort, que hospeda apenas 14 casais por vez.

foto da casa dos hobbit
Em outra ilha da Oceania, a Nova Zelândia, você pode ver de perto onde viviam os hobbits de O Senhor dos Anéis. É em Matamata, que hoje se apresenta como ‘Hobbiton’ que fica o chamado Condado da trilogia. Outras locações espalham-se pelo país, como os Alpes do Sul, na Ilha Sul, que são as Montanhas da Névoa onde Gollum se escondeu por 500 anos com o anel.

foto da Catedral de Gloucester

Quando o assunto são sagas fantásticas, há também Harry Potter, que teve a maioria das gravações de seus oito filmes na Grã Bretanha. A casa dos Dursley, por exemplo, fica a 50 quilômetros de Londres, em Berkshire, no número 12 da rua Picket Post Close. Ela é uma casa comum e particular, então os turistas não podem entrar e nem devem perturbar os moradores, mas é possível tirar uma foto em frente a ela. Já em Londres está a Casa de Répteis em que Harry conseguiu falar com uma cobra, no London Zoo. A estação King’s Cross tem a Plataforma 9 3/4, em que as pessoas conseguem tirar fotos com o carrinho de malas e o cachecol de Hogwarts. Mais distantes estão a Catedral de Gloucester, que se tornou um dos corredores da escola de magia, e o Castelo de Alnwick, onde foi filmada a icônica aula de voo de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

foto da tower bridge em Londres

Imagine que divertido tirar uma foto na entrada do apartamento da protagonista de O Diário de Bridget Jones? Ele fica no número 8 da Bedale Street, na capital inglesa. Já a casa de Daniel, personagem interpretado por Hugh Grant, fica em Clink Wharf, pertinho da famosa London Bridge. O primeiro encontro dos dois se passa no número 36 da rua Shad Thames, onde de fato funciona um restaurante italiano com uma vista incrível para a Tower Bridge. Que tal um bom jantar por lá?

foto da praça Place du Tertre

Há casas de outros personagens pelo mundo todo: a casa de Kevin, em Esqueceram de Mim, fica no número 671 da Lincoln Avenue, na cidade de Winnetka, Illinois, a 30 quilômetros de Chicago; já a casa de Ferris Bueller, de Curtindo a Vida Adoidado, é na verdade a entrada do Country Club Drive, em Long Beach, Los Angeles; o apartamento de Amélie Poulain, por sua vez, fica no bairro de Montmartre, em Paris, na rua Trois Frères; e, em O Diabo Veste Prada, Andy Sachs vive em um apartamento da Broome Street, no Lower East Side nova-iorquino, enquanto sua chefe, Miranda Priestly, vive no Upper East Side, na East 73rd Street; Julia Roberts ficava no Las Palmas Hotel, no número 1738 da Las Palmas Avenue, em Hollywood, em Uma Linda Mulher; e os McFly, em De Volta Para o Futuro, viviam na Califórnia, na cidade de Arleta, na Rosalyndale Avenue.

Vista de cima da Fontes do Bellagio em Las Vegas

Também é possível explorar as locações de filmes de ação. Foi no hotel Bellagio, em Las Vegas, que o cassino foi roubado em Onze Homens e Um Segredo; e o Liechtenstein Palace, em Praga, na República Tcheca, foi a embaixada de Missão Impossível, onde a primeira operação do filme fracassa. Mas o interior da embaixada não é o mesmo edifício, e sim o Museu Nacional de Praga. E, em Os Caça-Fantasmas, o quartel-general dos Ghostbusters fica em uma estação de bombeiros de verdade, localizada na North Moore Street, em Nova York.

foto de uma sacada antiga

A Europa guarda diversas outras locações incríveis. O filme Mamma Mia!, por exemplo, se passa na ilha da Kalokairi, na Grécia. No entanto, o nome é fictício. A maioria das filmagens aconteceu na ilha de Skopelos, acessível de barco a partir de Skiathos. Já Bastardos Inglórios dividiu suas gravações pela Alemanha e França, e na primeira foi filmada a célebre cena em que os bastardos interrogam e escalpelam nazistas, no Forte Hahneberg, que fica a 20 quilômetros de Berlim. A Casa de Julieta, do longa Cartas para Julieta, existe de fato e fica em Verona, na Itália, e a tradição de deixar bilhetes para Julieta é real. E na França estão os cenários do belíssimo Meia-Noite em Paris, e é na Igreja de St Etienne du Mont que Gil entra num carro misterioso e acaba voltando para os anos 1920. Que tal passar por lá e ver se você tem a mesma sorte?

Para conhecer esses destinos com segurança e curtir com tranquilidade cada aventura, sem se preocupar com imprevistos, faça seu seguro viagem com a Coris!

Artigos relacionados