Taís Mahalem
Postado dia 19/08/2022
14:18

Tradições e curiosidades que envolvem a cultura mexicana

O México, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é muito mais que Cancún, pimenta, tequila e sombreiro. Esse é um destino que atrai turistas do mundo inteiro principalmente por suas praias paradisíacas e por sua cultura singular. Você sabia que esse é um dos países de maior riqueza cultural e gastronômica?

Pois é, essa região possui uma mistura entre elementos modernos e indígena influenciam a sua gastronomia, literatura e arqueologia. Além de oferecer diversas atrações aos seus turistas, o México é um dos destinos internacionais mais baratos para visitar então vale a pena conhecer o máximo possível desse país e quem sabe incluí-lo no roteiro de suas próximas viagens.

No post de hoje, a Coris te conta as principais curiosidades do México e o que alguém que visita o país precisa saber antes de arrumar as malas para partir. Confira!

Comidas mexicanas: um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Uma mistura entre as tradições indígenas e espanhola formam a culinária tradicional mexicana, considerada um ícone nacional e internacionalmente. Enchiladas, chili, tacos, burrito, feijão, guacamole, nacho e tortilla são alguns pratos típicos do México. Muitas dessas opções já são conquistaram paladares do mundo todo e não foi a toa que essa gastronomia foi nomeada pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – um título mais que merecido, não acha?

As bebidas típicas do México são: Cerveza Mezcal, Ron, Tequila e Piña Colada, todas essas também são populares ao redor de todo o globo e certamente você já deve ter visto em algum cardápio aqui no Brasil.

No entanto, o aroma e o sabor dos pratos mexicano é algo único e difícil de descrever e há quem diga que só visitando o país é que conseguimos senti-los verdadeiramente.

A comemoração do dia dos mortos no México

O Dia dos Mortos é uma festa típica do México comemorado no dia 2 de novembro, mesmo dia em que os fiéis católicos celebram o Dia de Finados. No país, este dia é comemorado com alegria e festas que podem começar até um mês antes, o que não é nada parecido com as celebrações solenes e calmas vistas por aqui.

No México, as festas dessa data são realizadas nos cemitérios que ficam decorados com caveiras pintadas com padrões típicos – as famosas Katrinas –e as famílias fazem um altar dos mortos, onde é colocado os pertences preferidos do ente falecido.Essa tradição pode causar estranhamento em outras culturas, porém para os mexicanos a morte é apenas uma passagem natural, sem tristezas.

Pela crença popular mexicana, no Dia dos Mortos a alma dos seus entes que se foram regressam por isso eles fazem festas, músicas e oferecem comida, bebida e caveiras coloridas. Essa é uma tradição que já até virou filme, o longa animado “Viva – A Vida É uma Festa”, e é muito explorada pelo turismo, e se você estiver pelo país nessa data pode fazer o “Tour Day of the Dead!” para conhecer de perto uma das celebrações mais esperadas por todos mexicanos.

“Los Mariachis”: uma atração (quase que) obrigatória

Mariachi é um gênero musical popular mexicano, mas também é o nome dado aos cantores que a interpretam. Eles se apresentam em grupos de mais o menos 5 pessoas vestidos com roupas típicas mexicanas conhecidas como “traje de charro”. Esses artistas cantam e tocam instrumentos que chamam a atenção como trompete e Vihuela, um pequeno violão.

A música é animada e não é difícil ver os moradores locais e viajantes se juntarem próximos aos grupos para dançarem ao som desse ritmo contagiante. E, se você quer encontrar os Mariachis ao visitar o México, vai aqui nossa dica: eles estão sempre disponíveis na Plaza Garibaldi, na Cidade do México principalmente na parte da noite.

Adoração da Virgem de Guadalupe

Assim como no Brasil, o México é um país laico e não possui uma religião oficial, mas o culto a Virgem de Guadalupe, a santa padroeira do país, é uma das mais fortes tradições cristãs mexicanas. Existem muitas histórias que envolvem sua aparição e o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é um dos mais visitados do mundo e o maior da América Latina. Ele é formado por várias igrejas e capelas e diversos monumentos, um museu além de uma bela vista da Cidade do México.

Vale muito conhecer quando for visitar o país e apreciar essa linda manifestação de fé, mesmo que possua outra religião!

As ruínas de Tulum: séculos de história a beira-mar

Quer visitar um destino que abriga duas atrações? Tulum é uma ótima opção! Você pode explorar praias paradisíacas e ruínas maias em um só lugar. Nessa região situa-se um grande sítio arqueológico que consiste em uma cidade murada construídas pelos Maias e que foi habitada cerca de 800 anos atrás.

A pequena cidade mexicana foi construída na beira-mar sobre uma falésia com o objetivo de servir de porto para as embarcações e sua localização fornece uma vista para o mar incrível. Muitos viajantes que vão para lá hoje em dia citam esse destino como uma das mais lindas paisagens naturais que conhecerem.

Tulum é explorada no turismo mexicano principalmente pelo seu legado arqueológico, considerado um dos mais importantes da América e do mundo. É uma região muito mais simples que a famosa Cancun, sem todo o glamour e riqueza. Porém, ela vem conquistando muitos turistas que gostam de conhecer rotas alternativa e lugares incomuns.

O que preciso saber antes de viajar para o México?

Se você quer começar a se preparar para visitar o México e conhecer mais sobre sua cultura, confira algumas dicas que preparamos para você já ir arrumando as malas:

Passaporte

Muitos brasileiros acham que não precisa de passaporte para entrar no México, mas essa informação está equivocada. Para visitar o país você precisa de um passaporte válido pelo tempo que ficará por lá. Por exemplo, se está planejando passar um mês na terra dos Mariachis, seu documento não pode ter prazo de validade menor que isso.

Visto

Para entrar no México, turistas brasileiros precisam de visto, que vale para permanecer no país por até 180 dias. Essa exigência foi feita pelos Estados Unidos no fim de 2021, pois o país latino estava sendo porta de entrada para a imigração ilegal dos brasileiros nos EUA.

Para quem viaja de avião, o visto é gratuito e solicitado online pelo menos 30 dias antes do embarque. Para aqueles que optam, por ir de terra ou navio, devem procurar um consulado do mexicano no Brasil para emitir o visto. Os turistas que viajam por cruzeiros podem ficar até 7 dias sem visto no porto de chegada.

Moeda utilizada

A moeda oficial do México é o peso mexicano. É interessante você levar a moeda local para utilizar em lugares que não aceitam cartão de crédito ou outra moeda. Porém, em alguns lugares como o Caribe, o dólar tem bastante circulação e vale muito a pena pagar usando essa moeda. Lembre-se sempre de pesquisar a melhor cotação para trocar a moeda e não perder dinheiro.

Seguro de viagem

O seguro viagem não é obrigatório no México, mas é essencial em toda a viagem. Afinal, nada melhor que você contar com uma proteção para casos como emergências de saúde e extravio de bagagem, e não correr o risco de estragar suas tão sonhadas férias por conta de algo que poderia ser envitado. Confira 8 motivos para não viajar sem um seguro viagem

Clima

Muitas pessoas se esquecem de consultar o clima do país que irá visitar, e isso é fundamental para planejar a sua viagem. O clima no México varia de acordo com a região e a altitude. Um ponto importante é que o país sofre com a incidência de furacões entre os meses de agosto e novembro e também com períodos chuvosos. As passagens e pacotes de viagem caem para essas épocas do ano por isso é importante ficar atento. Entre fevereiro e maio, o país tem um clima ensolarado ideal para os turistas que querem aproveitar as praias e visitar pontos turísticos.

Idioma

Saber o idioma que é falado no país que você irá visitar é essencial para se preparar melhor. O idioma principal do México é o espanhol, que pode ser facilmente compreendida pelos brasileiros pela semelhança com o português. Mas os mexicanos também usam bastante o inglês e o “portunhol”, uma mistura de português com espanhol. Então fique tranquilo, os mexicanos costumam ser bastante receptivos na comunicação com os turistas.

E aís gostou de conhecer um pouco sobre o México? Esperamos que você tenha a oportunidade de explorar a cultura, música e comidas mexicanas. Aproveite para tirar bastante fotos para registrar cada momento e confira o post “Legenda para foto de viagem: 120 ideias para te inspirar” antes de compartilhar nas suas redes sociais.

Continue acompanhando o blog da Coris para dicas de destinos de viagem e aventura!

Artigos relacionados