Taís Mahalem
Postado dia 29/10/2019
11:00

Como é comemorado o Halloween pelo mundo

pessoa segurando caveira em um área aberta com abóboras e velas

O Dia das Bruxas celebra, ao mesmo tempo, o dia de todos os santos e o dia de finados. A data é um momento de festa e diversão com um toque macabro em alguns lugares, enquanto outros aproveitam para reunir a família, refletir e fazer orações. Você conhece algumas das tradições de Halloween pelo mundo?

Europa

Escócia

criança fantasiada pedindo doces em uma casa

O Halloween escocês é sinistro e incrível. As pessoas fazem esculturas de abóbora iluminadas para a decoração e acendem fogueiras para criar o clima sinistro. Antigamente, as crianças usavam roupas velhas para parecerem espíritos malignos. Hoje, elas vestem fantasias mais comuns, mas continuam indo de porta em porta para pedir guloseimas. Outra tradição do país é deixar uma cadeira vazia e um prato de comida em casa: assim, os espíritos que passarem por lá poderão descansar e comer.

Inglaterra

Fogueira no halloween na inglaterra

Na terra da rainha, o Halloween era muito tradicional antes da Reforma Protestante, e acabou perdendo a força com a mesma. Tendo mudado sua comemoração para 5 de novembro, acabou se tornando uma forma de resistência dos católicos, que aproveitavam a data para acender fogueiras, soltar fogos de artifício e preparar desfiles. Hoje em dia, também há festa no dia 31 de outubro, mas os mais tradicionalistas não gostam, por acreditarem ser uma importação cultural norte-americana.

Irlanda

Panetone em cima de um prato

Dizem que foi neste país que o Halloween começou, na época dos celtas. Esse povo antigo comemorava o início do inverno com uma festa chamada Samhain, quando terminavam as colheitas, dançavam e acendiam fogueiras cujo fogo se manteria aceso até o final da estação fria. Também foi lá que começou a tradição das esculturas em abóboras, devido a uma lenda local macabra. Hoje em dia, as comemorações incluem fantasias e muitas “gostosuras ou travessuras”, mas mantém-se o costume de comer Barmbrack, um pão similar ao panetone em que são escondidos diversos objetos – como um anel ou uma moeda – e cada um deles serve para adivinhar o futuro de quem come a iguaria. O anel seria encontrado por quem iria casar naquele ano, e a moeda por quem ganharia muito dinheiro!

Outras tradições europeias

lua a noite com gato na frente

Alguns lugares comemoram o Halloween com costumes mais antigos, ligados ao dia de finados. Na Alemanha, por exemplo, as celebrações vão de 31 de outubro a 8 de novembro, e as pessoas vão à igreja e visitam os túmulos de entes queridos. Os mais supersticiosos escondem suas facas para se proteger de espíritos que voltam nesse período. Os austríacos preocupam-se com a alimentação dos pobres fantasmas, deixando pão, água e uma lanterna sobre a mesa durante a noite de Dia das Bruxas. Na Bélgica, acredita-se que é má sorte cruzar com um gato preto ou que um deles entre em casa na data.

No restante do mundo

Estados Unidos

Homem fantasiado para o halloween

Este é o destino em que o Halloween é gigante! Os norte-americanos adoram o Dia das Bruxas quase tanto quanto os brasileiros gostam de Carnaval. Os costumes chegaram ao país com os imigrantes irlandeses, no século 19, mas ganharam proporções ainda maiores com o passar dos anos. As casas são decoradas com capricho: há muitas lanternas de abóbora, caveiras, ossos, teias de aranha, gelo seco e lápides. Adultos e crianças aproveitam a ocasião para se fantasiarem, e os pequenos ainda vão de porta em porta pedindo doces. Muitas cidades têm programações especiais para a noite de Halloween, como exibições de filmes de terror, casas assombradas e contação de histórias macabras. Em parques de diversão, há espetáculos temáticos, distribuição de doces e muito mais.

México

Mulher fantasiada no Dia de los Muertos no méxico

Aqui, a comemoração é pelo Día de los Muertos, que vai de 31 de outubro a 2 de novembro. Os mexicanos acreditam que, nestas datas, as pessoas que já se foram voltam à Terra. Por isso, fazem trilhas iluminadas com velas e repletas de pétalas para ajudar os espíritos a se localizarem, visitam os túmulos e fazem muita festa, com música e comida. As cidades ficam enfeitadas com as coloridas caveiras mexicanas e as crianças se fantasiam e pedem doces. Apesar do nome – Dia dos Mortos – é muito mais uma celebração à vida. O filme “Viva: A Vida é Uma Festa” mostra muito bem as tradições do país.

China

Lanternas chinesas enfeitadas

Neste país do outro lado do mundo, também se celebra o retorno dos mortos à terra. Por isso, colocam-se comida e água diante de fotografias dos parentes que já partiram, são acesas fogueiras e lanternas para guiar as almas em sua volta para a terra e há até apresentações de ópera feitas especialmente elas.

Filipinas

Menina tocando violão nas filipinas

Este arquipélago asiático acredita que os mortos voltam à vida para roubar itens pessoais de quem está celebrando a data. Por isso, uma das tradições locais é esconder pertences das pessoas e só devolver no dia seguinte! Em vez de pedir doces, os filipinos vão de casa em casa fazendo serenatas e pedindo dinheiro ou presentes.

Em qual desses países você gostaria de celebrar o Halloween?

Seja qual for o destino escolhido, antes de viajar, contrate o seguro viagem da Coris para se proteger contra qualuqer imprevisto que ameace aterrorizar o sue passeio.

Artigos relacionados