Taís Mahalem
Postado dia 04/10/2021
20:37

O que você precisa saber para planejar sua viagem para Portugal?

Vista da Torre de Belém ao anoitecer

Portugal sempre foi um destino turístico muito querido por boa parte dos brasileiros, até mesmo pelo fato de existirem muitos descendentes por aqui. No entanto, uma viagem para Portugal demanda bastante planejamento e cuidado. Confira algumas dicas essenciais para uma viagem sossegada.

O turismo em Portugal sempre despertou interesse entre os brasileiros, já que somos alguns dos principais visitantes. Quem nunca conheceu alguém que estava planejando uma viagem para Portugal, até mesmo para morar por lá?

São muitos os motivos para fazer uma viagem para esse país europeu, como a facilidade de comunicação devido à língua comum, a diversidade cultural e a segurança do país. Não é à toa que muitas pessoas sonham em visitá-lo.

Nós preparamos um texto completo para esclarecer as principais dúvidas sobre viagem para Portugal. Confira!

Veja também: Dicas de turismo pela Europa

O que é preciso para entrar em Portugal?

Ter conhecimento da documentação obrigatória é fundamental para quem pensa em ir ao país. Não importa se é uma viagem de apenas alguns dias ou se a intenção é ficar mais tempo: não providenciar a documentação certa pode acabar com o passeio.

Veja a seguir, tudo o que é preciso para entrar em Portugal:

Passaporte

Todos os visitantes do país precisam ter o passaporte e a sua validade tem de ser superior a 90 dias.

Passagem de volta

Normalmente, a alfândega exige ver a passagem de volta, garantindo que o indivíduo não ficará mais que o permitido para os turistas.

Seguro viagem internacional

A finalidade do seguro viagem internacional é oferecer custeio em casos, principalmente, de doenças e acidentes. Contudo, o seguro também pode cobrir problemas com veículos, extravio de mala e muito mais.

Extrato bancário ou euros

Isso mostrará que, durante a viagem a Portugal, haverá como arcar com as despesas. Por exemplo, durante 7 dias, é esperado que cada pessoa não gaste menos que 70 euros diários, ou seja, são 490 euros. Quando há interesse em mais conforto, o gasto pode ser de 700 euros em uma semana de viagem.

Vale dizer que, desde 2022, o país não possui mais nenhum tipo de restrição a respeito da COVID-19.

Qual é a melhor época para ir para Portugal?

O roteiro depende bastante da época do ano em que o visitante vai para lá. Mas, qual é a melhor época para ir a Portugal?

A verdade é que isso tem a ver com a preferência do próprio turista. Se a intenção for aproveitar as paisagens naturais portuguesas, como as praias, é indicado ir no verão, que ocorre entre junho e setembro.

Além do verão, a primavera e o outono também podem ser boas épocas para visitar Portugal, pois o clima é ameno e há menos turistas, o que pode tornar a viagem mais tranquila e econômica. 

No entanto, se a ideia é desfrutar dos restaurantes, hotéis e museus, a recomendação é ir no inverno, que ocorre entre dezembro e março. 

Ainda existe a possibilidade de esquiar nas regiões montanhosas do país. É importante considerar os gostos e objetivos da viagem para escolher a melhor época.

Veja também: 10 museus na Europa para visitar

Principais destinos turísticos em Portugal

Para quem se pergunta o que fazer em Portugal, a boa notícia é que existem muitas coisas interessantes para se aproveitar no país.

Lisboa

É claro que Lisboa não podia deixar de ser um dos maiores destinos turísticos de quem viaja para Portugal. Há diversas atividades para se fazer lá, como ir ao Museu Nacional de Arte Antiga, ao Museu Nacional dos Coches e curtir os seus incríveis restaurantes.

Alguns dos melhores hotéis da capital portuguesa são o Corpo Santo Lisbon — com um formidável café da manhã — e o The Vintage Lisboa.

Chegar a Lisboa é bastante simples, já que há um aeroporto lá: o Aeroporto Humberto Delgado.

Algarve

Algarve também é uma das regiões mais bonitas de Portugal, com a Trilha dos Sete Vales Suspensos que possui belíssimas falésias, e com vários campos. Inclusive, essa é uma região incrível para fazer passeios de barco.

Faro, a capital do Algarve, tem um aeroporto e muitos restaurantes magníficos, como o Vila Joya, que tem uma área externa de impressionar. 

Para quem busca uma hospedagem de qualidade, uma dica é o Paraíso Albufeira, que possui piscina e excelentes quartos.

Porto

Não se pode pensar em uma viagem para Portugal sem mencionar o vinho, e é claro que a cidade do Porto é uma das principais atrações do país, famosa por produzir um dos vinhos mais aclamados do mundo. 

Além de fazer tours para experimentar os vinhos, vale a pena visitar a Livraria Lello, uma das mais belas.

O Aeroporto Francisco de Sá Carneiro serve a cidade, e há diversas opções de hospedagens elegantes, como o Selina, que possui uma cozinha avaliada com 5 estrelas.

Madeira

Madeira é um local perfeito para quem quer curtir as belezas naturais de Portugal. É uma ilha que conta com diversas pousadas incríveis e muitas opções da culinária regional. Para chegar até lá, é preciso pegar um avião em Porto ou em outras cidades de Portugal.

Dicas sobre viagem para Portugal

Para ter certeza de que a viagem para Portugal será o mais sossegada possível, fique atento aos documentos. Caso contrário, não será possível nem mesmo sair do aeroporto.

Outro fator para se atentar, é o seguro viagem internacional, pois além de ser obrigatório para quem deseja visitar o país, ele garante toda a assistência médica.

Por fim, mas não menos importante: se planeje financeiramente. É necessário considerar hospedagem, transporte, alimentação e outras despesas. 

Um pacote de viagem para esse país pode custar mais de R$ 20.000 por pessoa, considerando todos os gastos e a conversão de euro para real.

Portanto, não faltam motivos para Portugal ser o destino preferido de muitas pessoas. Seja pelas belezas naturais, pela sua ótima infraestrutura ou pelos restaurantes e museus, viajar para Portugal é sinônimo de cultura e de beleza.Gostou das dicas de viagem para Portugal que criamos para ajudar na sua viagem? Venha saber como nosso seguro viagem internacional pode deixar tudo ainda mais incrível: faça uma cotação conosco!

Artigos relacionados