Taís Mahalem
Postado dia 10/05/2019
12:00

Viagem (im)perfeita com as crianças

Mulher segurando criança com os braços para o alto

Levar os filhos para viajar é uma delícia! Sair da rotina, conhecer um lugar novo, dar às crianças a oportunidade de ver ou fazer algo pela primeira vez. E, se você acompanha influencers ou mesmo amigas mães pelas redes sociais, pode esperar que tudo aconteça de forma perfeita…

Mas não vai ser assim!

A maternidade ensina que é impossível ser perfeita como nas propagandas de televisão ou nas redes sociais. Cada mãe tem seu próprio jeito, e essa história de que “são todas iguais” é passado.

As crianças vão chorar, fazer birra, sentir saudades de casa, brigar com os irmãos e reclamar da comida. E tudo bem! Isso faz parte de ser criança, e lidar com tais situações de forma imperfeita faz parte da rotina de uma mãe.

Deixe as expectativas em casa e curta a viagem, que não vai ser perfeita como nas novelas, mas será incrível mesmo assim!

Como lidar com os desafios

Criança com braços cruzados sobre o peito e rosto com expressão fechada com fundo desfocado

Imagine a cena: você planejou uma viagem durante meses e está super animada por finalmente poder descansar um pouco. Então, já no aeroporto, seu filho começa um ataque de birra, com muita gritaria que atrai olhares. O que fazer?

1. Lembre-se que você não é a única

A birra é um comportamento muito normal em crianças, principalmente entre dois e quatro anos. Fique tranquila, você não está fazendo nada de errado: toda mãe passa por isso.

2. Ignore outras pessoas presentes

Muita gente adora julgar as mães e a forma que elas lidam com seus filhos. Mas não se preocupe com isso: basta ser mãe para saber que há situações que saem do nosso controle e que isso não é um problema. Cada mãe tem um jeito, e isso não significa que um é melhor que o outro.

3. Faça o que você acredita ser melhor

Não existe fórmula pronta para resolver a birra de uma criança. Você conhece bem o seu filho e sabe como cuidar dele, seja conversando ou deixando de dar atenção a ele. Aja da mesma forma que você agiria se ele fizesse isso em casa, sem ninguém vendo, mesmo que isso signifique ele possa chamar mais atenção por algum tempo.

4. Aproveite as férias!

Mantenha a calma e tente não deixar que esses episódios estraguem seu humor. Você está de férias! Aproveite cada minuto que puder com seus filhos – e, se estiver acompanhada, consiga um tempinho para relaxar com sua própria companhia também.

Dica Extra: contar com um seguro viagem para lidar com burocracias e imprevistos pode te tranquilizar muito para aproveitar melhor o passeio e o tempo com os seus filhos. 

Artigos relacionados