Relatos de extravio de malas podem parecer verdadeiras histórias de terror. Nada mais decepcionante e desesperador que estar na espera e não ver sua mala chegando, ou vê-la chegar rasgada ou quebrada. A sensação é que você começou as tão aguardadas férias com o pé esquerdo. Mas é possível se cuidar para que um acontecimento desse tipo não estrague sua viagem. Veja algumas dicas abaixo!
Leve objetos de valor na bagagem de mão
Moeda estrangeira, joias ou eletrônicos devem estar na sua bagagem de mão, seja na bolsa, na mochila ou mala de bordo. Isso é uma recomendação das próprias companhias aéreas, e qualquer indenização que você possa receber por extravio de mala não cobrirá esses objetos.
Deixe sua mala fácil de identificar
Caso sua mala seja extraviada, pode ser mais difícil encontrá-la se ela for comum, preta e de tamanho médio. Aposte em características que possam diferenciá-la, como uma tag de mala, faixas ou adesivos. Outra boa ideia é comprar malas chamativas, coloridas e estampadas.
Use um cadeado ou lacre
Para fechar o zíper, aposte num cadeado ou lacre de malas. Existem modelos de lacre que protegem a bagagem do “golpe da cesárea”, que é quando abrem o zíper sem retirar o cadeado e sem deixar vestígios. Caso vá passar pelos Estados Unidos, utilize o cadeado da TSA, responsável pela segurança dos voos no país. Como a agência tem autorização para abrir qualquer mala, abrirão o cadeado deles e o colocarão de volta, sem precisar quebrá-lo.
Contrate um seguro viagem
Proteja sua saúde, seu bolso e seus bens. Os nossos planos de seguro viagem contam com indenização caso a bagagem extraviada não seja localizada. Além disso, o plano MAX conta com a Compensação por Atraso de Bagagem, para reembolsar o viajante por despesas que ele pode ter caso a mala demore a chegar (itens de higiene pessoal, muda de roupas, etc). Por fim, é possível adquirir a cobertura de Danos à Mala, que indeniza o passageiro se sua mala for danificada.
Registre sua mala
Tire foto, liste o que colocar dentro dela e conheça suas características gerais, como marca e tamanho. Isso será importante para localizá-la se ela não chegar. Se, durante a viagem, você comprar itens de valor que não puder levar na bagagem de mão, guarde as notas fiscais.
E se mesmo assim você tiver problemas?
Se a sua mala não estiver na esteira de bagagem, não se desespere. O primeiro passo é ir ao balcão da companhia aérea e registrar a queixa, colocando o endereço do seu hotel e contato. Enquanto espera, guarde as notas de tudo o que gastar em decorrência de estar sem mala para poder pedir o reembolso depois. Só após acabar o prazo estabelecido para entrega da mala você pode solicitar uma indenização.
Caso você receba sua mala danificada, vá direto ao balcão da companhia aérea fazer uma reclamação. Não deixe o aeroporto sem fazer isso, pois eles só aceitarão arrumá-la se você se apresentar no momento do desembarque.