Taís Mahalem
Postado dia 20/07/2020
16:40

Pandemia, viagem e intercâmbio: o que fazer nesse momento de incerteza?

Imagem de um homem pensando com um notebook.

Meta: Teve um intercâmbio ou uma viagem adiada por conta do coronavírus? Se sim, como tem andado a sua saúde mental?

Quando se trata de um intercâmbio ou de uma grande viagem, o planejamento é feito de passos enormes: um investimento bastante alto, a venda de um bem, o pedido de demissão do trabalho, o uso daquele dinheiro que foi economizado durante anos.

Para muitos, sair para o mundo é uma espécie de recomeço. Por isso, para quem já estava com data marcada para se aventurar pelo exterior, a pandemia teve um efeito adicional: a interrupção de grandes planos, do tamanho de uma vida inteira. Nesse momento de incerteza no intercâmbio, o que a gente pode fazer para manter a mente leve e saudável até a chegada de dias melhores?

Incerteza no intercâmbio: como se manter no controle

Como já mencionamos, as grandes viagens, como um intercâmbio, tratam de alguns assuntos sérios, como acomodação, instituição de ensino, alimentação e, para muitos, oportunidades de emprego. Viver uma situação de incerteza no Brasil, enquanto espera pela resolução de uma situação que também é incerta no exterior pode ser bem estressante. Por isso, nosso primeiro conselho é que você tente manter o controle sobre tudo o que é possível e prático nesse momento.

Ou seja: entre em contato com a sua companhia aérea para fazer a remarcação das passagens e entre em contato com a sua escola ou universidade para manter atualizada a situação sobre a sua matrícula. Se for viável, você pode deixar demais detalhes prontos, como a compra da moeda do seu país de destino ou de utilidades que você pode precisar – malas, adaptadores de tomada etc. Apenas lembre-se: dê preferência às compras online para não se expor ao coronavírus.

A informação confiável é uma fonte de segurança

Estar bem informado é fundamental. Por isso, para acompanhar as notícias sobre o Brasil, sobre o mundo e sobre o seu país de destino, escolha suas fontes de informação com cautela. Para as novidades sobre o seu futuro novo país, por exemplo, você pode consultar o site oficial do governo, uma vez que os países agora dispõem de abas específicas para atualização e compartilhamento de notícias sobre a pandemia de Covid-19, sobre a expectativa para retomada das aulas, do comércio e da reabertura das fronteiras e suas restrições.

Ainda sobre a busca por informações, para o bem da sua saúde mental, é importante saber filtrar a quantidade de conteúdo que você consome, afinal, o excesso de informação pode deixar você ansioso. Por isso é tão importante tentar manter o controle sobre tudo o que é possível, e apenas isso: os detalhes da viagem, a sua rotina dentro de casa e os cuidados preventivos.

Mantenha seus pensamentos majoritariamente no presente

Pensar no futuro é inevitável, principalmente durante uma pandemia, ou quando temos grandes sonhos que estão para se tornar realidade. Entretanto, pensar demais no futuro é outro fator que pode trazer ansiedade.

A melhor forma de lidar com isso é tentar ao máximo se concentrar nos momentos que você tem agora à sua disposição. Nós sabemos que, durante a quarentena, momento tão delicado e difícil, a pressão para que sejamos produtivos é injusta e não leva em consideração nossa situação emocional e psicológica. Por essa razão, nosso conselho é: aposte em momentos, hobbies e distrações que façam bem para você. Que tal estudar um idioma, fazer um curso sobre um assunto que você goste, começar a meditar, praticar yoga ou apenas tentar ter uma bem-aproveitada meia hora de sol todos os dias?

Em breve, poderemos viajar juntos novamente

A pandemia vai passar – e quando isso acontecer, o mundo ainda estará lá, esperando por você. Muitas agências de viagens já têm preparados pacotes especiais para a retomada do turismo, as autoridades de cada país já têm estudado a abertura de fronteiras e novas medidas de segurança para a população e as escolas também já têm planejado como e quando as aulas serão retomadas.

Ou seja: mantenha a calma, em breve, essa incerteza vai passar, seu intercâmbio vai acontecer e estaremos juntos pelo mundo outra vez!

Até lá, que tal organizar a sua viagem, começando pelo indispensável: um seguro? Com o seguro viagem da Coris, a sua saúde mental também é protegida, afinal, você pode contar com atendimento psicológico durante a sua viagem. Quer saber mais sobre esse serviço? Converse conosco!

Artigos relacionados