Taís Mahalem
Postado dia 09/10/2019
12:00

O Dia das Crianças pelo mundo

Crianças pousando para foto

Você sabe de onde veio o Dia das Crianças? A data, comemorada no Brasil em 12 de outubro, surgiu para lembrarmos dos pequenos após a realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1923. Mas o projeto de lei que instituía a celebração ficou apenas no papel por mais de 30 anos.

Em 1955, a fabricante de brinquedos Estrela lançou a “Semana do Bebê Robusto”, uma campanha que fez tanto sucesso que outras empresas de brinquedos começaram a promover a “Semana da Criança”, e só então a data passou a fazer parte do calendário das famílias brasileiras.

Outros países

Se você vai aproveitar para viajar para o exterior no feriado do dia 12 de outubro, saiba que não verá muitas comemorações para as crianças ao redor do mundo. Essa data é exclusivamente brasileira, e outras nações festejam em momentos diferentes do ano.

A maioria dos países seguem a data da ONU, 20 de novembro. Neste dia, em 1924, foi publicada a Declaração dos Direitos da Criança pela Liga das Nações.

Na Bulgária, o Dia das Crianças é celebrado em 1º de junho, e elas recebem atenção especial de suas famílias, incluindo presentes dignos de aniversário. É a mesma data que na China, onde as escolas fazem uma programação especial para os alunos, com performances, excursões e exibição de filmes.

A data oficial que festeja a alegria das crianças e expressa a gratidão pelas mães no Japão é 5 de maio. No entanto, os japoneses homenageiam os pequenos duas vezes: no dia 3 de março somente as meninas, e no dia 5 de maio os meninos.

No mesmo dia de maio acontece as festividades na Coreia do Sul, onde além de ganharem presentes, os menores são levados em atividades especiais com as famílias, como zoológico, museu, cinema, entre outros.

No México, há jogos, música e atividades em parques e centros esportivos para as crianças em 30 de abril. Elas se divertem o dia todo e compartilham suas comidas preferidas com os colegas. O momento também é uma oportunidade para alegrar-se pela chegada da primavera.

Por sua vez, na Nigéria o Dia das Crianças é celebrado em grande estilo no dia 27 de maio, com um desfile do qual participam milhares de crianças e competições esportivas por todo o país. Diversos grupos religiosos também fazem festas infantis tanto para crianças privilegiadas quanto para aquelas de origem humilde, para que todas convivam em harmonia.

A data escolhida pelo Paquistão tem um motivo triste: em 16 de dezembro de 2014, ocorreu um ataque terrorista em uma escola da cidade de Peshawar, resultando em 141 mortes, a maioria delas de alunos. Hoje, a ocasião mobiliza todas as pessoas em festivais e eventos focados em diversão e entretenimento para as crianças, dos quais as famílias também podem tomar parte.

E você, como comemora o Dia das Crianças?

Para conhecer esses destinos com segurança e curtir com tranquilidade essas tradições sem se preocupar com imprevistos, faça seu seguro viagem com a Coris!

Artigos relacionados