Taís Mahalem
Postado dia 01/11/2019
11:00

Não caia em fraudes: dicas para comprinhas de Black Friday

casal fazendo compras em um notebook

Está chegando aí uma data que tem movimentado o calendário de compras dos brasileiros nos últimos anos: a Black Friday, que em 2019 acontece no dia 29 de novembro. A ocasião surgiu nos Estados Unidos, onde acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, sempre em uma sexta-feira. No país norte-americano, a Black Friday abre a temporada de compras de Natal com promoções incríveis, principalmente em lojas de varejo e grandes armazéns.

Já faz algum tempo que o comércio brasileiro aderiu a esta onda de promoções, oferecendo descontos bastante atrativos inclusive nas vendas relacionadas a turismo, como pacotes de viagens, passagens aéreas, entre outros. No entanto, muitas lojas também aproveitam o momento para fazer com que as ofertas pareçam melhores do que realmente são, fazendo com que os consumidores paguem caro em algo que acreditam ser um bom negócio.

Por isso, separamos algumas dicas para que você aproveite a próxima Black Friday sem fraudes!

Faça um orçamento

Hoje em dia, com os cartões de crédito, é muito fácil gastar mais do que se pode, parcelando os valores e sofrendo para pagá-los durante os meses seguintes. Para que isso não aconteça, faça um orçamento de quanto pode gastar e mantenha-se nele.

Aproveite a ocasião para comprar o que você realmente quer ou precisa

Com tantas ofertas disponíveis, é fácil se distrair com coisas interessantes, mas escolha um foco. Se a ideia é planejar uma viagem para o ano que vem, não perca tempo vendo preços de eletrônicos. Após finalizar as compras mais importantes, você poderá partir para outros itens, caso ainda esteja dentro do orçamento.

Acompanhe a evolução dos preços muito antes da Black Friday

Você precisa saber qual o valor usual do que você quer comprar. É comum que as lojas informem um preço original mais alto que o normal, fazendo com que a promoção pareça imperdível. Faça pesquisas ao longo do mês de novembro – e até antes – e saiba os preços praticados para aquele produto por diversas lojas. Se possível, faça uma planilha de registro dos valores, assim não se esquecerá de nada.

É importante lembrar que muitas marcas brasileiras fazem promoções durante todo o mês de novembro ou toda a semana da Black Friday. Você pode encontrar boas oportunidades antes mesmo do dia oficial. A Coris, neste mês de novembro, está oferecendo upgrades incríveis nos seus planos de seguro viagem. Quem adquire o plano de 100 mil fica com uma cobertura de 250 mil; os que contratarem o plano de 250 mil garantem a cobertura de 500 mil; e os planos de 500 mil resultam na melhor cobertura da empresa, de 1 milhão.

Tenha cadastro nas principais lojas

Se for fazer compras online, já faça seu cadastro naquelas que você está acompanhando. Assim, você não perde tempo preenchendo formulários de dados pessoais na hora da compra.

Compare as ofertas

Mesmo sabendo os preços usuais, não se deslumbre com o primeiro desconto que encontrar. Compare os preços em diversas lojas. Aqui, aquela planilha com os valores será muito útil.

Cuidado com as lojas virtuais desconhecidas

A Black Friday pode ter ofertas tentadoras, mas compre sempre em lojas de confiança. Se não conhecer o e-commerce, pergunte se algum amigo conhece e faça pesquisas no Google e no Reclame Aqui para decidir se vale a pena comprar.

Artigos relacionados