Taís Mahalem
Postado dia 25/04/2023
23:06

Conheça as melhores feiras de turismo pelo mundo e como elas podem transformar sua forma de viajar

Pessoas em pé em um saguão olhando para uma exposição

O setor turístico conta com diversas ferramentas para fomentar o mercado e atrair investidores e consumidores em potencial. Um dos caminhos mais interessantes para tal são as feiras de turismo pelo mundo, que revelam novidades e curiosidades sobre destinos em todos os continentes. Confira a agenda de 2023!

Asa de avião sob nuvens

Anualmente acontecem inúmeras feiras de turismo pelo mundo, que contam com um número gigantesco de representantes do setor que incluem tanto a iniciativa privada, quanto a governamental dos países participantes. 

Não é novidade que o investimento em turismo é crescente em todo o mundo e, isso significa melhorias na infraestrutura hoteleira de marcas consolidadas, preservação de reservas e parques nacionais, maior número de grandes eventos como shows artísticos, fóruns e seminários profissionais e apresentações esportivas.

As feiras de turismo em todo o mundo funcionam como um grande catálogo ou portfólio onde empresários e órgãos governamentais podem expor de maneira clara e visual, todas as novidades e os atrativos que têm para oferecer aos seus turistas ao longo do ano.

Mesmo quando algumas dessas feiras tem como público-alvo central profissionais e investidores da área, a população em geral pode e deve participar para, assim, se inteirar sobre lançamentos e novidades antes de pipocarem na mídia.

Vamos conhecer as principais feiras de turismo pelo mundo que irão acontecer ainda em 2023 e o que esperar de cada uma.

Leia também: Os 10 principais museus na Europa que você não pode deixar de visitar!

O que são feiras de turismo e qual é a importância delas para viajantes e profissionais do setor?

Feiras de turismo são eventos organizados pela iniciativa privada e tem por objetivo reunir diversas empresas e representantes oficiais de determinados países, cidades ou estados para divulgar seus empreendimentos, produtos e serviços voltados para o setor turístico.

Isso inclui o setor hoteleiro, agências de turismo, ministérios e secretarias de turismo, serviços de transfer, guias de turismo, companhias aéreas, seguradoras que atuam com seguro viagem, entre outros.

Normalmente são eventos abertos ao público e proporcionam aos profissionais oportunidade de expor suas marcas e, também, de realizar networking entre si. 

Para os visitantes, as feiras são uma ótima oportunidade para conhecer marcas, produtos e serviços que muitas vezes não aparecem em uma busca na internet.

Conhecer stands de empresas locais, conferir lançamentos, obter informações sobre o turismo em destinos pouco explorados e divulgados e garantir descontos, vantagens e brindes.

Como as feiras de turismo podem ajudar você a economizar dinheiro em viagens?

Como foi mencionado acima, durante esses eventos é bem comum que as empresas programem ações para cativar e atrair os visitantes.

E, dessa maneira, oferecem uma série de vantagens para aqueles que param em seus expositores e dediquem alguns minutos para ouvir o que os representantes têm para falar e propor.

Nesse tipo de ação, além de ampliar sua lista de contatos para remarketing por meio de e-mail ou mensagem no celular, é bem comum a distribuição de códigos promocionais.

Tais códigos garantem ao consumidor descontos exclusivos na compra de pacotes, acúmulo de milhas ou a troca de milhas por determinado serviço e, claro, é possível fazer um comparativo de preços muito mais real passeando entre os expositores.

Às vezes, uma pesquisa na internet pode apresentar resultados patrocinados, viciados ou, até mesmo, as opções mais acessadas.

Durante grandes eventos como as feiras de turismo é possível conhecer e encontrar novas marcas e empreendimentos que podem ficar camuflados nas pesquisas online.

E, isso, proporciona ao turista escolher aquilo que irá oferecer o melhor custo-benefício, abrir a mente para novas rotas e destinos e, claro, juntar vouchers promocionais para economizar nas próximas férias.

Outro fator que favorece bastante o visitante, está na chance de conhecer mais sobre a cultura de diferentes lugares ao redor do mundo, por meio de vídeos que mostram as belezas naturais, danças, culinárias, artesanatos e, claro, seus hábitos e costumes.

As melhores feiras de turismo pelo mundo contam com uma organização e curadoria muito bem planejadas para garantir tanto aos expositores, como para profissionais e visitantes, uma imersão e um aproveitamento completo do evento. 

É possível reservar uma tarde inteira para passear e conhecer cada expositor sem pressa!

5 feiras de turismo no mundo para viajantes de carteirinha

Peças de madeira cada uma com uma letra e um número pequeno embaixo, representando a pontuação do respectivo jogo de montar palavras, com as letras do meio escrito "Travel the World"

O calendário que conta com os eventos de turismo ao redor do mundo é bem amplo e não é incomum que aconteçam feiras e encontros voltados para o mercado interno que não figurem na agenda internacional.

A lista que traremos para você hoje traz, justamente, os maiores e mais concorridos eventos do setor ao redor do mundo.

Neles é possível encontrar centenas de representantes de países de todos os continentes, lançamentos de empreendimentos, descontos exclusivos em pacotes e hospedagens, brindes e muitos mais.

Uma dica bacana é, sempre que possível, programar sua viagem de férias no período que tais feiras de turismo internacional acontecem – caso esteja planejando visitar o país anfitrião ou esteja próximo.

A expectativa é que entre 2023 e 2024 muito investimento aconteça no setor turístico, afinal, é preciso recuperar o que foi perdido no período de restrições.

E nada melhor do que descobrir as novidades e os principais atrativos para turistas e profissionais da área do que participar de feiras e eventos ligados à área.

Confira as 5 melhores feiras de turismo ao redor do mundo que vão acontecer ainda este ano.

1. Tianguis Turístico (México)

Quando: 26 a 29 de março

Onde: Cidade do México

Site oficial: AQUI

Esta será a 47ª edição da maior feira de turismo do México e contará com mais de 600 expositores de todos os continentes. Além dos representantes internacionais, todos os 32 estados mexicanos contarão com um stand para mostrar um pouco sobre sua cultura, atrativos e belezas.

2. IMEX Frankfurt (Alemanha)

Quando: 23 a 25 de maio

Onde: Frankfurt

Site oficial: AQUI

Novidades, inovação, lançamento e todo tipo de investimento voltado para o turismo alemão e de todo o mundo. A IMEX Frankfurt é uma das principais e mais aguardadas feiras do setor de todo o mundo. É muito esperada, principalmente, por profissionais que atuam na área e conta com uma organização impecável.

3. Travel Technology Show (Inglaterra)

Quando: 28 e 29 de junho

Onde: Londres

Site oficial: AQUI

Para quem ama tecnologia e gosta de estar sempre por dentro das novidades, tendências e projeções para o futuro, esse é o evento ideal. Reunindo profissionais de turismo que visam a tecnologia e inovação como carro-chefe, o Travel Technology Show tem como foco debater e discutir ações para melhorar e facilitar o trânsito de pessoas ao redor do mundo.

4. ILTM North America (Bahamas)

Quando: 18 a 21 de setembro

Onde: Ilha de Nova Providência

Site oficial: AQUI

O ILTM North America é um evento peregrino e cada ano ocorre em um local diferente na América do Norte. Essa é uma feira voltada exclusivamente para o turismo de luxo, por isso, aqui a experiência do visitante é o grande foco. Conforto e as melhores opções de salas, restaurantes e bares são apresentados durante 3 dias a todos os presentes.

5. FIT Argentina (Argentina)

Quando: 30 de setembro a 3 de outubro

Onde: Buenos Aires

Site oficial: AQUI

O maior evento de turismo da Argentina, o FIT, busca reunir os grandes representantes do setor do país e, também, expositores locais menores, para fomentar e ampliar o turismo interno e externo. A feira é ótima para quem busca firmar parcerias e conhecer mais sobre o turismo argentino.

Leia também: Como viajar sozinho: 13 dicas para uma experiência inesquecível!

O calendário de eventos turísticos costuma não sofrer grandes alterações ao longo do ano e, as maiores feiras do setor, normalmente ocorrem sempre na mesma época todos os anos ou de forma bianual.

Uma dica é fazer uma pesquisa sobre preços, locais, atrações e, ao chegar ao evento, fazer um check list comparando valores e informações para chegar a um denominador comum que vá lhe favorecer.

E então, você já pensou alguma vez em participar de uma das melhores feiras de turismo do mundo, garantir benefícios e ainda conhecer um pouco mais sobre lugares inusitados, além de novidades do setor?

Para não perder nenhuma novidade sobre a agenda turística, dicas de viagens e muito mais, não deixe de acompanhar o BLOG Coris Seguros!

Artigos relacionados