Viajar para fora do Brasil é uma experiência fantástica, que todos deveriam poder experimentar. Mas também é algo que exige planejamento e cuidado. Tanto que, quanto mais se viaja, mais prática se tem e mais simples fica. Por isso, preparamos uma série de dicas para facilitar a sua primeira viagem internacional.
1. Preste atenção em todos os documentos e exigências do destino
Entrar em um novo país não é o mesmo que sair de um estado do Brasil para outro. Há procedimentos de imigração e você precisa estar com todos os documentos em dia se quiser seguir viagem. Por isso, confira o que pode ser pedido na sua entrada: passaporte, visto e certificado de determinadas vacinas estão entre os itens mais básicos. Certifique-se de realizar os trâmites para obter o passaporte e visto com antecedência, pois pode ser um processo demorado. Se você já possui algum desses documentos, lembre-se de conferir a data de validade.
2. Pesquise muito
O conhecimento é uma arma importante quando se vai viajar. Uma boa pesquisa sobre o seu destino vai te ajudar a elaborar um bom roteiro, com atrações que combinem com você, te preparar para a diferença de fuso horário e clima e ainda ajudar em questões financeiras. Em suas buscas, defina o orçamento da viagem para não acabar levando pouco dinheiro ou gastando mais que o necessário. Além disso, acompanhe a flutuação do câmbio para adquirir a moeda no momento certo.
3. Faça um seguro viagem
Independente do seu destino, o seguro viagem é seu melhor amigo diante de imprevistos como extravio de bagagem ou doenças. Você não vai querer lidar com gastos emergenciais de uma ida ao hospital, por exemplo, para não falar do desgaste de encontrar um bom lugar para ser atendido – tudo isso em um idioma que não é o português.
Para saber como funciona e os benefícios, você pode consultar nossa página de Dúvidas Frequentes sobre Seguro de Viagem.
4. Viaje leve, mas seja inteligente
Viajar com pouca bagagem é uma arte, e é sempre muito bom, mesmo quando o destino é nacional. É mais simples, principalmente, quando se visita várias cidades em uma só viagem. Nestas ocasiões, a mala precisa ser refeita inúmeras vezes, e é preciso se locomover muito com ela. Mas viajar com pouca coisa não significa que vai faltar peças de roupas, apenas que você terá que ser inteligente ao escolhê-las. Aposte em roupas e sapatos confortáveis e que sejam versáteis. O ideal é que uma peça de roupa combine ao menos com outras três, assim, independente do que acontecer, você não ficará com uma saia inútil na mala pois a blusa que ia usar com ela está suja. Lembre-se de preparar uma muda de roupas confortáveis e itens de primeira necessidade para levar na bagagem de mão – apenas uma precaução para o caso de a bagagem ser extraviada ou o voo ser cancelado.
5. Prepare-se para o aeroporto
Viagens internacionais são uma experiência muito diferente das viagens domésticas. Quando as companhias aéreas solicitam que você chegue com três horas de antecedência ao aeroporto, elas falam sério. É melhor matar o tempo no aeroporto que perder o horário do check-in. Por isso, saia de casa com tempo e pense no trânsito que haverá no caminho. O embarque pode ser um pouco mais demorado porque você terá de passar pela imigração. E a saga do aeroporto não termina aqui: caso tenha conexões, fique esperto. Encontre seu portão de embarque antes de se perder em lojinhas e mesmo ir ao banheiro, pois alguns aeroportos são muito grandes. Por fim, uma última dica: deixe para passar no duty free na volta. Não faz sentido carregar suas comprar durante a viagem inteira e você vai passar por ele novamente de qualquer maneira!